Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Dia Mundial da Água

O dia 22 de março é marcado como o Dia Mundial da Água!

A água é um dos recursos naturais mais importantes para nossa vida. Na verdade, tomando liberdade para utilizar uma frase clichê, sem a água não há vida!

 

O Dia Mundial da Água foi estipulado em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para se debater sobre questões relacionadas à água em suas mais diversas esferas de utilização, soluções e problemas.

A fim de despertar uma consciência cidadã e sustentável acerca desse tema, instituições de diversos setores da sociedade trazem o assunto à tona.

 

Últimas estimativas do IBGE indicaram que cerca de 34,1 milhões de pessoas ainda não possuem acesso à uma rede de distribuição de água potável.

Se essas pessoas querem água para beber, cozinhar, lavar roupa, louça ou tomar banho, precisam recorrer à meios alternativos de acesso à água. Meios que, ou exigem muito esforço físico e tempo gasto para acessar água ou não fornecem água de boa qualidade.

A falta de água pode até ser um tema já batido, usado por muitas instituições em diversos momentos. Mas se ainda não paramos de chamar sua atenção para esse problema, é porque ele ainda existe e é uma dor latente para essas 34,1 milhões de pessoas.

 

Não existe nenhuma região do mundo que seja imune à falta d’água. Por maior que seja a disponibilidade natural do recurso em determinada região, se não administrado de maneira consciente, a água será um recurso cada vez mais caro, escasso e inacessível. Talvez essa realidade não esteja muito distante.

No Brasil, as regiões norte e nordeste possuem as maiores taxa de internações hospitalares causadas por doenças relacionadas ao consumo de água insalubre ou pela falta de água.

A demais regiões do país, e do mundo, também possuem problemas com falta do acesso à água e não podemos deixar de olhar para elas como locais que precisam de nossa ajuda para ter um recurso tão básico e essencial, mas chamamos atenção para a região nordeste pois é onde atuamos com o projeto de soluções hídricas, Mais Água.

 

Com a experiência que temos no Instituto Livres, sabemos que quando alguma da soluções hídricas chega numa comunidade que antes não possuía sistema de abastecimento e distribuição de água, não é apenas a água que chega nas comunidades. Por meio dos sistemas dessalinizadores, filtros de alta tecnologia, caminhões pipa e perfuração de poços também retorna para eles todo o tempo que perderam em busca de água em regiões longínquas, saúde que lhes era diminuída consumindo água insalubre, disposição que não tinham pela fraqueza física por falar das nutrientes no organismo e tantas outras coisa imensuráveis.

A luta pela preservação e sustentabilidade do consume de água, atualmente, atinge outros patamares. Economizar água em sua rotina, fechando a torneira enquanto escova o dente ou se ensaboa no banho e reutilizar água da chuva, por exemplo, são atitudes dignas e extremamente necessárias para a conservação do recurso. Mas é necessário ir além.

A sociedade de consumo frenético exige um mercado abastecido constantemente de mercadorias novas. Para isso, as fábricas e indústrias para produzir uma calça jeans, por exemplo, precisam gastar por volta de 10 mil litros de água.

Confira aqui o gasto de água na produção de produtos de rotina.  

Ainda existem empresas que utilizam rios, lagos e represas como pontos de descarte de excedentes de suas produções. Poluindo o lar de animais e a possível fonte de água e alimento de algumas pessoas.

Para causar ainda mais impacto na luta pela água, se faz necessário que a população cobre dessas grandes empresas uma responsabilidade social. Assumindo compromisso não apenas pelo marketing da empresa. Mas sim pela consciência de ser parte da transformação efetiva no mundo.

 

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU é justamente assegurar a disponibilidade e manejo da água para todo cidadão.

Despertar sua consciência humana e lutar para todas as pessoas do mundo, sem exceção alguma, tenham acesso à dignidade e a vida que a água representa é a nossa intenção.

 

No Dia Mundial da Água, junte-se a nós e compartilhe esse conteúdo para que seus amigos também se lembrem dessa luta.

Contamos com você!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?