Setembro Amarelo

Setembro amarelo, o que isso tem a ver com você?

 

Você sabia que o Suicídio é um gesto de autodestruição? Sabia que 32 brasileiros morrem por dia vítimas desse mal?
Sabia que 1 pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio? Triste não é?

De cada suicídio, seis a dez pessoas são diretamente impactadas de uma forma muitas vezes de muito difícil “reparação”. E no Brasil o numero entre os jovens de 15 a 25 anos tem crescido exponencialmente.

Contudo, a OMS diz que 90% dos casos poderiam ter sido evitados! Você pode ajudar. O pastor Juliano Son compôs a canção Tudo Bem, que será lançada em breve, e pode ser um instrumento na vida de muitas pessoas.

No Piauí, onde o Instituto Livres tem desenvolvido seus projetos, há um alto índice de suicídios, um numero alarmante de pessoas que tiram a própria vida porque não veem outra saída, oportunidade, ou esperança. Por isso temos nos empenhado tanto em levar oportunidades, conhecimento, compaixão e esperança a essas pessoas, famílias e comunidades! Quer participar? Se inscreva aqui.

É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo.

Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. Vamos fazer a diferença?!

 

 

Adaptação Fonte: CVV Setembro Amarelo

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?