Fazer diferente, um desafio para lideranças no tempo presente da inovação Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

17 de novembro

Fazer diferente: desafio para lideranças

Fazer diferente

Como inovar entregando valor na atualidade é um desafio para as lideranças

 

Inovação tem sido a palavra de ordem no mundo dos negócios. Profissionais e empresas buscam constantemente meios de se manterem atualizados e estarem sempre à frente do seu tempo, da concorrência e de si mesmo (olhar para dentro e ver as oportunidades de melhorias internas). Conhecer o seu negócio e ter a capacidade de avaliar o que pode ser feito melhor, com mais qualidade e maior potencial é estratégico. Tudo o que aprendemos se torna obsoleto mais rápido e o que aprendemos a fazer tende a não dar mais resultados.

 

O grande desafio que enfrentamos para inovar hoje é o como aprendemos a viver e trabalhar no passado, em uma lógica de mundo totalmente diferente da que se apresenta. Fazer algo diferente e de forma diferente impõe-nos uma parcela de riscos à qual não estamos acostumados.

 

Um desafio instigante nos tempos atuais é o como lidamos com a experimentação que pode dar muito errada. Não fomos preparados no modelo tradicional de educação a errar. Esse novo modelo de trabalho, onde testes e erros são acolhidos de forma leve e prática, perpassa o desenvolvimento da nossa capacidade, como gestores, de criar uma agenda para experimentar, inovar, errar e criar fontes de vantagem competitiva, com velocidade.

 

Gosto muito da colocação do professor de Sustentabilidade Corporativa, Eduardo Pedreira, de que inovar é uma moeda de duas faces. “De um lado, está o início de algo novo; do outro, o aperfeiçoamento do antigo”. Ou seja, fazer coisas diferentes é tão importante quanto fazer diferente as coisas que já fazemos, porque ao criar coisas diferentes, adentramos novos mundos, mas ao fazermos diferente e melhor, podemos adquirir qualidade e excelência.

 

Acredito que para fazer diferente é fundamental estar apto aos testes. Quem testa e corrige com mais velocidade poderá entregar ao seu público mais valor em menor tempo. Esperar um produto ficar completamente pronto demora, é complexo e ainda pode incorrer em erro. O comportamento do consumidor tem mudado muito rapidamente, então, quanto mais rápido você colocar um produto ou serviço em teste e for moldando-o às necessidades e respostas do seu cliente, melhor.

 

No modelo tradicional as equipes se reúnem para pensar em todas as alternativas, criam planos e mais planos, aprovam o orçamento, colocam para desenvolvimento e, quando realmente começa, o time já não se preocupa mais com o problema do cliente, mas com o escopo do projeto, que, a essa altura, deve estar bastante defasado em relação ao problema ou expectativa do cliente.

 

Em modelos de negócios voltados à inovação, tecnologia e transformação digital, a tomada de decisões é direcionada a resolver o desafio da maneira simples e o mais rápido possível. Isso faz com que as equipes não estejam preocupadas simplesmente com o que foi planejado e com o que está em sua lista de tarefas, mas com as oportunidades de teste e validação das experiências. De forma colaborativa, os times constroem algo relevante, aproveitando o que têm, minimizando os esforços e resolvendo os desafios.

 

Empresas e profissionais precisam buscar melhorar suas propostas de valor, criar novas, de forma proativa. No contexto de inovação e aperfeiçoamento, não basta contar com uma equipe proativa e engajada; também não é apenas contar com produtos ou serviços que superem a concorrência. A inovação por meio de testes contínuos e velozes deve se dar fundamentalmente na cultura organizacional, promovendo aperfeiçoamento de todo o negócio e impulsionando os resultados.

 

O mercado exige cada vez mais personalização, conveniência e grandes experiências. E o interessante é que estamos aprendendo, como líderes e empresas, que não podemos atender a todas essas demandas sozinhos. Parcerias são uma boa estratégia para inovarmos de forma mais ágil e até mesmo escalável.

 

A tecnologia conecta todos os aspectos de nossas vidas, proporcionando mais oportunidades para crescer e inovar. Fazer diferente, hoje, exige-nos criar fontes de valor para além do resultado final das experimentações, testes e implementação: valor das pessoas, valor social e valor do cliente.

 

Compreender a disrupção tecnológica como uma oportunidade, ao invés de uma ameaça, e reinventar a si mesmo para desbloquear novas fontes de valor é imprescindível para entregar mais e melhor no contexto empresarial atual. Colocar o ser humano no centro, adotando a tecnologia em velocidade e inovando em escala, é um caminho para as empresas que quiserem criar uma vantagem competitiva e prosperar em um futuro que está sendo refeito pela crise atual.

 

Autor: Clever Murilo Pires – CEO Livres

Referências:
Osterwalder, Alexander. Value Proposition Design – Como construir propostas de valor inovadoras. Rio de Janeiro – Ed. Alta Books, 2019.

Como a alta tecnologia em alta velocidade pode criar vantagem competitiva? 

Inovação e agilidade andam juntas na era da velocidade

As duas faces da inovação


Últimas notícias

Desafio 18

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!