NOTÍCIA
23 de fevereiro
Menos recursos e mais pessoas impactadas
Menos recursos e mais pessoas impactadas: como equilibrar essa conta?
A pandemia pegou a todos de surpresa. O Terceiro Setor se viu em um dilema: menos recursos e mais pessoas necessitadas. “Em 2019, o nosso país já registrava graves problemas sociais ao aparecer como o sétimo país mais desigual do mundo, no relatório de desenvolvimento humano divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD. Agora, com o prolongamento da pandemia, infelizmente, a situação se agravou mais e muito rapidamente”, afirma o CEO do LIVRES, Clever Murilo Pires.
Driblando essa situação, mesmo enfrentando dificuldades em manter os serviços em pleno funcionamento, por conta da queda no recebimento de doações, a atuação de organizações da sociedade civil, como o LIVRES, tem sido essencial para o socorro e sobrevivência de muitas famílias.
Dados divulgados pela FGV revelam que, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, cerca de 17,7 milhões de pessoas voltaram à pobreza, passando de 9,5 milhões (4,5% da população) para 27,2 milhões em fevereiro (12,8% da população). “Com o coronavírus, as ações do LIVRES, que envolviam grandes aglomerações em locais sem estrutura de saúde, precisaram ser paralisadas.
Não poderíamos colocar em risco, nem os voluntários, e muito menos essas comunidades sertanejas que vivem no polígono das secas em condições muito desafiadoras”, explica o CEO.
Hoje, em um cenário ainda maior de desigualdades no Brasil, tem sido muito importante grandes empresas e companhias assumirem compromissos explícitos de solidariedade, responsabilidade para com o próximo e respeito aos direitos dos povos tradicionais (mais afetados com a crise).
De acordo com o CEO, para o enfrentamento da situação e promoção da assistência às famílias, inicialmente, o LIVRES enxugou as equipes, reduziu custos e focou em estabelecer parcerias que permitissem manter as atividades, ampliar o número de beneficiados e garantir uma gestão transparente frente à sociedade.
“Nossa atuação é focada no atendimento de famílias e comunidades que sofrem com a escassez de água, a extrema pobreza e altos índices de vulnerabilidade social no sertão. Além da sede e da fome, questões relacionadas ao caráter higienista – tão priorizado no combate ao coronavírus – também têm sido um grande desafio para essas pessoas. Com certeza, o trabalho das nossas equipes está salvando vidas”.
A articulação de parcerias voltadas para governança, seriedade e transparência foi fundamental para o alcance de metas, como instalar novos sistemas de tratamento de água, manter equipes de trabalho no sertão visitando as famílias e assistindo-as em suas necessidades, não apenas físicas, mas também emocionais e espirituais.
Foram 55 toneladas de alimentos doados em 2020. O LIVRES está atento às mudanças de mercado e às mudanças digitais, porque também utiliza o Balanced Scorecard-BSC e metodologias de gestão implementadas para o alcance dos resultados de legado dimensionados em planejamento estratégico.
Em 2021, a meta é atender 25 mil pessoas. “Estimulamos em nossa equipe e voluntários a criatividade, a inovação e processos ágeis com adoção de tecnologias digitais para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, cooperando para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, destaca Clever Murilo Pires.
Conheça mais sobre os nossos projetos, clique aqui.
Últimas notícias
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste
Muitas vezes associamos o sertão com o sol quente e uma terra infrutífera. Mas isso não é verdade. A região norte e nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino, produz algumas das frutas mais deliciosas que podemos encontrar em solo brasileiro.
O problema da seca e suas consequências
A importância do amor ao próximo
Se quiser ir longe, vá acompanhado
Clima do sertão: conhecendo melhor o sertão nordestino
INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!