Qual o perfil do seu time: calmaria ou águas revoltas? - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

08 de setembro

Qual o perfil do seu time: calmaria ou águas revoltas?

Um grande ativo de qualquer instituição e que precisa de atenção são as PESSOAS. A forma de gerenciamento e motivação das pessoas impacta diretamente nos modelos de gestão das organizações, exigindo olhares cada vez mais próximos aos propósitos, contudo, há que se observar alguns perfis de comportamento. Gostaria aqui de estabelecer um paralelo comparativo entre a ação das pessoas e o movimento das ondas do mar com 2 abordagens distintas: a de calmaria e agitação; e a de avanço da maré e retrocesso das águas.

 

Na primeira comparação, temos o grupo que, em meio à agitação das águas, se desespera, quer desistir e adota uma postura pessimista chegando até a “abandonar o barco”. São aqueles que estão contigo enquanto tudo estiver bem e calmo, mas, que ao avistarem a tempestade, os momentos de crise, você certamente não poderá contar com eles para segurar o manche ou tirar água do barco.

 

As pessoas precisam lidar com imprevistos e contornar momentos de crise, sendo flexíveis e até proativas. Indivíduos que têm essa capacidade ou competência profissional não têm medo de mudança. São capazes de se adaptar aos momentos de agitação, de crise, e até se mostrarem bastantes autoconfiantes.

 

Se adaptar às adversidades e enxergar problemas como oportunidades para crescer e aprender são características louváveis a qualquer pessoa, não apenas no âmbito profissional.

 

Leia também:
+ Voluntariado corporativo, um desafio, uma oportunidade
+ Como escolher uma ONG que ajuda pessoas para apoiar?

 

Na segunda comparação, temos aqueles que, ao verem as águas subindo, avançando, se animam, ficam satisfeitos e desejosos de sucesso, crescimento, bater metas, etc. Porém, quando as águas descem, quando há o retrocesso e o momento não é de grandes lucros, por exemplo, eles se desanimam e não acreditam mais na missão, na empresa, na visão. O mercado financeiro tem muito essa característica.

 

O profissional comprometido tende a trabalhar com prazer e consciência da importância do seu serviço, independente se as águas estão subindo ou retrocedendo. Ele tem iniciativa para colocar boas ideias em prática e facilidade para a solucionar problemas, sem esperar ordens superiores. Realizar escolhas apropriadas e consistentes, agindo com espontaneidade e cuidado independentemente das situações que se apresentam.

 

Vejo e vivencio o desafio dos líderes de encontrarem e mesmo de serem como aqueles que não retrocedem frente às águas revoltas, nem mesmo que se desanimam quando as águas estão na calmaria, baixando pós uma maré alta.

 

Em que grupo você se identifica? E o seu time: mais para calmaria ou para águas revoltas?

 

Autor: Clever Murilo Pires, diretor-executivo do Instituto Livres.


Últimas notícias

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Mais Água: Transformando Vidas no Sertão com Acesso à Água Potável

O projeto Mais Água busca transformar vidas no sertão brasileiro ao fornecer acesso à água potável, enfrentando a escassez por meio de soluções hídricas.

Empoderando Vidas: Conheça o Projeto Livre Ser no Sertão do Brasil

O Projeto Livre Ser promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências de socioaprendizagem, visando fortalecer seu protagonismo social e cultivar valores como autonomia e dignidade.

Transformando Vidas no Sertão: A Missão Social do Livres

A Missão Social do LIVRES é um projeto que busca melhorar as condições de vida no sertão brasileiro através de ações práticas e parcerias locais.

Impacto Livres: Transformando Vidas no Brasil

Desde 2014, o Impacto Livres tem sido crucial para melhorar vidas no sertão, alcançando números impressionantes.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!