Nutrição é essencial !

Uma nutrição balanceada é essencial para uma vida saudável.

Nutrição é essencial e já é consenso entre profissionais da saúde que uma boa alimentação faz diferença na rotina e na vida de qualquer ser vivo. Uma alimentação nutritiva fornece energia e nos permite realizar afazeres rotineiros, sejam eles de esforços físicos ou mentais.

Refeições balanceadas também possuem extrema importância para o funcionamento e desenvolvimento do nosso organismo. Quando essa alimentação é possível desde a primeira infância, estimada entre 0 e 6 anos de idade, os nutrientes dos alimentos permitem que os ossos e dentes cresçam mais fortes, evitam deficiências nutritivas, como a anemia, fortalecem o sistema imunológico e previnem do desenvolvimento de doenças crônicas.  

Se engana quem pensa que a alimentação saudável está diretamente associada à uma alimentação cara ou de difícil acesso. A maioria dos alimentos necessários à uma boa refeição são alimentos como o feijão, arroz, saladas, frutas, legumes, raízes, sementes e grãos. Quando consumidos em quantidades ideais, são fontes essenciais para a nutrição do organismo.

Segundo o Blog Nutrição e Saúde da Prodiet , em cada faixa etária a criança necessita de nutrientes diferentes em sua alimentação:

  • 0 a 2 anos: recomenda-se a alimentação com o leite materno, ideal para o crescimento e desenvolvimento do bebê;
  • 2 a 5 anos: hortaliças e fontes de cálcio (lácteos e folhas verdes), por conta do crescimento e desenvolvimento dos ossos. Nesta fase a criança já consome os mesmos alimentos que a família e já deve ser estimulada a comer frutas e hortaliças inteiras;
  • 6 a 10 anos: na idade escolar é comum o apetite aumentar, mas é preciso ficar atento para que os alimentos consumidos sejam saudáveis para dar energia sem favorecer o sobrepeso, carboidratos saudáveis (batata doce, aipim, inhame, batata baroa, batata inglesa) devem ser constantes no cardápio, assim como a aveia, as frutas e o tradicional arroz e feijão;
  • Acima de 11 anos: Nessa fase é comum os pré-adolescentes quererem trocar os alimentos por fast foods ricos em sódio, açúcar e gorduras saturadas e trans, que podem trazer impacto negativo à saúde. O ideal e limitar o consumo destes alimentos a alguns momentos específicos na semana.

Mesmo que a maioria desses alimentos possam ser comuns em nossas vidas, nem todas as famílias conseguem adquirir o necessário para manter sua alimentação balanceada dessa forma. Cerca de 5.000.000 milhões de pessoas ainda se encontravam em situação de desnutrição em nosso país entre 2016 e 2018 segundo o FAU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). A desnutrição traz prejuízos imediatos como o atraso no desenvolvimento físico e mental na vida de crianças e jovens. Em longo prazo, pode ser responsável por doenças crônicas e até pela morte.  

Graças a parcerias e doações para os nossos projetos no Sertão, conseguimos distribuir cestas básicas para comunidades no sertão do Piauí e hoje podemos, no projeto Livre Ser, acolher integralmente 40 jovens e crianças possibilitando desenvolvimento, educação e alimentação saudáveis para eles.

Ciente que a nutrição é essencial para o futuro de nossos jovens e crianças, nos ajude a continuar fazendo a diferença na vida deles.

Doe e faça parte desses projetos!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?