Vazamento na rede de distribuição - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

03 de fevereiro

Vazamento na rede de distribuição

Na quarta-feira (27/01), durante o período da manhã, houve o vazamento na rede de distribuição de água no Centro de Teresina-PI que foi responsável pelo desabastecimento de mais de 15 bairros da região.

Devido à complexidade da resolução desse problema, a fim de evitar mais complicações, incluindo o desperdiço de água, a concessionária Águas de Teresina precisou também cortar o fornecimento para os bairros de Mafuá, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, Pio XII, Frei Serafim, Cidade Nova, Vermelha, Tabuleta, Três Andares, Macaúba, Monte Castelo, Ilhotas, Centro, Cabral e Piçarra e pediu a colaboração e compreensão de todos.

A previsão era que tudo já fosse resolvido até às 14h do mesmo dia. Então os moradores dessas comunidades já voltariam à suas vidas normais.

Seria muito bom se todos os problemas relacionados à falta d’água no Piauí, e em todas as regiões do Brasil que ainda sofrem com a falta desse recurso, fossem de mais fácil resolução como esses que os quinze bairros passaram no dia 27.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), organização que assumiu a responsabilidade de monitorar ameaças naturais em municípios brasileiros, realizou, na segunda quinzena de 2020, um levantamento das condições de seca na região Nordeste, local em que se encontram a maioria de nossos projetos. Os dados que obtiveram são, no mínimo, preocupantes e indicam um avanço considerável da seca na região. Eles apontam um aumento de 85 para 202 regiões afetadas pela falta d’água.

Para conferir na íntegra todas as informações, basta acessar o site deles clicando aqui.

Além de todos os problemas que já conhecemos e sempre evidenciamos que vêm acompanhados da falta d’água, como a falta de higiene básica, mal desempenho nas tarefas diárias, como trabalho e estudo, falta de acesso à determinados tratamentos médicos, o que também ganha destaque nessa edição dos estudos do Cemaden é o impacto que essa condição de seca pode ter na agricultura familiar das comunidades.

Essa forma de subsistência familiar é, em grande parte dos casos, uma saída para a falta de recursos financeiros que permitam compra de alimentos de origem vegetal ou animal. Porém, com a falta d’água está cada vez mais difícil para as famílias manter sua pequenas plantações funcionando. O solo seco se torna cada vez menos solícito à agricultura e pecuária.

O vazamento na rede de distribuição do Centro de Teresina acaba se tornando um dos menores problemas quando ainda existem regiões que sequer possuem encanamento para água, não concorda?

Com o projeto de soluções hídricas Mais Água, trabalhamos para mudar essa realidade e fornecer água de qualidade para as comunidades no sertão do Piauí. Hoje já conseguimos ajudar a mudar a realidade de 31 comunidades com alguma das soluções oferecidas pelo Mais Água.

Porém, na realidade de pandemia e incerteza de vacinação que ainda vivemos, muitas pessoas têm deixado de nos apoiar com suas doações. O que dificulta muito a continuação de nosso trabalho.

Nos ajude a levar água para mais pessoas, faça um Pix e leve água para o sertão.

Nossa chave Pix para recebimento de doação é: 08.052.116/0001-86

Se quiser saber como doar pelo Pix, basta CLICAR AQUI!


Últimas notícias

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Mais Água: Transformando Vidas no Sertão com Acesso à Água Potável

O projeto Mais Água busca transformar vidas no sertão brasileiro ao fornecer acesso à água potável, enfrentando a escassez por meio de soluções hídricas.

Empoderando Vidas: Conheça o Projeto Livre Ser no Sertão do Brasil

O Projeto Livre Ser promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de experiências de socioaprendizagem, visando fortalecer seu protagonismo social e cultivar valores como autonomia e dignidade.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!