NOTÍCIA
24 de setembro
Nordeste e o esporte: atletas que são destaques
O nordeste é extremamente rico. Com diversos recursos naturais, praias belas e frutas deliciosas a região se destaca como um lugar único no mundo.
Contudo, este lugar não se destaca apenas pelas coisas que possui. Na realidade, ousamos dizer que tudo o que foi listado não constitui sua verdadeira riqueza. Há algo mais valioso. A verdadeira riqueza do nordeste é o povo nordestino.
Este povo aguerrido, que sofre com tantas mazelas sociais, traz em seu peito a esperança por dias melhores e, ainda assim, teimam em levar o bom humor e alegria para toda uma nação. Isso é comprovado com grandes figuras do humor brasileiro como Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, entre outros.
Mas não estamos aqui para falar sobre o humor. Embalados pelas Olimpíadas de Tóquio, que marcou a melhor participação do Brasil na história das Olimpíadas, queremos destacar o espírito guerreiro nordestino e mostrar alguns atletas dessa região que foram destaques e orgulharam a nação brasileira.
Confira a seguir a lista que separamos!
Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz, nascido em Ubaitaba, Bahia, é um dos maiores nomes brasileiro nos esportes olímpicos. Com quatro medalhas olímpicas na sua carreira em cinco provas disputadas, o canoísta foi o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma edição olímpica em 2016. Na edição mais recente de Tóquio, Isaquias obteve a medalha de ouro na prova C2 1.000 metros.
Ana Marcela Cunha
A nadadora baiana de 29 anos foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Ana já contava com 5 medalhas de ouro nos mundiais, mas não contava com nenhuma medalha olímpica. Após ter superado um problema de saúde que afetou seu desempenho nas Olimpíadas do Rio em 2016, venceu a prova de 10 km em Tóquio.
Hebert Conceição
Hebert Conceição, nascido em Salvador, Bahia, ganhou a categoria peso-médio (69-75kg) no boxe após enfrentar o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, bicampeão europeu e campeão mundial de peso-médio. A batalha foi vencida por nocaute no terceiro e último round da luta. Além da medalha de ouro, Hebert já conquistou a medalha de bronze no mundial de 2019, a medalha de prata nos jogos pan-americanos de Lima em 2019 e a medalha de bronze nos Jogos sul-americanos em 2018.
Beatriz Ferreira
Outra baiana que foi medalhista nos jogos olímpicos de Tóquio. A pugilista ganhou a medalha de prata na categoria peso leve do boxe feminino, o melhor resultado da categoria feminina em uma Olimpíada. Além da medalha de prata olímpica, Beatriz já conquistou a medalha de ouro nos jogos pan-americanos de 2019 e a medalha de ouro nos jogos sul-americanos de 2018.
Rayssa Leal
Rayssa fez história nas Olimpíadas de Tóquio. Com apenas 13 anos, a fadinha do skate se consolidou como a mais jovem medalhista olímpica do Brasil. Além da medalha de prata conquistada nas Olimpíadas de Tóquio, Rayssa também conquistou a medalha de prata no mundial de 2019 e a de bronze no mundial de 2021.
Daniel Alves
O baiano de 38 anos é simplesmente o segundo jogador com mais títulos na história do futebol mundial, somando 43 títulos na carreira. Capitão da seleção brasileira de futebol, nas últimas Olimpíadas conquistou o ouro para o Brasil, somando mais um título para sua extensa lista.
O Livres e o nordeste
O nordeste e o sertão nordestino estão no coração do Livres. Nossas ações buscam combater os males sociais dessa região e continuar transformando vidas.
Convidamos você a conhecer os nossos programas e conhecer mais quem somos nós.
Saiba mais sobre nossas atuações em nosso blog!
Últimas notícias
Histórias que Transformam: Os Impactos do Projeto Livre Ser
Confira as histórias do projeto Livre Ser! Leia o artigo.
Hiperatividade: Quais São os Sintomas e Como Identificar?
Descubra tudo sobre a hiperatividade! Leia o artigo.
Saúde mental e emocional: como alcançar qualidade de vida?
Confira os pilares essenciais para o bem-estar emocional e físico.
Ser Criança: A Importância da Infância no Desenvolvimento Humano
Neste blog, exploramos o conceito de "criança" e sua importância!
Investimento Social Privado (ISP): Uma Abordagem para um Desenvolvimento Sustentável
Saiba o que é Investimento Social Privado (ISP) e sua importância!
O Espaço Livre Ser está em reforma!
O Instituto Livres está reformando o Espaço Livre Ser. Acompanhe nossas novidades!
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste
Muitas vezes associamos o sertão com o sol quente e uma terra infrutífera. Mas isso não é verdade. A região norte e nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino, produz algumas das frutas mais deliciosas que podemos encontrar em solo brasileiro.
O problema da seca e suas consequências
A importância do amor ao próximo
Se quiser ir longe, vá acompanhado
Clima do sertão: conhecendo melhor o sertão nordestino
INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!