ONGs no Brasil: qual é a realidade nacional?

Com certeza você já ouviu falar sobre as ONGs (Organizações Não Governamentais). Essas organizações lutam por causas sociais e de interesse público, visando o bem maior, sem gerar lucros.

 

Mas como elas se encaixam na sociedade?

 

Antes de mais nada, precisamos entender que a sociedade pode ser descrita em três setores: primeiro setor, segundo setor e terceiro setor.

 

O primeiro setor corresponde ao setor público. Nele estão todas as instituições públicas e os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

 

O segundo setor é também conhecido como mercado. Aqui estão as empresas privadas. Elas competem entre si e visam o lucro. Sua função está em gerar empregos e satisfazer as necessidades e desejos da sociedade.

 

Por fim, o terceiro setor é onde as ONGs se encontram. A principal função é ir à lugares onde o setor público e o mercado não alcançam. Como dito anteriormente, aqui não é visado o lucro, mas somente o bem-estar social, ambiental, cultural da sociedade, sendo o dinheiro exclusivamente um meio e jamais um fim.

 

ONGs no Brasil

Segundo o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, há pelo menos 815.676 OSCs ou ONGs no Brasil.

 

Os dados de 2016, divulgados pelo IBGE através do relatório As Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil, nos mostram que a grande parte das organizações sem fins lucrativos, ou 39,4%, estão na categoria de “Outras instituições privadas sem fins lucrativos”, onde se enquadram os condomínios, cartórios, conselhos, fundos e consórcios municipais, entre outras organizações.

 

Na segunda posição, está a categoria “religião”, onde se enquadram as igrejas. Essa categoria representa 15,8% das organizações. Em terceiro lugar está a categoria “educação”, onde estão as escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação superior, entre outras instituições educacionais sem fins lucrativos.

 

ONGs no nordeste e o Livres

Voltando ao Mapa das Organizações da Sociedade Civil, o nordeste ocupa a segunda posição com o maior número de de OSCs ou ONGs registradas. São 194.033 registradas até o momento, representando 23,79% do número absoluto.

 

O Instituto Livres está no nordeste brasileiro desde 2013, quando iniciou os trabalhos nos projetos Mais Água, Livre Ser e Impacto Sertão Livre. Então, no final de 2019, estabelecemos em Paulistana, Piauí, nosso escritório de missão social sustentável, onde nossa equipe de agentes de missão social desenvolve regularmente todos os trabalhos de assistência, desenvolvimento, e novas oportunidades de atendimentos junto às comunidades e povoados.

 

O escritório operacional na região é estratégico para o acompanhamento dos resultados junto às comunidades e vilarejos que já foram beneficiados pelos nossos projetos e, claro, expansão dos mesmos. Nossa equipe, junto com voluntários parceiros locais, atua fortemente em ações que cooperam para a melhoria efetiva das condições de vida das famílias daquela região.

 

Nosso trabalho tem sido auditado, ano a ano, a fim de trazermos à sociedade transparência em relação ao que fazemos, o impacto de nossas ações para a sociedade, e como os recursos têm sido alocados. Nos últimos dois anos recebemos o Selo Doar + de Transparência das Melhores ONGs.

 

No nordeste realizamos diversas ações sociais, assistenciais e de transformação sociocultural, como a distribuição de alimentos, fornecimento de água potável para a população, atendimentos psicossociais, treinamentos, workshops, atividades de formação direcionadas às crianças e atividades de lazer e cultural.

 

Convidamos você a conhecer mais sobre quem nós somos e os nossos programas.

 

Se você quer se engajar nas causas da criança, família, acesso à água e o sertão faça sua doação!

 

Mantenha-se atualizado sobre a atuação do Livres no nordeste em nosso blog!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?