As empresas e o voluntariado - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

07 de julho

As empresas e o voluntariado

Muito se ouve falar sobre as empresas e o voluntariado, contudo, muito se pergunta também se esta parceria tem exercido sua potencialidade em nosso contexto atual. Será que elas são efetivas? Ou duradouras?

 

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial, sob a perspectiva ética, reconhece que as empresas são responsáveis por suas ações perante a sociedade e que, em algumas circunstâncias, deve considerar ainda os stakeholders. Reconhece-se assim a obrigação das empresas apoiarem as comunidades em que atuam, para dar melhor qualidade de vida às pessoas que ali vivem (PELOZA et al., 2012).

 

Já Voegtlin (2015) destaca a importância do papel da liderança exercida com ética e coragem moral, buscando soluções colegiadas que envolvam os interessados nas decisões e que, em longo prazo, provocam mudanças positivas na coletividade. Nos termos do autor, o líder responsável está conectado com a realidade e pensa criticamente as regras e normas vigentes, sem perder a perspectiva de longo prazo.

 

E o voluntariado nesse processo? Como essa atividade contribui no contexto corporativo fortalecendo, ou não, as ações e boas práticas de ESG das empresas? É o que vamos abordar neste blog.

 

O que é o voluntariado?

O voluntariado é uma manifestação importante de utilidade humana, por meio do qual os indivíduos oferecem seu tempo e conhecimento em ações voluntárias, de forma regular. É um elemento fundamental na construção da sociedade civil, humanizando a sociedade em busca de paz, liberdade, oportunidade, segurança e justiça para todas as pessoas, com objetivo final de transformar o mundo.

 

A dificuldade de se conceituar voluntariado está na multiplicidade de abordagens que refletem a definição de uma teoria única que engloba os diversos contextos em que a atividade pode ser exercida.

 

Considerando o aspecto multidimensional e a complexidade do tema, encontramos muitas definições do que é o voluntariado, assim como temos exemplos de sua importância para a sociedade através dos tempos, em momentos de calamidade ou mesmo no cotidiano, no intuito de resolver os problemas dos mais pobres e desamparados.

 

O voluntariado também pode estar fundamentado em motivação altruísta religiosa, quando da colonização do Brasil, ou em motivações de cidadania, como na década de noventa, pela participação da sociedade civil devido à abertura política.

 

Como surgiu o voluntariado empresarial

O voluntariado empresarial foi trazido para o Brasil pelas multinacionais americanas. Mas os primeiros movimentos de Responsabilidade Social Corporativa RSC, ou RSE, nasceram com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), pioneiro na difusão das ações socioambientais das empresas, por meio da publicação do Balanço Social, em meados de 1980.

 

Com o surgimento dos Programas de Voluntariado Empresarial – PVE -, o voluntariado ganhou um novo sentido no contexto histórico e cultural, se institucionalizando por meio de programas adotados no âmbito privado. A criação desses PVEs nas empresas atenderia à crescente demanda da sociedade e de seus funcionários, por uma postura mais socialmente responsável.

 

Em substituição ao antigo conceito de voluntariado assistencialista, ligado a obras de caridade, as empresas passaram a criar políticas, definir práticas e disponibilizar recursos financeiros, fazendo uso de suas diversas formas de relacionamento para aumentar sua atuação social.

 

Segundo Studer e von Schnurbein (2013), o voluntariado empresarial pode ser definido como um conjunto de atitudes e políticas organizacionais empreendidas com o objetivo de motivar e apoiar a participação dos seus funcionários em trabalhos voluntários na comunidade.

 

Em função das transformações nas várias áreas do conhecimento e das novas necessidades dos indivíduos, somadas às crescentes preocupações com ações responsáveis e uma visão humanista da sociedade, é grande a atenção sobre como as mudanças no Voluntariado Empresarial operam na forma de gerir os negócios.

 

Leia também:
+ As OSCs e o voluntariado. Mitos e Verdades
+ Os benefícios do trabalho voluntário

 

Resultados entre empresas e o voluntariado. Uma relação em perspectiva

De acordo com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS, o voluntariado empresarial contribui para que a empresa melhore as relações com os seus stakeholders, com destaque para seu público interno e externo.

 

Além disso, considerar a gestão socialmente responsável como estratégica pode ajudar a firmar os valores da empresa, um recurso válido para promover e sedimentar a cultura corporativa, fortalecendo vínculos entre funcionários, melhorando a imagem da empresa e o clima organizacional.

 

Ou seja, as práticas de voluntariado no âmbito corporativo são uma forma de as empresas demonstrarem para a comunidade seu engajamento social, por meio do incentivo e apoio a seus funcionários em projetos e trabalhos que beneficiem a comunidade do entorno.

 

Recentemente, o site “Voluntariado Empresarial”, referência no meio do voluntariado corporativo nas empresas, reuniu resultados de pesquisas sobre o voluntariado corporativo e cidadania corporativa e apontou que:

– 89% dos gestores de diferentes áreas consideram que o voluntariado corporativo faz a pessoa ser um profissional melhor;

– 92% dos gestores concordam que o voluntariado melhora habilidades de liderança;

– 70% dos gestores acreditam que ações voluntárias contribuem para os objetivos estratégicos da empresa;

– 82% dos gestores se sentem mais inclinados a escolher candidatos com experiência em voluntariado.

Já em relação aos colaboradores, o estudo apontou:

– 90% dos gestores acreditam que ações voluntárias contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências e fortalecem o espírito em equipe;

– 80% dos gestores acreditam que voluntários ativos se movem mais rapidamente para cargos de liderança;

– 88% dos colaboradores acreditam que seu trabalho é mais satisfatório quando são dadas oportunidades de causar impacto positivo em questões sociais e ambientais;

– 83% seriam mais leais a uma empresa que os ajudasse a contribuir com questões sociais e ambientais.

 

Outro ponto importante é que a existência de Programas de Voluntariado nas empresas tem sido fator decisório para a “geração Y” na hora de escolher a organização em que gostariam de trabalhar. Diante disso, o voluntariado deve ser visto como parte de uma agenda mais ampla, compondo a estratégia da empresa, em função da preocupação com sua reputação social.

 

Contudo, e os resultados dessa atuação conjunta entre empresas, sociedade e organizações do Terceiro Setor? Observa-se efetividade nas parcerias estabelecidas entre as partes? O potencial tem sido explorado em sua efetividade? Vamos entender mais sobre isso abaixo em nossa leitura.

 

Quais os benefícios do voluntariado para as empresas?

Entendemos que o voluntariado é um caminho para conscientizar e mobilizar pessoas e grupos sociais marginalizados para que defendam seus direitos, para modificar políticas públicas e criar ações no campo da cidadania, seja no âmbito público, no privado ou no do terceiro setor em que instituições sociais e fundações atuam fortemente.

 

É comum refletirmos sobre os benefícios para as ONGs que estão recebendo essa parceria e sobre os ganhos pessoais para o próprio voluntário, que exerce cidadania, pratica solidariedade e contribui com a sociedade. Nesta troca entre ONG e voluntários, as duas partes saem ganhando. As empresas que oferecem programas de voluntariado empresarial ou corporativo para seus colaboradores se somam a esta relação de benefícios mútuos e passam a ter em mãos uma ferramenta poderosa.

 

As empresas que promovem programas de voluntariado obtêm diversos benefícios com resultados positivos, como o fortalecimento da imagem junto aos formadores de opinião, construção de vínculos com as comunidades do entorno, ganho de credibilidade junto à mídia, mesmo que esse não seja seu objetivo.

 

Outros benefícios comumente observados por empresas que desenvolvem programas de voluntariado são a melhoria de clima organizacional, integração de funcionários, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, desenvolvendo a capacidade de trabalhar melhor em grupos e desempenhar melhor as tarefas em equipes multifuncionais.

 

Formatos de programas de voluntariado nas empresas

O voluntariado nas empresas pode ser apresentado de diferentes formas de atuação porque essas distinções ocorrem na forma e na prática, em função da diferença de contexto empresarial, e refletem na escolha das questões que envolvem competência, habilidades, estratégia da empresa; na definição de voluntariado corporativo, igualmente variada; e na composição do grupo de voluntários, que pode ser formado por funcionários efetivos, ex-funcionários, familiares, terceirizados, até mesmo em associação com seus parceiros sociais.

 

Embora haja muitas formas de práticas e uma variedade de atividades diferentes, o fator em comum entre o voluntariado nas empresas é o incentivo do empregador aos funcionários para que se tornem voluntários. Com a criação de políticas que beneficiam os empregados, como a flexibilização do horário, permitindo que o funcionário dedique horas à prática do voluntariado durante o horário normal de trabalho, ou incentivam a prática fora do horário de expediente, concedendo reembolso, prêmios e reconhecimento em dinheiro, ou permitem o uso das instalações da empresa e de outros bens tangíveis.

 

O empregador pode ainda buscar parcerias com instituições sem fins lucrativos, de maneira formal ou informal, para facilitar a prática do voluntariado, de modo que esses programas estejam mais alinhados com a missão e o negócio da empresa. Há também parcerias que se formam de acordo com o interesse dos empregados e da comunidade.

 

Segundo o CEO do Livres, Clever Murilo Pires, “hoje, vemos empresas bastante preocupadas em dar sentido e legitimidade ao que fazem nos programas de investimento social e voluntariado, não os descolando demasiado de sua atividade principal. Conectar colaboradores às oportunidades estratégicas e de impacto nas áreas de voluntariado, desenvolvimento de competências e doação comunitária para criar uma cultura que divulgue excelência e apoie a retenção de funcionários”, é um exemplo de missão que tem ressoado.

 

Como estratégia de negócios, implementar o Voluntariado Corporativo tem um impacto, e os principais benefícios são aqueles relacionados ao seu impacto social na ponta, devendo refletir a cultura da empresa.

 

A motivação nas empresas que levam ao voluntariado

Já esclarecemos sobre os benefícios para as empresas dos programas de voluntariado, mas o que as pessoas ganham com o voluntariado?

 

Como resultado das grandes transformações sociais, o voluntariado veio sofrendo mudanças, inclusive nas bases motivacionais e no padrão de realização. Enquanto o voluntariado tradicional envolvia um compromisso de vida, hoje, a vontade de participar em ações voluntárias parece estar mais diretamente relacionada a interesses e necessidades dos sujeitos envolvidos, do que ligada a um sentimento de obrigação para com a comunidade.

 

Motivados por uma busca de autorrealização, voluntários não abrem mão da liberdade de escolha e de atribuições claramente definidas com resultados tangíveis. Assim, para reter os voluntários e mantê-los envolvidos, a atividade precisa ser importante e divertida.

 

Para compreender melhor as motivações que levam milhões de pessoas ao redor do mundo a dedicar parte substancial de seu tempo para ajudar os outros em atividades voluntárias e quais os fatores envolvidos na decisão de se engajarem e se manterem em programas de voluntariado. Servimo-nos de estudos da psicologia que apontam seis fatores principais para a motivação dos voluntários:

  1. a) Valores, expressos pela oportunidade que o voluntariado proporcionará ao indivíduo de expressar seus valores humanitários e altruístas para com outros;
  2. b) Entendimento, possibilidade de novos aprendizados e de colocar em prática seu conhecimento, habilidades e capacidades;
  3. c) Social, a possibilidade de se relacionar com outros e se engajar em causas bem-vistas pela sociedade;
  4. d) Carreira, preocupação relacionada com os benefícios que podem ser obtidos a partir da participação em trabalho voluntário;
  5. e) Proteção, relacionada aos processos motivacionais envolvendo o ego, como se proteger de características negativas e, ainda, minimizar a culpa por ter mais sorte que os outros em resolver problemas pessoais;
  6. f) Melhoria relacionada com o aumento da autoestima, visando a contrabalançar o otimismo e pessimismo.

Estudos realizados para estabelecer o que motiva os funcionários a se engajar nos programas de voluntariado encontraram sensíveis diferenças para a sua motivação, de acordo com o tipo de programa de voluntariado que ingressam.

 

Identificaram, por exemplo, que a motivação dos voluntários em programas planejados e apoiados pelas corporações é muito diferente das motivações dos voluntários em programas, fora do contexto do trabalho e dos engajados em movimentos voluntários de caridade.

 

Desafios das empresas e o voluntariado

O Voluntariado Corporativo deve ser estruturado visando o incentivo ao engajamento, ao vínculo de confiança entre empresa e os voluntários, para aproximar as ações realizadas às atitudes pessoais tidas como importantes pela empresa. O voluntariado é um grande treinador e desenvolvedor de empatia e pode ajudar as pessoas a fazer mais, sentir-se melhor e viverem mais tempo.

 

Muitas instituições apontam que iniciam os programas, mas a participação dos colaboradores está muito aquém das expectativas. Esse é um desafio, sim: tornar o voluntariado corporativo uma ação da empresa, e não de pequenos grupos ou departamentos. Além disso, o programa precisa do envolvimento da alta direção, bem como a participação da mesma, precisa de publicização interna e divulgação clara de como as pessoas podem participar.

 

Outro desafio de muitas empresas é desenvolver um programa específico, o que se resolve trabalhando em parceria com organizações sociais locais que já tenham trabalhos consolidados. Uma das grandes vantagens da parceria para programas de voluntariado corporativo com as OSCs é que elas são grandes conhecedoras dos problemas enfrentados nas comunidades, do contexto, das oportunidades e possíveis soluções para o enfrentamento da situação e precisam de mais pessoas com conhecimentos multidisciplinares, força de vontade e recursos – o que as empresas têm em abundância.

 

“No Livres, por exemplo, não fazemos nada que não tenha nenhum propósito ou que seja sem sentido. O feedback constante de voluntários e instituições parceiras é incrível.”, afirma o CEO. Se a sua empresa deseja implementar um programa efetivo de voluntariado corporativo, fale conosco!

 

A potencialidade da parceria entre empresas e o voluntariado

Os desafios e os caminhos encontrados nas vivências diversificadas das empresas com os programas de voluntariado suscitam questões, como se a existência de programa de voluntariado traz modificação para o comportamento e o modo de proceder da organização e para o comportamento pessoal e profissional dos voluntários que se engajam nos programas.

 

No âmbito de negócios, podemos afirmar que o potencial das parcerias e do impacto a ser alcançado quando organizações sociais e empresas trabalham juntas é enorme. Também podemos afirmar que as empresas buscam ou desejam ter programas voltados ao voluntariado e às práticas de ESG. Porém, estão patinando em situações e contextos limitantes, buscando respostas dentro de suas equipes, sendo que poderiam atuar em conjunto com as entidades do Terceiro Setor, fortalecendo-se mutuamente naquilo que são boas.

 

Resultados detalhados da pesquisa sobre o voluntariado empresarial no Brasil estão no trabalho de Carmem Augusta Varela. Leia mais aqui.


Últimas notícias

Desafio 18

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!