Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Suicídio no Brasil: taxa de mortalidade no Piauí é preocupante

O principal local de atuação do Instituto Livres é o estado do Piauí. Este estado, tão rico em sua beleza e recursos naturais, demonstra vulnerabilidades sociais que muitos já conhecem: seca, desemprego, violência doméstica e fome. Contudo, existe um outro problema silencioso que tem se alastrado em meio aos piauienses: o suicídio.

 

Como bem sabemos, o mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio, denominada como setembro amarelo.

 

Nesse momento em que colocamos um problema tão sério em foco, queremos trazer esclarecimentos para conscientizar e alertar sobre como o suicídio é ainda mais grave no estado do Piauí, comparado com todo o Brasil.

 

Taxa de mortalidade por suicídio no Piauí

Segundo matéria publicada pelo G1 em 2019, a taxa de mortalidade por suicídio no Piauí é quase o dobro do índice nacional.

 

Segundo o SIM, Sistema de Informação sobre Mortalidade, enquanto entre os anos de 2010 e 2017 a taxa de mortalidade por suicídio era de 5,6 mortes a cada 100 mil habitantes em todo o Brasil, esse taxa chegou a 10 mortes no estado do Piauí.

 

Já o Perfil Epidemiológico da Mortalidade por Suicídio no Piauí – 2020 nos traz alguns dados mais atualizados. A taxa de mortalidade por suicídio no Brasil foi de 5,8/100.000 habitantes, enquanto no Piauí, foi de 9,5/100.000. Portanto, o Piauí só fica atrás dos estados do Rio Grande do Sul (12,1/100.000 habitantes) e Santa Catarina (10,2/100.000 habitantes).

 

Dos 224 municípios piauienses, 49% registraram óbitos por suicídio.

 

Como identificar o comportamento suicida

O hospital psiquiátrico Santa Mônica orienta sobre alguns sintomas que precedem o suicídio. São tipos de comportamentos para os quais podemos ficar atentos com nossos amigos e familiares:

 

  • Falta de interesse pelo próprio bem-estar;
  • Queda da produtividade nos estudos e no trabalho;
  • Mudança nos padrões alimentares e de sono;
  • Intensidade na procura por sexo ou o extremo da repulsa por contato físico;
  • Tentativa de fazer as pazes com todas as pessoas ou o extremo do isolamento.

 

Esses padrões de comportamento podem ser indicativos de que a pessoa precisa de ajuda.

 

O Livres atuando na prevenção

O Instituto Livres está particularmente sensível a esse problema.

 

Em 2011, Juliano Son, nosso presidente, lançou um álbum influenciado pela morte de um amigo após um diagnóstico depressivo. O álbum foi intitulado com o nome Mais um Dia.

 

Com base nesse episódio trágico, o cantor compôs outras canções com temas existenciais com abordagens sob o viés do suicídio, sendo indicado pelo trabalho ao Troféu Promessas.

 

Sabemos como esse problema aflige a alma de familiares e como, com as ações corretas, podemos prevenir esse fim trágico.

 

Por isso, através do Missão Social Sustentável, prezamos por realizar ações que promovam impacto social integral positivo nas famílias piauienses: queremos cuidar do corpo, alma e espírito. Seja através da doação de uma cesta básica, um aconselhamento para homens e mulheres ou pelo compartilhamento de uma palavra de esperança, nós queremos mostrar a esse povo o valor da vida.

 

Você pode nos ajudar com esse trabalho.

 

Faça sua doação agora mesmo e nos ajude a continuar com esse trabalho!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?