Fale com o Instituto: 0800-883-6263

Inovação Social, ações que fortalecem a sociedade

Em que medida a inovação social pode contribuir para o fortalecimento da sociedade?

Já se foi o tempo em que as pessoas e empresas não precisavam se preocupar com a tal da inovação social… Hoje, cada vez mais, a inovação social se tornou um imperativo!

A responsabilidade social já deixou de ser uma preocupação periférica das empresas e organizações. Além de responder às expectativas e exigências de um conjunto amplo de stakeholders, as instituições têm de atrair e reter colaboradores, motivados pelo impacto social e ambiental, e desenvolver estratégias de crescimento alinhadas com as necessidades de longo prazo da sociedade.

As organizações que não responderem com essas atitudes, e continuarem tocando os seus negócios como sempre fizeram, perderão uma ótima oportunidade de criação de valor para o acionista e a sociedade.

As grandes companhias e multinacionais, em particular, estão entre as poucas organizações – além dos governos e grandes fundações e ONGs – com escala, recursos e capacidade para fazer a diferença na abordagem dos problemas sociais brasileiros, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Segundo o professor Filipe Santos, autor do artigo, elas podem guiar e liderar toda uma cadeia de valor ou ecossistema de negócios, com impactos significativos nas condições humanas e no ambiente. As expectativas da sociedade são grandes e a oportunidade para a criação de valor é forte, mas o desafio é a execução: como as empresas e organizações podem se tornar motores de inovação social?

Uma resposta possível é: “não reinventando a roda, mas se associando aos inovadores das rodas”, ou seja, fazendo parceria com empreendedores sociais, afirma Santos. O Brasil tem forte tradição de empreendedores sociais inovadores com ambição e impacto positivo.

1- As empresas podem identificar essas inovações em áreas relevantes e apoiar o seu crescimento.

2- Um segundo caminho é desenvolver um concurso temático ou programa de aceleração para identificar e apoiar novas soluções, conseguindo assim trazer inovação social de fora para dentro.

3- Um terceiro caminho é criar uma iniciativa própria de impacto, em uma área que permita envolver os seus colaboradores no que eles são melhores.

As empresas e organizações devem avaliar as soluções existentes, propostas por empreendedores sociais ou agentes públicos. Na lacuna entre as causas dos problemas e as atuais soluções existirão oportunidades para a inovação social. Assim, ajudarão a resolver o problema da sociedade, envolvendo e motivando os colaboradores e disseminando internamente um pensamento novo, preparando-se melhor para os desafios do amanhã.

O Instituto Livres tem a inovação social como um valor interno. Entendemos que a inovação social faz parte das estratégias de desenvolvimento de soluções e oportunidades para combatermos os males sociais aos quais nos dispusemos a enfrentar. Queremos ver a realidade do nosso país transformada e, para isso, buscamos soluções adequadas e sustentáveis para a expansão e manutenção de nossos projetos, especialmente no sertão.

O fundamento estratégico da inovação social é cada vez mais forte para as empresas e organizações e o apelo da sociedade também. As organizações que não responderem com ações e inovação social, e continuarem tocando os seus negócios como sempre fizeram, perderão uma ótima oportunidade de criação de valor.

Como você pode contribuir para a nossa sociedade? de que forma o seu conhecimento pode agregar inovação social ao que já existe ou se tem feito? Se você puder colaborar para que mais vidas e famílias sejam beneficiadas no sertão com os nossos projetos, fale conosco! 

Translate »