Métodos e Processos têm nos conduzido aos Propósitos? - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

01 de setembro

Métodos e Processos têm nos conduzido aos Propósitos?

Métodos, estruturas e formas são importantes, são necessários, mas não são imprescindíveis na definição das competências e habilidades. Fica a eficiência dos resultados alcançados na aplicação dos métodos, contudo, nem sempre isso tem contribuído para o propósito.

 

Métodos e processos ajudam pessoas e empresas a se organizarem, se adaptarem e responderem rapidamente a qualquer dificuldade. E hoje, frente aos cenários com os quais temos nos deparado, como líderes, precisamos reforçar a cultura de solução de problemas de forma mais transparente, leve e objetiva nas organizações.

 

É preciso entender que a “incerteza” ou as novidades e inovações têm um lado bom. Se algo é incerto, é porque há variações, desvios. E a busca pela solução desses problemas, se realizada da forma correta, pode nos trazer uma série de benefícios.

 

Os processos corretos de solução de desvios nos fazem avaliar a nossa realidade. Isso pode gerar muitos aprendizados e descobertas sobre os clientes, o mercado e o ambiente de negócios. Com isso, fortalece-se o vínculo entre as pessoas, gera-se inovação e, certamente, torna-se a empresa melhor ou nos tornamos pessoas e profissionais melhores.

 

Vemos pessoas ansiosas em tudo, mas é fundamental olharmos para os processos e métodos da nossa vida, do nosso trabalho e refletir se eles estão promovendo resultados eficientes, porém, pouco eficazes na construção do propósito final e das relações entre os indivíduos.

 

Não adianta eu ter boas metodologias se elas não estão compatíveis, harmonizadas com os processos como um todo. Muitos estão sofrendo porque não entenderam os processos e acreditam que, se forem excelentes nas metodologias, vão garantir bons resultados. Mas não.

 

Se as metodologias não estão em conformidade e adequação com as etapas do processo, este não surtirá efeitos. Como líderes, precisamos estar atentos, sim, às metodologias que cooperam em sua plenitude para o alcance do propósito maior, tanto da empresa, quanto da formação das pessoas que fazem parte dela. Sem a compreensão da integridade dos processos, eles podem colapsar.

 

Há pessoas que se irritam se o ambiente não lhes oferece condições de fazer apenas o seu feito bem-feito, aplicando as suas metodologias ‘consolidadas’, não se preocupando com as relações. Porque elas, em verdade, têm compromisso com o reconhecimento das suas habilidades, então elas se sentem ofendidas, aborrecidas, desrespeitadas se o ambiente não oferece para elas as condições desejadas.

 

Porém, ainda que seja esse cenário e as condições não te favoreçam, o propósito é que você inspire as pessoas a viverem processos completos que as tornarão pessoas completas. Não é para fazer apenas o feito bem-feito. Precisamos, a partir das relações e talentos, formar pessoas completas.

 

Não podemos mudar as pessoas, mas podemos ser inspiração para a transformação delas, porque, quando queremos mudar as pessoas, o interesse é nosso e o sacrifício delas, mas quando inspiramos pessoas, o interesse em mudar é delas e o sacrifício, dedicação, apoio, é nosso.

 

Bons empreendimentos não conseguem compensar relações ruins. Boas relações conseguem superar as limitações e deficiências de estratégias ruins, porque promovem um ambiente de cooperação e compreensão, onde uns trabalham em favor dos outros. Aqui se estabelecem processos positivos muito potenciais.

 

Para finalizar, quero deixar uma reflexão: os métodos e processos da sua vida, ou dos seus negócios, estão bem alinhados, cooperando conjuntamente para o propósito coletivo? Há realmente um entendimento claro e detalhado dos processos? Avalie!

Autor: Clever Murilo Pires,
diretor-executivo do Instituto Livres.

Leia também:
Voluntariado corporativo, um desafio, uma oportunidade


Últimas notícias

ECA: Tudo o que você precisa saber!

O ECA é o marco jurídico que assegura os direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Leia o artigo e saiba mais!

Coletânea do B-R-O BRÓ: Conheça o sertão

A Coletânea do B-R-O BRÓ oferece uma imersão no sertão nordestino! Confira!

Mais de 7 mil pessoas alcançadas em uma semana de missão

De 19 a 25 de janeiro, Marcolândia (PI) recebeu a 23ª edição do Impacto Livres.

Histórias que Transformam: Os Impactos do Projeto Livre Ser

Confira as histórias do projeto Livre Ser! Leia o artigo.

Hiperatividade: Quais São os Sintomas e Como Identificar?

Descubra tudo sobre a hiperatividade! Leia o artigo.

Saúde mental e emocional: como alcançar qualidade de vida?

Confira os pilares essenciais para o bem-estar emocional e físico.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!