Novas formas de superar desafios
Como os líderes atuais devem se preparar para novas formas de superar os desafios

Líderes precisam se preparar para superar desafios
O líder intelectual é um ser social que deve buscar capacitação para dialogar com os paradoxos e desafios, e transferir conhecimento a todos os que o rodeiam, por meio do exemplo, ações e estratégias profissionais. Como podem se preparar para novas formas de superar desafios? A ele é proposto um leque de disciplinas, exigidas pelo tipo de funcionamento da organização e pelo estudo de matérias relacionadas à gestão contemporânea.
Diante das mudanças do mercado de trabalho, qual conhecimento o líder intelectual deve buscar? Gestor de sistema integrado de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade – Julio Gonçalves, fala como aplicar estratégias educacionais, considerando as gerações que compõem as organizações, e combater o analfabetismo funcional.
Várias expressões têm sido usadas para definir as gerações que vieram se sucedendo: perdida, grandiosa, silenciosa, baby boomers, X, Y e Z. Diante da importância do estudo e análise dessa evolução, os líderes também devem refletir sobre o próprio papel na formação intelectual das pessoas. As organizações absorvem capital humano de todas as gerações, mas, no Brasil, há uma característica crônica e comum a elas – o expressivo índice de analfabetismo funcional, em oposição à formação intelectual, e seus reflexos.
Conforme o Índice Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) de 2018, um em cada quatro trabalhadores brasileiros, na faixa entre 15 e 64 anos, é analfabeto funcional. A proporção é ainda mais alta entre os desempregados e os que procuram o primeiro emprego. Em todas as faixas etárias é significativa a proporção de pessoas no nível elementar. E, embora funcionalmente alfabetizados, mais de três a cada 10 brasileiros, entre 15 e 49 anos, têm fortes limitações no relacionamento com as demandas cotidianas de uma sociedade letrada.
Esse cenário reforça o papel social das lideranças empresariais na formação cultural e intelectual dos brasileiros, colaborando para a capacitação contínua em técnicas profissionais. Mas antes, precisam conhecer as novas ferramentas educacionais e as tendências do conhecimento válido para o mercado de trabalho.
O Instituto Livres tem buscado novos caminhos nessa formação das novas gerações de trabalho mesclando os jovens com pessoas mais maduras, conhecimentos básicos e tácitos com o desenvolvimento do aprendizado pela experiência e tecnologia. Nossa equipe tem sido também mentoreada com os professores da FDC no programa PDD PAEX a fim de se desenvolverem em todas as áreas da gestão. Junto aos educadores das casas de acolhimento Livre Ser, iniciamos uma parceria com a Escolab3D que visa difundir o conhecimento em cultura maker para crianças e jovens na metodologia STEAM, com o intuito de promover melhorias na formação educacional.
“Investimos em conhecimento, formação e capacitação da nossa equipe constantemente. Não buscamos profissionais prontos ou perfeitos, buscamos desenvolver as competências e habilidades de cada um internamente, criando profissionais habilidosos e colaborativos que possam nos representar, que carreguem o jeito ‘Livres’ de ser”, afirma o CEO Clever Pires.
Outro elemento desse debate é o mundo virtual, seus males e benefícios na formação da intelectualidade. É notório o alcance da informação digital e a possibilidade de qualificação por métodos virtuais. Esse cenário revela os maiores desafios, atuais e futuros, da formação de lideranças, visando o aumento da capacidade competitiva das organizações e a prosperidade social. Para que o líder possa agir sobre as demandas intelectuais, é preciso ordenar e planejar esses anseios.
A virtude da ordem não implica o “autoritarismo” imposto a terceiros, e sim a ordenação de pensamentos, palavras, atos e decisões, pessoais e profissionais. Pressupõe constância, disciplina, metas e autodomínio. O líder deve utilizar esses parâmetros para se orientar rumo ao conhecimento e à tomada de decisão. Mas, afinal, qual conhecimento o líder intelectual deve buscar? A ele é proposto um leque de disciplinas, exigidas pelo tipo de funcionamento da organização e pelo estudo de matérias relacionadas à gestão contemporânea. O exercício da virtude da ordem pode torná-lo mais capacitado e habilitado para dialogar com os paradoxos e desafios.
O líder intelectual é um ser social, que transfere conhecimento a todos os que o rodeiam, por meio do exemplo e de ações e estratégias profissionais. Ordenando e abstraindo conhecimento, o líder contemporâneo se mune de recursos para melhor administrar os gargalos e possibilidades do mundo virtual. Diante das mudanças do mercado de trabalho, consegue compreender e planejar ações de educação e efetivo conhecimento. Assim, consegue traçar estratégias educacionais, considerando as gerações que compõem a organização, e combater o analfabetismo funcional. No entanto, para que suas decisões sejam as mais acertadas, é necessário certo distanciamento e um “pensar perene”. Só assim conseguirá transcender o mundo instantâneo (selfie), o pragmatismo e o utilitarismo humano.