A importância do amor ao próximo

Amor. Palavra simples, mas com grande significado e consequências.

 

Talvez alguns até digam que vivemos em uma sociedade onde a palavra é muito utilizada, mas pouco praticada.

 

A verdade é que o amor se manifesta de diversas formas: podemos nos referir ao amor como a relação entre um casal apaixonado, como o carinho entre pais e filhos, ou até mesmo como amor próprio.

 

São modos diferentes de se amar, mas todos eles compartilham de uma coisa em comum: para amar é necessário uma ação.

O que é o amor ao próximo?

Dentre todos os amores, queremos nos dedicar a um especificamente: o amor ao próximo.

 

Antes de tudo, precisamos definir o que é o amor. Muitas vezes, confundimos amor com paixão.

 

Você, caro leitor, já pode ter se apaixonado por alguém. Lembra quais eram os sentimentos? O frio na barriga, as mãos suando, a vontade impetuosa de estar junto com a pessoa o tempo todo.

 

Depois de algum tempo, tudo isso se tranquilizou, tomando proporções normais. Por quê? Porque tudo isso não era amor, mas sim paixão.

 

É interessante irmos na etimologia da palavra paixão. Sua origem vem do latim passione, que significa sofrer, suportar, sofrimento do corpo; doença; afecção da alma, perturbação na natureza. Por isso que nos referimos ao evento de sofrimento de Jesus sendo julgado e crucificado como a paixão de Cristo.

 

Vejam. A paixão pode ser parte do amor, mas não é o amor em si.

 

Amar, portanto, é mais do que sentimentos, são ações. Essas ações podem ser completamente desprovidas de sentimento, pois o amor não leva em conta o que sentimos, mas o que fazemos.

 

Agora que definimos o amor em sua parte conceitual, podemos fazer a seguinte pergunta: afinal, o que é amar ao próximo?

 

Amar ao próximo é mais do que frases de amor como “eu te amo”. O amor ao próximo envolve entrega, atenção às suas necessidades, tolerância. Demonstrar amor ao próximo é ter empatia, ou seja, se colocar no lugar da outra pessoa, entender suas dificuldades e oferecer ajuda.

 

Resumindo, amar ao próximo é agir para o bem daquela pessoa sem esperar nada em troca.

 

Como o Instituto Livres ama ao próximo?

Amar e servir ao próximo é o nosso propósito. Tudo o que vem além disso, serve como suporte para alcançarmos a vida de mais pessoas com nosso amor. Mas escrever ou falar isso é fácil. Como realmente amamos as outras pessoas?

 

Atualmente, o Livres atua nas seguintes causas: crianças, família, acesso à água e sertão.

 

Com os programas Acolhimento Livre Ser, Mais Água, Impacto Sertão Livre e Missão Social, já alcançamos a vida de mais de 180 mil pessoas em 139 povoados e comunidades no Piauí.

 

Contamos com 2 casas de acolhimento em Santo André e 14 soluções sociais de acesso à água potável. Foram realizadas 15 edições de missões do Impacto e realizamos os trabalhos integrais de missões no sertão, oferecendo ajuda através de visitas, doação de alimentos, cuidados médicos, entre muitos outros tipos de ações.

 

Sabemos que há muito mais para ser feito. E queremos que você também faça parte dessa história de amor.

 

Torne-se hoje um doador e leve o amor ao sertão nordestino!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?