Doação de sangue é capaz de salvar vidas

Você sabe quantas pessoas podem ser beneficiadas com uma doação de sangue?

Você doa sangue?

Se as respostas forem não, daremos alguns motivos para você adotar esse gesto de solidariedade em sua vida.

O sangue é essencial para o funcionamento de nosso organismo. Ele é o responsável por transportar oxigênio e irrigar todos nossos órgãos e tecidos. Atua como defesa no sistema imunológico evitando infecções e ainda possui papel fundamental na coagulação. Não há nenhuma outra substância conhecida capaz de substituir o sangue e exercer tais funções com tamanha eficácia. Por diversos motivos, as pessoas precisam receber doação de sangue.

O sangue doado e partes isoladas de seus componentes, como o plasma e hemoglobinas, podem ser usados para o tratamento de alguns tipos de câncer, em transplantes de órgãos e medula, em cirurgias cardíacas e outras de grande porte, no tratamento de doenças sanguíneas crônicas graves, como a doença Falciforme e Talassemia e também em situações de emergência e calamidade.

Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

Mas não precisa se preocupar, o sangue retirado durante a doação não fará falta para seu organismo. Naturalmente, e em pouco tempo, seu corpo irá repor a quantia doada e sua saúde não será afetada negativamente. Muito pelo contrário, o bem estar em doar e ajudar a salvar vidas irá trazer diversos benefícios para sua vida.  

 

Se você tiver interesse em doar sangue, o portal Abbott separou algumas dicas de como o fazer da melhor forma possível:

Antes de doar sangue

1. Tenha uma boa noite de sono

É importante estar bem disposto para o grande dia. Certifique-se de ter dormido pelo menos seis horas no período das 24 horas anteriores.

2. Alimente-se bem

Ingredientes ricos em ferro são especialmente recomendados para garantir um nível adequado de hemoglobina no sangue. Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são bons exemplos de fontes de ferro. O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado – frutas cítricas são uma ótima pedida. Vá bem alimentado ao local de doação, mas não com o estômago cheio.

3. Evite comidas gordurosas

A presença de gordura no sangue prejudica a realização dos exames de segurança necessários no material coletado. Se o sangue apresentar um índice de gordura muito elevado, ele vai acabar sendo descartado. Para evitar isso, não consuma alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.

4. Beba líquidos

Uma doação de sangue corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto, estar bem hidratado é fundamental. Capriche na ingestão de água e suco de frutas. Lembre-se: quem vai doar sangue não pode ingerir álcool nas 24 horas que antecedem a coleta.

5. Seja sincero

Você deverá responder algumas questões sobre seu histórico médico, sua saúde e seus hábitos. Não há juízo de valor aqui: o objetivo é garantir que a doação seja segura para você e para quem for receber o sangue.

 

Depois de doar sangue

6. Não tenha pressa

Permaneça sentado por 15 minutos, no mínimo, após a coleta. Tome o lanchinho oferecido, evite dobrar o braço que recebeu a agulha por 30 minutos e não caia na tentação de arrancar logo o curativo: deixe-o lá por pelo menos quatro horas. Caso sinta tontura ou fraqueza, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou se deite com as pernas elevadas. Isso evita quedas e alivia os sintomas, porque aumenta a circulação sanguínea na cabeça.

7. Reabasteça seu corpo

Trate de recuperar todo aquele líquido perdido: aumente o consumo de água e sucos, especialmente nas quatro horas posteriores ao procedimento. Para ajudar o organismo a repor o sangue nos dias pós-doação, continua a valer a dica de consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

8. Não fume

Se você fuma, espere pelo menos duas horas antes de acender um cigarro. Se quiser aproveitar o embalo e parar de vez, sua saúde agradece!

9. Evite bebidas alcoólicas

O álcool propicia a desidratação do organismo, que é tudo o que você não precisa nesse momento. A recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.

10. Pegue leve

Procure não levantar peso nem exagerar nas atividades físicas nas 12 horas seguintes à doação. Afinal, você ajudou a salvar vidas e seu corpo merece um descanso!

 

Para interessados nessa atitude de amor e generosidade, o portal online do Ministério da Saúde oferece de forma didática e prática mais informações e também endereço de hemocentros que podem receber sua doação.

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?