Os benefícios do trabalho voluntário - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

11 de agosto

Os benefícios do trabalho voluntário

Você sabia que estudos comprovaram que realizar trabalho voluntário faz bem para a saúde?

O objetivo da pesquisa foi compreender a relação entre voluntariado e saúde na população que não faz trabalho voluntário. 

A pesquisa foi feita com 746 trabalhadores, sendo que 35% eram voluntários de uma ONG e os outros 65% não eram voluntários.

O resultado foi impressionante: os trabalhadores que são voluntários apresentaram menos conflito no trabalho, menos esgotamento e estresse. A saúde mental deles é melhor do que aqueles que não fazem trabalhos voluntários.

A pesquisa concluiu que o voluntariado, embora consuma energia e tempo, pode contribuir para um maior senso de equilíbrio para as pessoas na força de trabalho, o que pode, por sua vez, influenciar positivamente a saúde.

Nós, do Livres, recebemos inúmeros feedbacks de voluntários que se dizem mais felizes porque atuam nos nossos Programas.

Podemos afirmar, com base nos dados da pesquisa, que sentimos prazer, satisfação, quando fazemos algo em benefício de alguém.

Benefícios do trabalho voluntário

Listamos para vocês alguns benefícios que o trabalho voluntário traz:

 

Aumento da autoestima e da sensação de satisfação

Quando contribuímos em favor de uma causa com os nossos conhecimentos e habilidades, a nossa autoestima aumenta, isso porque há reconhecimento por parte da ONG, que recebe a sua ajuda e das pessoas que são beneficiadas pelos serviços que a ONG oferece. Veja como é legal esse ciclo: um ajuda o outro e todos ganham!

 

Prática e desenvolvimento da empatia

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que outra pessoa sentiria, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.

Quando você faz trabalho voluntário, você coloca em prática e ao mesmo tempo desenvolve mais empatia. Quanto maior a diversidade de causas em que você atuar, mais experiências você vai adquirir. 

 

Melhora das competências de trabalho em equipe

O trabalho voluntário é feito por várias mãos com o mesmo propósito. Atuar em equipe é fundamental para alcançar o resultado planejado.

 

Aumento e diversificação da socialização

Quando você faz um trabalho voluntário, isso te leva a conhecer muitas pessoas diferentes com as quais você pode aprender. 

O voluntariado é uma ótima oportunidade de você fazer amigos, expandir o networking e crescer em conhecimento. 

 

Aperfeiçoamento e aprendizado de novas e velhas habilidades

Pessoas ensinam pessoas. Isso é um fato, concorda? O voluntariado proporciona para você o aperfeiçoamento de suas habilidades e, ao mesmo tempo, pelo fato de você estar conectado com outras pessoas, aprender novas habilidades. 

Você já fez trabalhos voluntários? Se sim, continue. Se você ainda não fez, não perca tempo, conheça as causas do Livres e venha fazer parte desse time que tem transformado milhares de vidas no sertão nordestino.

 

SEJA UM VOLUNTÁRIO DO LIVRES!!

Texto escrito por Renan Lacerda.


Últimas notícias

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Mais Água: Transformando Vidas no Sertão com Acesso à Água Potável

O projeto Mais Água busca transformar vidas no sertão brasileiro ao fornecer acesso à água potável, enfrentando a escassez por meio de soluções hídricas.

Empoderando Vidas: Conheça o Projeto Livre Ser no Sertão do Brasil

O Projeto Livre Ser promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências de socioaprendizagem, visando fortalecer seu protagonismo social e cultivar valores como autonomia e dignidade.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!