Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

28 de maio

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Na busca por compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro e as iniciativas que visam enfrentar os desafios decorrentes da escassez de água, produzimos esse conteúdo, que oferece uma perspectiva única sobre as necessidades e as soluções encontradas para garantir o acesso à água em regiões áridas e desfavorecidas.

No contexto da região do Piauí, onde a falta de acesso à água potável é uma realidade alarmante, o projeto Mais Água, do Instituto Livres, se destaca como uma resposta crucial a essa demanda urgente. Queremos compartilhar reflexões sobre o projeto, destacando sua importância na mitigação dos impactos causados pela escassez de água, como problemas de saúde e migração das comunidades.

Quando iniciamos o projeto no Piauí, encontramos um cenário desafiador, onde a escassez de água é uma realidade cruel que afeta profundamente a vida das pessoas. Ao adentrar nesse ambiente árido, testemunhamos uma triste realidade: poços artesianos, muitas vezes a única fonte de água, frequentemente fornecem uma água imprópria para consumo humano.

É possível ir em um poço artesiano em determinadas regiões e encontrar água, porém estão em altíssimas profundidades, passando de 70, 80 até 90 metros de profundidade. Grande parte desses poços, quando encontram uma veia de aquífero, possui uma água insalubre, imprópria para o consumo.

As pessoas costumam, nos interiores do Piauí, ter muitos problemas de rins, e grande parte delas fazem tratamento de hemodiálise por conta do consumo de água salobra. Isso ocorre porque, em muitas áreas, não há acesso a água potável. 

Diante disso, o Mais Água assume o compromisso de trazer uma solução tangível para as comunidades mais vulneráveis. Implementando sistemas de dessalinização e perfurando poços artesianos, oferecemos acesso à água potável e resgatamos a esperança onde antes só havia desespero. 

“o projeto mais água é mais que um conjunto de tubos e reservatórios: é uma fonte de vida.” – leonardo cintra, agente social do instituto livres

 

Nós encontramos comunidades que não possuíam abastecimento algum de água. Comunidades que, muitas vezes, os postos de saúde locais dependiam de comprar água da cidade mais próxima, que fica a cerca de 25km das comunidades. A escola dependia do abastecimento de caminhões-pipa. Na época da seca e, principalmente, durante a pandemia, comunidades inteiras sofreram drasticamente com a falta de acesso à água, dependendo da intervenção da Prefeitura, do exército para o abastecimento das cisternas. 

Encontramos realidade em lugares mais vulneráveis, onde nem mesmo as cisternas eram implementadas. As pessoas chegam a níveis extremos de falta de água. E o mais triste que vemos, e que, infelizmente, ainda existe, são pessoas que consumiram por tanto tempo água de má qualidade, água insalubre, que precisam fazer o tratamento de hemodiálise em distâncias absurdas das suas casas. 

Nós conhecemos famílias, homens e mulheres, pessoas simples, da roça, que precisam enfrentar viagens de 180, 200 km até uma cidade onde existe o tratamento de hemodiálise, e essas pessoas fazem isso 3 vezes por semana. Então elas acabam vivendo em prol do seu tratamento, que já é difícil e muito desgastante.

A reação das pessoas às iniciativas do Mais Água é comovente. Em cada comunidade atendida, um sentimento de gratidão e esperança se espalha. As famílias sorriem ao saberem que não mais terão que depender de água imprópria para sobreviver. A transformação é palpável.


Veja como foi nossa chegada na comunidade Batemaré

Conheça a história de Dona Diana

Conheça a história da líder comunitária de Serra Vermelha


Essas histórias ecoam em cada projeto realizado pelo Instituto Mais Água. Em especial, a comunidade de Serra Vermelha se destaca como um exemplo vívido da transformação trazida pelo Mais Água. Onde antes havia apenas desolação, agora há vida e esperança, não apenas para os moradores locais, mas também para aqueles de vilarejos vizinhos que também encontram alívio para sua sede.

No entanto, há muito a ser feito. Com milhares de pessoas ainda aguardando desesperadamente por água em suas comunidades, a campanha “Transforme a sede em sorrisos com a sua doação”, surge como uma oportunidade para cada um de nós fazer a diferença. Ao contribuir para essa causa nobre, podemos ajudar a construir um futuro mais promissor para essas famílias, proporcionando alívio imediato e criando um ambiente propício para seu desenvolvimento.

Contamos com a generosidade e solidariedade de cada um de vocês para tornar isso uma realidade. Não deixe essa oportunidade escapar. Faça parte dessa transformação, doe agora e contribua para a mudança que eles tanto esperam! Para mais informações e para fazer sua doação, visite o link: Transforme a sede em sorrisos com a sua doação!

Lembre-se, cada doação conta. Juntos, podemos fazer a diferença e proporcionar um futuro mais brilhante para as comunidades sertanejas do Nordeste.


Ajude as comunidades sertanejas

Com você podemos continuar ressignificando realidades e reconstruindo sonhos! Faça uma doação agora em:

CHAVE PIX: [email protected]

TRANSFERÊNCIA: BANCO DO BRASIL – AG: 3304-9 / CC: 28531-5 / CNPJ: 08.052.116/0001-86

CARTÃO DE CRÉDITO OU BOLETO: Clique aqui.


Últimas notícias

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!