
NOTÍCIA

08 de maio
Papel dos líderes no novo normal
O papel dos líderes no novo normal
Existe um enorme grau de incerteza sobre o mundo pós-pandemia. Uma nova expressão – o “novo normal” – já se tornou lugar comum. Mas o que efetivamente seria normal ou novo? E qual o papel dos líderes no novo normal que a nossa sociedade está vivendo?
Confira nesse artigo de Stuzer, adaptado para o contexto das organizações sociais, como o Livres!
De um ponto de vista mais amplo, entende-se que a vida em sociedade não será mais a mesma, que a pandemia deixará marcas e seus efeitos serão duradouros. E do ponto de vista da economia, a pergunta que não quer calar é: como se comportará o cliente, o doador, a sociedade nesse novo normal?
Cada instituição, empreendedor e cidadão passa refletir sobre seu modelo de vida e negócios e – em casos extremos – se o que faz ainda é, de alguma forma, válido! Vamos refletir sobre o papel dos lideres em meio a tanta incerteza? E líderes aqui consideramos o pai de família, o jovem em início de carreira, a mulher líder em sua área de influência, as organizações sociais, o(a)s executivo(a)s…
Mundo VUCA na prática
Pode-se dizer que o novo normal traz de forma concreta, para a vida das pessoas, o conceito do mundo VUCA, tão popularizado pelas disrupções catalisadas pela transformação digital. O que para alguns era abstrato, talvez mesmo até um certo exagero, agora se materializa de forma avassaladora. A mudança, a adaptação, não serão mais uma escolha.
Parece então que, em meio a toda incerteza, pelo menos há uma certeza (além de que o novo normal será diferente):
1- As organizações agora não podem esperar mais para fazerem as mudanças estruturais, para que sejam verdadeiramente capazes de operar em um ambiente extremamente complexo, onde sentir e responder rapidamente é a principal vantagem competitiva.
2- O agilismo – não como prescrição, mas como um conjunto de valores e princípios – nunca foi tão fundamental. É fácil, portanto, fazer a previsão de que haverá um movimento fortíssimo para adoção do ágil. Mas será mesmo?
No início de março, quando os rumores do covid-19 começaram a chegar ao brasil, o Livres tomou medidas radicais que impactaram imediatamente em seus projetos. Fomos a primeira organização a cancelar oficial e publicamente as edições do projeto Impacto Sertão Livre de julho… muitos acharam que era exagero, mas, hoje, vemos o quadro agravado da crise…
Também adotamos medidas de promoção da sustentabilidade, bem como de saúde e proteção tanto da equipe de colaboradores, quanto dos beneficiados diretos por nossa atuação, tanto no acolhimento quanto no sertão.
Pressão por controle pós-pandemia
Infelizmente, somado à enorme incerteza sobre os novos modelos de negócio, há um fato concreto do qual quase ninguém escapa: todos estaremos mais pobres após a pandemia.
Isso significa que não só trabalharemos em um ambiente extremamente incerto, mas teremos à disposição menos recursos. Esse ambiente cria uma pressão enorme sobre os líderes, que passam a ser cobrados por resultados, em um ambiente onde mal sabem caminhar, e trabalhando em condições muito mais difíceis.
E qual é a reação mais humana em tal ambiente, principalmente sobre aqueles que tomarão as decisões, nas tradicionais estruturas de comando que ainda perduram?
Qual o papel que nossos líderes vão assumir nesse normal com o qual não sabemos lidar? Como fazer com que os recursos prosperem, multipliquem e impulsionem sua equipe, família, colaboradores, beneficiários?
Qual o verdadeiro papel dos líderes nesse momento?
Acredito que nesse momento é hora de dobrar a aposta nesse novo estilo de liderança e na estrutura mais orgânica.
É hora de trazer todos para o campo, unidos pelo propósito comum da organização. É hora de entender que só é possível sentir e responder levando a decisão para todos níveis da instituição e dando espaço para experimentação.
É hora de sair da falsa sensação de controle dos planos tradicionais e detalhados – concebidos nos altos níveis das organizações – e se juntar aos times, próximo da realidade e da ação.
Pelo menos um aspecto dessa triste pandemia pode ser usado nesse momento: não há dúvida que a hora de nos mobilizarmos é agora, que todos lutarão como nunca, se tiverem espaço. Não desperdicemos isso.
O Livres tem enfrentado de peito aberto a situação da crise, mobilizando seus colaboradores e doadores a não deixarem que o nosso legado de 14 anos beneficiando milhares de famílias se perca. Muitos já aderiram e estão lutando conosco.
Todos têm se disposto a dar um pouco do que têm, independente do valor. Agradecemos aqui, em nome dos 161 mil beneficiados pelo Livres, a Você, que tem cooperado para que nossa missão não pare!
Últimas notícias

Coletânea do B-R-O BRÓ: Conheça o sertão
A Coletânea do B-R-O BRÓ oferece uma imersão no sertão nordestino! Confira!

Mais de 7 mil pessoas alcançadas em uma semana de missão
De 19 a 25 de janeiro, Marcolândia (PI) recebeu a 23ª edição do Impacto Livres.

Histórias que Transformam: Os Impactos do Projeto Livre Ser
Confira as histórias do projeto Livre Ser! Leia o artigo.

Hiperatividade: Quais São os Sintomas e Como Identificar?
Descubra tudo sobre a hiperatividade! Leia o artigo.

Saúde mental e emocional: como alcançar qualidade de vida?
Confira os pilares essenciais para o bem-estar emocional e físico.

Ser Criança: A Importância da Infância no Desenvolvimento Humano
Neste blog, exploramos o conceito de "criança" e sua importância!
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste
Muitas vezes associamos o sertão com o sol quente e uma terra infrutífera. Mas isso não é verdade. A região norte e nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino, produz algumas das frutas mais deliciosas que podemos encontrar em solo brasileiro.
O problema da seca e suas consequências
A importância do amor ao próximo
Se quiser ir longe, vá acompanhado
Clima do sertão: conhecendo melhor o sertão nordestino

INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!