Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Clima do sertão: conhecendo melhor o sertão nordestino

Aqui no blog sempre estamos falando sobre o sertão nordestino. Já falamos sobre suas frutas, sobre a seca e como você pode ajudá-lo.

Mas sabemos que poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso.

Por isso, queremos trazer um pouco mais de conhecimento sobre essa região. O tema escolhido dessa vez foi o clima do sertão.

Vamos nessa?

O que é o sertão?

Antes de falarmos sobre seu clima, precisamos rever o que é o sertão nordestino.

O sertão é uma sub-região do nordeste do Brasil situado entre as sub-regiões Agreste e Meio Norte. Entre as mesorregiões do nordeste, é a maior, abrangendo a maioria das Unidades Federativas do nordeste.

O relevo sertanejo varia entre chapadas, serras e planaltos. A vegetação é distinta pela presença do bioma da caatinga. A caatinga tem como característica a vegetação rasteira, arbustos com bastante espinhos e árvores de baixa estatura com troncos tortuosos.

Entre a vegetação da região do sertão, podemos destacar as bromélias e os cactos, uma das poucas plantas que sobreviveram a falta de água da região.

Sendo assim, a fauna sertaneja também teve que se adaptar às condições de escassez hídrica. Hoje, os répteis e diversos insetos reinam por lá.

Não podemos falar do sertão sem falar do principal rio nordestino e um dos mais emblemáticos da história brasileira: o Rio São Francisco. Ele é a principal fonte de abastecimento de água por ser o único perene, ou seja, que não é temporário.

Os outros rios que compõe a sub-região são intermitentes, em outras palavras, temporário. Aqui podemos destacar o Aracaju, Açu, Jaguaribe e Apodi.

Grande parte da região também é marcada pela pouca profundidade do seu solo, sendo este cheio de pedra e em grande parte infértil. Contudo, há alguns lugares mais úmidos e com o solo mais fértil, como os brejos. Nessas regiões, além das plantações, os sertanejos as utilizam para criação de gado.

Qual o clima predominante no sertão?

O clima dominante no sertão é o clima semiárido, com temperaturas altas durante todo o ano e com chuvas irregulares.

Podemos dividir o clima tropical semiárido em duas estações: o inverno chuvoso que vai de dezembro até julho e o verão quente com início em julho e término em novembro.

A região passa por longos períodos sem chuva, também conhecido como período de seca, ou BRO-BRÓ. Portanto, os invernos chuvosos podem não ser tão chuvosos ou não ter chuva nenhuma.

Essa falta de chuva é causada devido sua localização próxima à linha do Equador, visto que o Planalto de Borborema, que se encontra entre a zona da mata e o agreste, faz uma barreira entre a umidade do oceano e o sertão.

Por isso, o índice pluviométrico é baixíssimo, gerando problemas econômicos e sociais. Para saber mais sobre a seca, recomendamos a leitura deste artigo.

Ajude o sertão nordestino

Gostou de saber um pouco mais sobre o sertão? Como podemos observar, esta é uma região rica em detalhes, mas que, infelizmente, sofre, principalmente pela falta de chuva causada pela seca.

Por isso, nós agimos em favor da comunidade sertaneja. Seja levando alimentos, assistindo emocional e psicologicamente, aconselhando e tantas outras ações através da Missão Social, ou levando água potável de qualidade para as famílias através do programa Mais Água.

Nos ajude a continuar transformando as vidas de milhares de famílias sertanejas.

Torne-se um doador e ajude o sertão nordestino!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?