NOTÍCIA
07 de fevereiro
Um olhar sobre a cultura empresarial
Vejo muitos discursos de valores e pró-cultura de inovação e crescimento nas empresas, mas, quando olhamos para a operação e como as pessoas são tratadas nos processos de gestão dos erros, o ambiente parece estar mais próximo de casa do pânico.
Em meus anos à frente de grandes empresas e multinacionais, realizando processos de fusão e aquisição, M&A e mesmo em projetos de implementação de melhorias de processos para ganho de produtividade, pude observar algumas características latentes nas organizações.
Características que você percebe que podem reafirmar a cultura e os valores ou desconstruir totalmente. Quando quero compreender uma empresa na forma em que como lida com pessoas e cenários, observo 03 coisas.
Primeira: Como a empresa lida com falhas?
Segunda: Como a empresa lida com erros?
Terceira: Como a empresa reage ou lida quando alguém precisa de férias?
A falha é um comportamento inesperado. São desvios da especificação ou expectativa, isto é, comportamentos que diferem do comportamento esperado e não cumprem seu objetivo. Pode ser causada por diversos erros, mas alguns erros podem nunca causar uma falha. Já um erro é uma atitude que produz um resultado incorreto ou diferente do resultado desejado.
Aqui, não estarei considerando os erros cometidos por negligência, então, vou colocar as falhas e os erros na caixinha da Gestão dos Erros Corporativa. A cultura de lidar bem com os erros diz respeito a dar liberdade aos colaboradores para sugerirem e pensarem em novas possibilidades e alternativas para os problemas que vão surgindo. Saber lidar bem com os erros inclui também em prevê-los e mitigá-los.
No caso das falhas, estar aberto à compreensão e entendimento para que haja uma conversa sincera e debates a respeito pode se tornar uma grande oportunidade de aprendizado, para todos.
Mas quando encontramos a cultura do medo na gestão dos erros, o sinal de alerta vermelho se acende. Crucificar os colaboradores, usar aquelas expressões de quem é culpado, quem vai pagar, etc. não contribui para uma empresa unida, em crescimento, que foca em novas oportunidades de mercado e em inovação.
Pelo contrário. Esse tipo de posicionamento só faz afastar os colaboradores, limitar o processo criativo e as potencialidades que podem ser aperfeiçoadas gerando conhecimento e aprendizado para todos.
Vejo muitos discursos de valores e pró-cultura de inovação e crescimento nas empresas, mas, quando olhamos para a operação e como as pessoas são tratadas nos processos de gestão dos erros, o ambiente parece estar mais próximo de casa do pânico.
E a terceira pergunta, em relação às férias. Bom, aqui podemos observar se a empresa tem ou não estrutura de gestão. As férias dos colaboradores são valorizadas, tratadas como um presente em que a pessoa vai poder descansar, voltar revigorado, ficar com a família? Ou a alta gestão fica ‘aborrecida’ com a pessoa, todos ficam cheios de dedos para falar sobre o assunto, o colaborador se sente um traidor e, quando volta, sofre levemente um ‘bullying’?
Bem, se esse é o ambiente que se obtém frente ao tema férias, é provável que essa empresa tenha muitos problemas em seus processos de gestão e liderança. Muitos. Vou falar sobre isso em meu próximo artigo!
Autor: Clever Murilo Pires – CEO do Livres
Últimas notícias
Impacto Day São Paulo: Um Dia de Cuidado na Barra Funda
Em comemoração ao Dia do Voluntariado, o Instituto Livres promoveu em 31 de agosto de 2024, o Impacto Day. Confira como foi!
Impacto Livres Transforma Simões-PI com Mais de 250 Voluntários
Instituto Livres Recebe Recertificação com Selo Doar Conceito A+
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste
Muitas vezes associamos o sertão com o sol quente e uma terra infrutífera. Mas isso não é verdade. A região norte e nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino, produz algumas das frutas mais deliciosas que podemos encontrar em solo brasileiro.
A importância do amor ao próximo
O problema da seca e suas consequências
Se quiser ir longe, vá acompanhado
Clima do sertão: conhecendo melhor o sertão nordestino
INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!