Curiosidades do sertão nordestino - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

28 de julho

Curiosidades do sertão nordestino

O sertão nordestino é uma das causas do Livres. Somos apaixonados pelas pessoas que vivem nessas terras e, em nosso coração, pulsa o desejo de servir, levar o amor, suprir as necessidades e desenvolver um sertão melhor, mesmo em meio a tantas mazelas.

 

Mas nem só de mazelas vive o sertão. Na realidade, ele é um dos lugares mais peculiares do Brasil e único no mundo. Isso se deve principalmente ao seu bioma: a caatinga. Este bioma é encontrado exclusivamente no Brasil e por isso apresenta algumas curiosidades.

 

Neste artigo, queremos trazer algumas dessas curiosidades para você se apaixonar pelo sertão assim como nós.

 

Confira!

 

1. Clima: onde foi parar o frio?

O clima dominante no sertão é o clima semiárido, com temperaturas altas durante todo o ano e com chuvas irregulares.

 

Podemos dividir o clima tropical semiárido em duas estações: o inverno chuvoso que vai de dezembro até julho e o verão quente com início em julho e término em novembro.

 

Para saber mais sobre o clima, confira nosso artigo Clima do Sertão.

 

2. Biodiversidade: fauna e flora diferentes

Precisamos nos lembrar que a Caatinga é um conjunto de ecossistema com característica similares, ou seja, é um bioma. Por isso, sua fauna e a flora precisaram se adaptar a esse tipo de região.

 

O sertão é repleto de frutas típicas deliciosas. Um dos mais representativos é o Umbu. 

 

 

O umbu pode ser consumido in natura ou transformado em geleias e outras conservas adoçadas. No sertão, é cozido até que a casca e a polpa se separem. Em seguida, o líquido é despejado, é misturado ao açúcar e cozido por mais duas horas. Depois a polpa é reduzida a uma geleia, mantendo um sabor levemente azedo.

 

 

Você pode conferir outras frutas do sertão em nosso artigo clicando aqui.

 

 

A fauna da Caatinga também é riquíssima. O bioma serve de abrigo para cerca de 178 espécies de mamíferos, sendo eles marsupiais, tatus, tamanduás, ratos, macacos, onças, veados e capivaras, dentre outros.

 

Destacamos o guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae), único primata endêmico da Caatinga.

 

 

3. A mata branca

 

O nome Caatinga vem da língua indígena tupi, significando mata branca. Esse nome traz como referência a falta de folhas na vegetação, principalmente nos períodos de seca, o que é recorrente no sertão.

 

Essa é outra curiosidade do sertão: a vegetação se adaptou à seca. Podemos observar principalmente a presença de cactos, planta característica por aguentar longos períodos de seca e ambientes quentes. Ele possui uma variedade de espécies, sendo que algumas podem chegar até 18 m de altura.

 

O sertão e suas riquezas

A verdade é que o sertão possui centenas de curiosidades. Sem dúvidas, é um lugar rico em suas belezas e recursos, mas também muito castigado, seja pela falta de assistência pública, seja pela seca ou memso pela falta de acesso à água doce que castiga o sertão constantemente.

 

Queremos convidar você a conhecer quem é o Instituto Livres e como ele tem agido em prol do sertão.

 

Para saber mais sobre o sertão nordestino, acesse nosso blog e mantenha-se informado sobre as nossas ações e sobre este lugar encantador!


Últimas notícias

Impacto Day São Paulo: Um Dia de Cuidado na Barra Funda

Impacto Livres Transforma Simões-PI com Mais de 250 Voluntários

Instituto Livres Recebe Recertificação com Selo Doar Conceito A+

Livres Experience - Edição Especial Rompendo Fronteiras

Livres Experience Feat Mais Água - 8 a 30 de novembro, no Sertão do Piauí.

Desafio 18

18 anos de transformação. 18 meses de contribuição. 18 caixas misteriosas!

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!