Os professores devem ser valorizados e reconhecidos

Os professores não são valorizados e reconhecidos em nosso país. Ao menos, não da forma que merecem ser.

O Brasil lidera o ranking de violência contra os professores dentro de sala de aula em escolas de ensino fundamental e médio segundo uma pesquisa feita com levantamentos de dados de 2013 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organização com um foro composto por 35 países que discutem termos associados ao desenvolvimento econômico, como a educação.

O levantamento foi feito há sete anos, porém o cenário de descaso com os profissionais continua o mesmo. Falta de respeito dentro e fora do ambiente de ensino, falta de reconhecimento e, em caso extremos, agressões verbais e físicas continuam sendo realidade na vida desses profissionais.

Os professores merecem ser valorizados e reconhecidos, sejam eles de escolas públicas, particulares, universidades, cursos livres…

No início da pandemia e distanciamento social que estamos vivendo, foi necessário o fechamento de muitos ambientes que causariam maior disseminação da doença, e as escolas são um desses ambientes. Segundo o portal online ‘Desafios da Educação’, cerca de 1,5 bilhão de estudantes foram atingidos por essa mudança.  

O método de ensino a distância (EAD) foi adotado como alternativa para continuação dos estudos. Os professores são e tem papel essencial em toda essa adaptação. Eles precisaram adaptar suas aulas, auxiliar seus alunos nesse momento e ainda existem aqueles que precisaram aprender a usar as tecnologias necessárias para que seus alunos não tivessem as aulas interrompidas.

Por mais problemático que possa ser esse método, o fato é que o empenho dos professores foi fundamental para que tudo desse certo.

Por estarem mais perto dos filhos nos momentos de estudo, os pais ainda sentiram na pele os problemas que os professores enfrentam durante o processo de aprendizagem.

O processo da educação é constante durante a vida. Não acontece somente enquanto frequentamos instituições de ensino. Assim como o dom do professor também transpassa os muros das escolas, como vimos acima. Eles se eternizam em cada aluno que passou por suas turmas e a importância que essa pessoa tem na vida de seus alunos, mesmo depois de formados, é enorme. Quem não se lembra do nome daquela professora ou professor favorito do período de escola ou faculdade?

No projeto de Acolhimento Livre Ser, nos comprometemos com o cuidado e educação de jovens e crianças que tiveram seus diretos violados, por isso conhecemos a dificuldade que pode existir no momento de educar uma pessoa. Nesse período de pandemia, adaptamos a rotina dos “tios”, educadores sociais, para que tivéssemos a dedicação um a um deles com as crianças e adolescentes nos estudos. E sabe o que aconteceu?

Várias de nossas crianças se desenvolveram muito, muito em leitura e na fala! Pudemos ver e vivenciar a experiência do ensino dedicado, amoroso e paciente como fator essencial no desenvolvimento das crianças!

Nós, do Instituto Livres, queremos parabenizar e agradecer a todos os professores que, apesar das condições mais adversas que podem se encontrar, da falta de reconhecimento e valorização, defendem a profissão, lutam por um futuro melhor por meio da educação e continuam formando cidadãos capazes de mudar o rumo da história da melhor forma possível.

Se você puder, te convidamos a enviar uma mensagem de agradecimento e carinho ou fazer uma ligação para aquele seu professor especial que marcou sua vida. Garantimos que isso fará toda a diferença na vida dele.

E claro, não se esqueça de os valorizar todos os dias, esteja você frequentando ou não as escolas, eles continuam sendo agentes essenciais em nossa realidade!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?