Como escolher uma ONG que ajuda pessoas para apoiar? - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

05 de julho

Como escolher uma ONG que ajuda pessoas para apoiar?

Você tem curiosidade sobre como escolher uma ONG que ajuda pessoas para apoiar? Conhece uma ONG que ajuda pessoas referendada, com um trabalho confiável, que efetivamente impacta positivamente na sociedade?

 

Muito se fala sobre as ONGs e seu papel humanitário em defesa de algum tipo de causa. Elas também são um tipo de organização (sem vínculo com o governo, como indica sua denominação), sem fins lucrativos, constituídas com objetivos específicos de trabalhos sociais e questões relativas ao bem-estar da sociedade.

 

Muitas mudanças vêm acontecendo na sociedade, mas sabemos da complexidade de políticas e ações com fins de erradicar as desigualdades sociais. Há uma luta constante, por parte de algumas entidades, para que essa batalha seja vencida.

 

Mostraremos o que você precisa saber para escolher e apoiar alguma ONG que ajuda pessoas.

 

Por que uma ONG ajuda pessoas?

 

A caridade ou solidariedade são atitudes que propagam o bem, aumentam o bem-estar de quem a faz e de quem a recebe. A ciência tem nos mostrado em pesquisas que as reações químicas de quem faz o bem são importantes para uma melhor qualidade de vida. Quem ajuda o próximo, ajuda também a si mesmo.

 

As pessoas que recebem ajuda de ONGs geralmente são aquelas consideradas como vulneráveis socialmente. E uma pessoa vulnerável torna-se refém de inúmeras situações e condições existentes na nossa sociedade.

O que seria uma pessoa vulnerável? O que significa vulnerabilidade?

 

Segundo o dicionário online de Significados, vulnerabilidade é a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado e fraco. A vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, ideias e etc.

 

Mas, vamos explorar melhor o significado de uma pessoa vulnerável ampliando a questão para “vulnerabilidade social”, cuja definição precisa da expressão é:

 

“Vulnerabilidade social é o conceito que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos. (…) As pessoas que são consideradas “vulneráveis sociais” são aquelas que estão perdendo sua representatividade na sociedade, e geralmente dependem de auxílios de terceiros para garantirem a sua sobrevivência”. (Significados)

 

“O termo vulnerabilidade social refere-se à situação socioeconômica de grupos de pessoas com poucos recursos financeiros, de moradia, educação e acesso a oportunidades para seu desenvolvimento enquanto cidadão”. (Sermais)

 

Traduzindo, a vulnerabilidade social diz respeito à exclusão de cidadãos e falta de representatividade e oportunidades equalitárias. Além disso, trata-se de um conceito multifatorial, que pode ocorrer por diversas questões.

 

Os cientistas sociais analisam, ainda, que a vulnerabilidade social não é sinônimo de pobreza. O conceito refere-se à fragilidade de um determinado grupo ou indivíduo por questões, que também podem ser históricas, socioeconômicas ou de raça. Então surgem, poderosas, as ONGs, cujo papel principal é fortalecer as igualdades e contribuir para um mundo melhor.

 

As ONGs são conhecidas por atuarem no terceiro setor, parte da sociedade que não é amparada pela política, nem pelas indústrias. (Vale lembrar que o primeiro setor é constituído pelo governo e o segundo pelas entidades privadas).

 

Uma ONG se encaixa na mesma categoria de execução de serviços do poder público para a sociedade, porém não está ligada a ele, conforme explicamos. Assim ela atua em qualquer área que contemple uma necessidade da sociedade, como:

 

  • educação;
  • saúde;
  • assistência social;
  • luta contra o trabalho infantil;
  • meio ambiente;
  • direitos políticos;
  • formação profissional e empregos;
  • direitos dos animais.

 

Por sua atuação organizada e voluntária, uma ONG que ajuda pessoas é, sobretudo, uma importante ferramenta de inclusão social. Não por acaso, a luta pelo direito das minorias também integra o escopo de atuação das ONGs. Onde as pessoas são ajudadas, consequentemente, elas acabam ajudando outras em um constante círculo virtuoso.

 

Além dos benefícios e resultados da ação das ONGs em favor de uma causa ou pessoas, elas proporcionam o fortalecimento da comunidade em torno do seu local de atuação. Esse movimento de interação social é relevante e crucial para o desenvolvimento social. As ações de ajuda vão se somando e sendo compartilhadas, de forma que o ciclo virtuoso não cessa nunca.

 

Era comum nas sociedades mais antigas (e ainda hoje nas cidades interioranas ainda se faz assim) as pessoas se unirem em prol da construção da igreja local, um centro comunitário, escola e até a casa uns dos outros.

 

Sim. É verdadeiro o ditado popular de que a união faz a força, ainda mais quando aplicado por pessoas com o mesmo propósito, como é o caso das organizações não governamentais.

 

Você quer saber por que e como ajudar uma ONG que ajuda pessoas? Continue a leitura do nosso artigo.

 

Por que ajudar uma ONG?

 

Diante do descaso que temos presenciado perante as mazelas da humanidade (acentuadas no pós-pandemia), até estranhamos quando vemos um ato de bondade ou gentileza, não é? Mas a gentileza e a generosidade são tão poderosas, segundo pesquisas, que a ciência comprovou que presenciar esses gestos admiráveis nos inspira a querer fazer o bem.

 

A Associação Americana de Psicologia concluiu que o nosso próprio altruísmo (a preocupação com o outro) aumenta após testemunhar uma atitude solidária. E não é só isso, a pesquisadora responsável pelo estudo afirmou que atitudes como consolar uma pessoa que está chorando, doar para instituições de caridade ou ajudar alguém são contagiosas.

 

Um outro levantamento, publicado na revista científica The Gerontologist, revela que toda ajuda que estamos dando e recebendo pode estar servindo para iluminar nossos dias e manter nossos relacionamentos fortes durante a pandemia.

 

Na sensação de dever cumprido, ao fazer uma doação para melhorar a vida do outro com algum tipo de doação, por exemplo, ativamos uma região do cérebro que nos garante a sensação de prazer.

 

Pode parecer estranho, mas estudos ainda sugerem que nossa habilidade socioemocional pode ser aprimorada. Aprimorar essa habilidade requer, em princípio, parar de pensar só em nós mesmo e usar nossas virtudes e forças em prol de uma causa, do próximo, desenvolvendo assim nossa empatia, compaixão e colaboração.

 

Como ajudar uma ONG?

Pessoas, empresas e o governo podem unir esforços com as entidades de terceiro setor para gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente através da doação. Como bônus, todos conseguem se beneficiar com a atitude.

 

A pessoa exercita sua habilidade socioemocional e desfruta da sensação de bem-estar e prazer. O governo exerce em plenitude sua função de gestor público contemplando todas as necessidades dos cidadãos. E as empresas agregam valor de mercado à sua marca atuando em favor de uma causa social como prevê os modernos conceitos de mercado em ESG (environmental, social and governance).

 

Você sabe como pode ajudar uma ONG?

 

É fácil. Você pode se candidatar como voluntário, compartilhar conteúdo da página, fazer uma contribuição financeira, etc.

 

Também é interessante que você pode contribuir, de forma autônoma, para os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que fazem parte dos objetivos da Agenda 2030 da ONU – plano que pretende erradicar a pobreza no mundo, promover a vida, fortalecer a paz mundial e outros.

 

Para ajudar, você pode optar pela ONG que melhor se identifica com sua perspectiva de vida. Pesquise sobre a instituição que você deseja contribuir, veja se o seu trabalho é sério, tenha certeza de que seus esforços façam a diferença na sociedade.

 

Vale lembrar que ótimas ONGs recebem prêmios reconhecidos do Terceiro Setor. Portanto, veja se a instituição desejada é merecedora da sua ajuda.

 

Como o Instituto Livres ajuda pessoas?

Com programas de melhoria de qualidade de vida, o Instituto Livres ajuda pessoas que se encontram em alta vulnerabilidade social no estado do Piauí. Seus programas são reconhecidos pela transparência, coerência e resultados alcançados.

 

Recentemente, o Instituto Livres recebeu o Prêmio Estratégia ODS 2022, pelo projeto Mais Água. De forte impacto, o projeto já distribuiu mais de 60 milhões de litros de água potável à população sertaneja que sofre com a seca, fome e falta de acesso à água, tanto potável como para as atividades do dia a dia, ajudando milhares de pessoas.

 

A pandemia que enfrentamos desde 2020 evidenciou as desigualdades sociais no Brasil. Como o nordeste brasileiro não possui tantas condições financeiras, a sua situação se agravou mais com a chegada da COVID-19. Porém o Instituto Livres, através dos seus programas de ajuda social, suavizou a situação, levando o básico às famílias necessitadas, como uma ONG que ajuda pessoas carentes.

 

O Livres é uma das organizações do sertão empenhada em ajudar pessoas, famílias e comunidades carentes. Conheça agora nossos programas sociais:

 

  • Impacto Sertão Livre: programa que desenvolve ações de articulação em favor da transformação de comunidades piauienses. Principais focos do programa: crianças, família, sertão, voluntariado.

 

  • Livre Ser Acolhimento: atua no acolhimento integral de crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social.

 

  • Mais Água: projeto que encontra, trata e distribui água potável para famílias do Piauí. Esse programa rendeu o Prêmio ODS ao Instituto Livres.

 

  • Conferência Livres: conferência que reúne grandes artistas da música nacional e internacional, com o intuito de disseminar a cultura e fortalecer o Instituto.

 

  • Livre Ser Sertão: promove, junto a crianças e adolescentes, experiências de socioaprendizagem, na perspectiva de empoderamento, autonomia responsável, dignidade do exercício da cidadania e superação das vulnerabilidades.

 

  • Missão social: focado em atender as comunidades sertanejas em suas necessidades básicas, promovendo transformação e bem-estar.

 

Como ajudar o Livres?

 

Você conheceu um pouco mais sobre como apoiar uma ONG que ajuda pessoas e, que tal, agora, também ser um agente transformador na vida de muita gente?

 

Então, você também pode doar para o Livres ou ser um investidor social.

Fale conosco para saber como se engajar e fazer com que essa ONG ajude mais pessoas necessitadas.

 

Nossos projetos já beneficiaram mais de 183 mil pessoas. Que tal fazer esse número duplicar, triplicar? Com a sua ajuda é possível!

 

Esse conteúdo foi relevante para você? Gostaria de receber mais informações como esta? Fique por dentro de todas as novidades do Instituto Livres, assine nossa newsletter.

 


Últimas notícias

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Mais Água: Transformando Vidas no Sertão com Acesso à Água Potável

O projeto Mais Água busca transformar vidas no sertão brasileiro ao fornecer acesso à água potável, enfrentando a escassez por meio de soluções hídricas.

Empoderando Vidas: Conheça o Projeto Livre Ser no Sertão do Brasil

O Projeto Livre Ser promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências de socioaprendizagem, visando fortalecer seu protagonismo social e cultivar valores como autonomia e dignidade.

Transformando Vidas no Sertão: A Missão Social do Livres

A Missão Social do LIVRES é um projeto que busca melhorar as condições de vida no sertão brasileiro através de ações práticas e parcerias locais.

Impacto Livres: Transformando Vidas no Brasil

Desde 2014, o Impacto Livres tem sido crucial para melhorar vidas no sertão, alcançando números impressionantes.

10 boas razões para ser um voluntário ‘Amarelinho’

Além de ajudar comunidades, o voluntariado traz benefícios pessoais, fortalece laços sociais e promove o crescimento pessoal. Inscreva-se já para fazer a diferença!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!