Este problema crônico do Brasil impacta a vida de milhares de pessoas, perpetuando um cenário onde pessoas não têm acesso à água potável para se hidratar, cozinhar um alimento ou até mesmo para tomar um banho.
Para se ter uma ideia, em setembro de 2021, 12 cidades do sul do Piauí, principal área de atuação do Livres, contabilizaram mais de 100 dias sem chuva.
As principais causas da seca no sertão nordestino são naturais. A área está localizada em um local com pouca pluviosidade ao longo do ano. O sertão é dificilmente afetado pela massa de ar frio e úmido do sul. Portanto, há uma massa de ar quente e seco de longo prazo no interior do nordeste, e nenhuma chuva é produzida.
Mas como ficar de braços cruzados vendo milhares de famílias sem acesso a água?
Em resposta a essa pergunta, o Instituto Livres criou o programa Mais Água.
Leia também:
+ Como levar água potável para o sertão
+ Doação que gera água e salva vidas
O Mais Água viabiliza soluções de acesso à água potável em regiões do sertão onde há escassez hídrica ou o acesso inexistente.
Através do programa, implantamos tecnologias que sejam a melhor alternativa para dar acesso à água limpa e potável para milhares de famílias que sofrem com a seca. As soluções com as quais temos trabalhado são:
- Sistema dessalinizador;
- Poço artesiano;
- Açude;
- Barragem;
- Caminhão pipa.
Para se ter ideia do nosso comprometimento com a transformação do sertão nordestino, até 2021 o Mais Água já havia distribuído mais de 60 milhões de litros de água potável.
Estamos transformando vidas no sertão nordestino. E você pode fazer parte dessa transformação.