Leitura para crianças: desenvolvendo o imaginário - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: [email protected] | [email protected]

NOTÍCIA

21 de julho

Leitura para crianças: desenvolvendo o imaginário

A leitura permite que sejamos transportados para outro universo. Quando lemos um livro, podemos nos envolver nas vidas de personagens fictícios e compreender culturas completamente diferentes da nossa.

 

Além disso, podemos aprender novas palavras e frases, vivenciar uma diversidade de sentimentos e conquistar novas habilidades e conhecimentos.

 

Dado o potencial de aprendizagem, os resultados da leitura no desenvolvimento da criança são imensos e diversos estudos destacam seus benefícios.

 

Como tal, pais e educadores estão em uma ótima posição para garantir que a leitura faça parte da rotina das crianças.

 

Neste artigo, mostraremos porque isso é tão significativo e algumas dicas que você pode usar dentro e fora da sala de aula ou em casa com as crianças.

 

Benefícios da leitura no desenvolvimento infantil

 

A leitura para crianças não pode ser tomada como uma atividade simples. Ler por prazer traz diversos benefícios na educação, no desenvolvimento social e cognitivo, no bem-estar e na saúde mental infantil.

 

Muitas pesquisas investigaram e descobriram os benefícios significativos que a leitura exerce no desenvolvimento da criança. Um estudo explica os resultados da leitura nas aptidões posteriores de alfabetização, na interação social entre adultos e crianças e no incentivo às crianças a interagirem com a realidade.

 

Este estudo também mostra que a leitura pode ser uma ‘fonte estável de informação’ durante toda a vida da criança. Essa estabilidade possibilita o acesso ao texto de maneira contínua e pode ser muito benéfica para crianças que crescem em contextos desafiadores.

 

Existem vários outros benefícios que a leitura pode ter no desenvolvimento de uma criança, incluindo:

 

Desenvolvimento cognitivo assistido. Entende-se como desenvolvimento cognitivo a maneira como usamos nossa inteligência para perceber e pensar sobre o nosso mundo e sua realidade, a forma de usar o raciocínio, desenvolver a linguagem e processar informações.

 

Quando se lê para as crianças, você proporciona a elas uma compreensão profunda sobre seu mundo e preenche seus cérebros com conhecimentos básicos. Elas então usam esse conhecimento adquirido para compreender o mundo ao seu redor, ajudando em seu desenvolvimento cognitivo.

 

Desenvolvendo empatia. Ao ler um livro, nos inserimos na história à nossa frente. Isso nos possibilita desenvolver empatia conforme vivenciamos a vida de outros personagens e conseguimos nos identificar com o que eles estão sentindo.

 

As crianças podem então usar esse entendimento para ter empatia com outras pessoas. Além disso, as crianças obterão uma maior compreensão das emoções, o que pode ajudá-las a compreender suas próprias emoções e as dos outros. Isso ajuda dramaticamente em seu desenvolvimento social.

 

Obtendo uma compreensão mais abrangente. Um livro pode nos transportar a diversos lugares: a outra cidade, a um país diferente, ou mesmo a universos alternativos. Na leitura, a criança aprende sobre pessoas, lugares e acontecimentos que não poderiam aprender de outra forma. Isso dá às crianças uma compreensão mais abrangente do mundo e das culturas que são diferentes da sua.

 

Construindo relacionamentos mais fortes. Se um pai lê com um filho regularmente, sem dúvida desenvolverá um relacionamento mais forte com ele.

 

A leitura oferece aos pais a oportunidade de ter um evento regular e compartilhado que tanto pai quanto filho podem esperar. Além disso, proporciona às crianças sentimentos de atenção, amor e segurança, essenciais para a nutrição e o bem-estar.

 

importância das histórias na educação

Ler junto às crianças ajuda a criar uma paixão pela leitura por toda sua vida. Diversos estudos acharam um relacionamento entre ler por prazer e um desempenho acadêmico elevado em todas as disciplinas, não somente no português.

 

Podemos citar alguns dos benefícios da leitura na educação infantil, como:

 

Melhores habilidades literárias. Ler em voz alta com crianças pequenas, mesmo que elas não consigam entender totalmente o que você está dizendo, dá a elas as habilidades de que precisam quando começam a ler sozinhas.

 

Mostra às crianças que ler é algo que se consegue focando da esquerda para a direita e que virar as páginas é essencial para continuar. Ler para crianças, mesmo nos primeiros meses de vida, pode ajudar na aquisição da linguagem e estimular a parte do cérebro que processa a linguagem.

 

Vocabulário mais robusto. Escutar palavras faladas em voz alta expõe as crianças a uma diversidade de novas palavras e frases que, de outro jeito, elas não teriam escutado. Ler para uma criança todos os dias a levará a aprender novas palavras diariamente.

 

Aumento na concentração. A leitura rotineira ajuda a melhorar as habilidades de concentração. Além do mais, ajudará a criança a aprender a ficar em silêncio e ouvir por longos períodos, o que a ajudará em sua escolaridade.

 

Maiores níveis de criatividade e imaginação. A leitura de um livro depende do nosso imaginário para caracterizar personagens, visualizar ambientes e supor o que está por vir.

 

O nosso imaginário deve ser usado se quisermos aprender sobre outras pessoas, lugares, eventos e épocas. Por causa disso, o imaginário desenvolvido aumenta a criatividade conforme as crianças usam suas ideias para informar seu trabalho.

 

Por fim, quanto mais a leitura é feita para uma criança, e quanto mais ela lê por si mesma, melhor se tornará nisso. A prática realmente leva à perfeição e, quanto mais a criança lê, melhores serão suas realizações acadêmicas e habilidades sociais, como a empatia.

 

Transformando vidas pela leitura

Como vimos, a leitura realmente transforma a vida das pessoas, principalmente das crianças.

O Livres não ignora esse fato tão relevante. Em breve, inauguraremos uma biblioteca em Paulistana/PI, voltada à atender essa demanda por leitura na comunidade.

 

Temos em vista continuar transformando vidas pela leitura e alcançar milhares de crianças com educação de qualidade.

 

Faça parte dessa causa!

 

Seja um doador e nos ajude a continuar transformando a vida de milhares de crianças!

 


Últimas notícias

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Conheça Nossos Amigos e Apoiadores

Personalidades influentes se unem ao Instituto Livres para promover mudanças significativas e proporcionar esperança e oportunidades para comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

Mais Água: Transformando Vidas no Sertão com Acesso à Água Potável

O projeto Mais Água busca transformar vidas no sertão brasileiro ao fornecer acesso à água potável, enfrentando a escassez por meio de soluções hídricas.

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!