Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Fome dos Invisíveis: a exposição da causa

A fome é um dos terrores que assolam o Brasil. De acordo com a Rede PENSSAN, 116,8 milhões de brasileiros conviveram com algum grau de insegurança alimentar no fim de 2020 e 43,4 milhões não tinha alimentos em quantidade suficiente.

 

 

No sertão piauiense, essa realidade fica ainda mais evidente. Num lugar onde as pessoas parecem invisíveis aos olhos do mundo, a fome é persistente e assombra a vida de milhares de famílias.

 

Em um lugar castigado pela seca e pela água salobra e de má qualidade, as pessoas lutam para racionar o pouco de alimento que conseguiram na última colheita para que suas famílias tenham o que comer e assim continuar suas vidas.

 

A exposição da causa na mídia

Contudo, esse tipo de história, aos poucos, vai ganhando notoriedade pela grande mídia.

 

A Record TV tem feito uma série especial de reportagens em seu programa Jornal da Record sob o nome de Fome dos Invisíveis. A ideia dessa série é mostrar as histórias de pessoas em situação de insegurança alimentar e lançar luz sobre uma pauta tão importante para a redução da pobreza e elevação da dignidade da vida humana.

 

Na quarta reportagem da série, as filmagens foram realizadas no sul do Piauí, com apoio da equipe do LIVRES. É lá que vive Rita de Cássia de Souza Pereira, uma adolescente de 14 anos, filha de analfabetos, que aposta nos estudos e sonha em ser arquiteta para romper o ciclo de carência da família e nunca mais faltar comida para os pais e os irmãos.

 

Ao passar pelas cidades de Serra do Inácio e Paulistana, a equipe do Instituto Livres teve o prazer de auxiliar a equipe de reportagem da Record TV na elaboração desse trabalho, orientando nas visitas às comunidades e entendimento do contexto local.

 

Veja a reportagem exibida no Jornal da Record

 

Como levar alimento para o sertão?

Frente a uma realidade tão triste como essa, é natural nos perguntarmos: “como ajudar essas pessoas?”. Essa pergunta tem movido o Livres em seus 15 anos de existência.

 

Ao vermos a realidade da fome no sertão, não ficamos de braços cruzados. De 2020 pra cá, já entregamos mais de 94 toneladas de alimentos através do nosso programa Missão Social.

 

Isso só foi possível graças aos nossos parceiros e doadores que decidiram amar ao próximo e investiram na transformação da vida de milhares de pessoas.

 

Sabemos que ainda há muito para ser feito.

 

Por isso, queremos te convidar a fazer parte dessa causa.

 

Seja um doador e nos ajude a levar alimento para a mesa de milhares de sertanejos!

Translate »