Voluntariado corporativo, um desafio, uma oportunidade - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

04 de agosto

Voluntariado corporativo, um desafio, uma oportunidade

Com a crescente da temática e dos esforços em ESG, as empresas também têm se articulado em ações e programas de Voluntariado Corporativo. Essa preocupação se relaciona com a economia, a mudança de liderança, a situação mundial como se apresenta e a crescente conscientização dos funcionários, em parte devido aos millenials?

 

Ou tem origem na evolução da tecnologia, às fusões e ao mundo em que vivemos, com um constante rumor de notícias e medos e incerteza? Anteriormente, pouco se via sobre recursos substanciais — financeiros e de pessoal — destinados para programas de voluntariado; as empresas seguiam com suas próprias preocupações, e parece que a comunidade, apesar de sua enorme importância, ficava para trás.

 

Hoje, vemos empresas bastante preocupadas com dar sentido e legitimidade ao que fazem nos programas de investimento social e voluntariado, não os descolando demasiado de sua atividade principal. “Conectar colaboradores às oportunidades estratégicas e de impacto nas áreas de voluntariado, desenvolvimento de competências e doação comunitária para criar uma cultura que divulgue excelência e apoie a retenção de funcionários”. Este é um exemplo de missão que tem ressoado.

 

Como uma estratégia de negócios, implementar o Voluntariado Corporativo tem um impacto. Os principais benefícios de uma atividade de voluntariado são aqueles relacionados ao seu impacto social na ponta, devendo refletir a cultura da empresa.

 

O Voluntariado Corporativo deve ser estruturado visando o incentivo ao engajamento, ao vínculo de confiança entre empresa e os voluntários, para aproximar as ações realizadas às atitudes pessoais tidas como importantes pela empresa. O voluntariado é um grande treinador e desenvolvedor de empatia e pode ajudar as pessoas a fazer mais, sentir-se melhor e viverem mais tempo.

 

Muitas instituições apontam que iniciam os programas, mas a participação dos colaboradores está muito aquém das expectativas. Esse é um desafio, sim: tornar o voluntariado corporativo uma ação da empresa, e não de pequenos grupos ou departamentos. Além disso, o programa precisa do envolvimento da alta direção, bem como a participação da mesma, precisa de publicação interna e divulgação clara de como as pessoas podem participar.

 

Apesar de as equipes internas ainda serem pequenas, o maior orgulho costuma ser a paixão e o empenho dos voluntários: “Os voluntários são muito apaixonados e fazem coisas inovadoras e criativas para gerar impacto para a sociedade e valor para a empresa”.

 

Fazer parte de um projeto da empresa que transforma tantas pessoas, internamente e externamente, é motivo de orgulho para muitos, bem como a capacidade de atrair e unir tantas pessoas em torno dos mesmos valores. O voluntariado pode ser institucionalizado em todos os níveis das empresas e protegido pela sua cultura.

 

Outro desafio de muitas empresas é desenvolver um programa específico, o que se resolve trabalhando em parceria com organizações sociais locais que já tenham trabalhos consolidados. Uma das grandes vantagens da parceria para programas de voluntariado corporativo com as OSCs é que elas são grandes conhecedoras dos problemas enfrentados nas comunidades, do contexto, das oportunidades e possíveis soluções para o enfrentamento da situação e precisam de mais pessoas com conhecimentos multidisciplinares, força de vontade e recursos – o que as empresas têm em abundância.

 

“Cerca de 95% de nossas atividades voluntárias são realizadas em colaboração com entidades sociais: a atividade voluntária é criada dentro do projeto de uma entidade social. Precisamos desse relacionamento”, depoimento de Diretora de Estratégia de empresa de grande porte.

 

“O que funcionou para nós foi trabalhar em conjunto. As OSCs têm o relacionamento com a comunidade e é muito melhor entrar e adicionar onde uma organização já está impactando do que fazermos uma atividade isolada. Neste caso, as alianças funcionam muito bem, construímos a atividade em conjunto e o impacto é maior”.

 

No Livres, por exemplo, não fazemos nada que não tenha nenhum propósito ou que seja sem sentido. O feedback constante de voluntários e instituições parceiras é incrível. Quer implementar um programa efetivo de voluntariado corporativo? Fale conosco!

 

Autor: Clever Murilo Pires, diretor-executivo do Instituto Livres.


Últimas notícias

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Mais Água: Transformando Vidas no Sertão com Acesso à Água Potável

O projeto Mais Água busca transformar vidas no sertão brasileiro ao fornecer acesso à água potável, enfrentando a escassez por meio de soluções hídricas.

Empoderando Vidas: Conheça o Projeto Livre Ser no Sertão do Brasil

O Projeto Livre Ser promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências de socioaprendizagem, visando fortalecer seu protagonismo social e cultivar valores como autonomia e dignidade.

Transformando Vidas no Sertão: A Missão Social do Livres

A Missão Social do LIVRES é um projeto que busca melhorar as condições de vida no sertão brasileiro através de ações práticas e parcerias locais.

Impacto Livres: Transformando Vidas no Brasil

Desde 2014, o Impacto Livres tem sido crucial para melhorar vidas no sertão, alcançando números impressionantes.

10 boas razões para ser um voluntário ‘Amarelinho’

Além de ajudar comunidades, o voluntariado traz benefícios pessoais, fortalece laços sociais e promove o crescimento pessoal. Inscreva-se já para fazer a diferença!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!