Novembro azul e a realidade do sertão

Como sabemos, novembro é conhecido como o mês mundial de combate ao câncer de próstata, também conhecido como novembro azul.

 

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo o responsável pela morte de 28,6% da população masculina.

 

A única forma de garantir a cura desse tipo de câncer é o diagnóstico precoce.

 

Mesmo sendo assintomático, quando há ausência de sintomas, os homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, e dos 50, sem fatores de riscos, devem ir ao urologista para fazer  o exame de toque retal, o qual permite avaliar alterações da glândula.

 

A importância desse tipo de exame se torna evidente pelos dados apresentados.

 

Para se ter uma ideia, aproximadamente 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pelo exame de toque.

 

Outros exames também podem ser realizados quando houver suspeita de câncer.

 

A realidade do sertão

Saúde e chuva no sertão tem algo algo em comum: são extremamente escassos. O sertão é castigado pela falta de saúde pública.

 

A realidade que o Instituto Livres tem vivenciado nesses 8 anos de atuação no sertão é de uma evidente falta de informação, médicos, leitos e medicamentos nas comunidades do sertão do Piauí.

 

Isso torna as datas de conscientizações de saúde, como o novembro azul, quase nulas em seus resultados.

 

Mas o Instituto Livres luta contra isso.

 

Através dos nossos programas Missão Social e Impacto Sertão Livre buscamos levar as informações de conscientização, medicamentos e atendimentos de saúde para milhares de pessoas que sofrem com a falta desses recursos.

 

Para evidenciar esses atos, convidamos você a conhecer algumas doenças que são reduzidas pela nossa atuação no sertão.

 

Neste mês, estamos empenhados em levar aos homens sertanejos a importância de realizar o exame e estabelecer um novembro azul consciente em todo o sertão.

 

E nossa atuação não para por aí.

 

Venha conhecer um pouco mais sobre nossos programas!

 

Para saber mais sobre a atuação do Instituto Livres, acesse nossas notícias e veja como temos transformado a vida de milhares de pessoas no sertão nordestino!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?