ECA: protegendo a criança e o adolescente no Brasil - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

03 de junho

ECA: protegendo a criança e o adolescente no Brasil

Crianças e adolescentes constituem uma parte imensa da população brasileira. Segundo uma estimativa de 2019 do IBGE apresentado pela UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, 53.759.457 pessoas no Brasil tem menos de 18 anos.

 

Esses meninos e meninas, sujeitos de direitos, possuem uma vida inteira pela frente. E essa vida deve ser repleta de cuidado, amparo e proteção, para que todos possam estabelecer fundamentos sólidos nos direitos humanos, respeito e dignidade.

 

Para garantir os direitos e cumprir com a proteção integral à criança e adolescente surgiu o ECA – Estatuto da Criança e adolescente.

 

O que é o ECA e qual seu objetivo?

Criado em 13 de julho de 1990 pela lei Lei nº 8.069/1990, em 2021 comemoraremos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Sendo um instrumento legal substituto do então Código de Menores, o estatuto foi criado com o objetivo de garantir direitos e proteger a criança e adolescente brasileiro. A lei possui 267 artigos, mas podemos resumir seu objetivo em três pontos:

 

  1. Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção.
  2. Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas pertinentes previstas no Estatuto.
  3. Promover a execução de suas decisões, podendo requisitar serviços públicos e entrar na Justiça quando alguém, injustificadamente, descumprir suas decisões.

 

Dentro de sua interpretação, é fundamental entendermos que no artigo 6 da lei o ECA estabelece a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. Isso significa que eles merecem atenção especial pela sua vulnerabilidade, por serem pessoas ainda em fase de desenvolvimento da personalidade.

 

Para o ECA, criança é a pessoa de 0 à 12 anos incompletos, enquanto o adolescente é de 12 à 18 anos.

Quais os direitos garantidos pelo ECA?

 

Em seu primeiro artigo, o Estatuto da Criança e do Adolescente já nos dá um panorama sobre sua atuação: a proteção integral à criança e ao adolescente. Essa proteção será desdobrada em outros artigos garantindo direitos como:

 

  • Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade;

 

  • Direito à convivência familiar e comunitária;

 

  • Direito à profissionalização e à proteção no trabalho;

 

  • Educação, cultura, esporte e lazer;

 

  • Ser protegido de casos de violência, seja ela física ou psicológica.

 

Como exemplo prático do que o ECA promove, podemos citar sua atuação com o trabalho infantil. Em seu artigo 60 a lei fala que ” É proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade”. Além disso, o ECA também estabelece as etapas das medidas socioeducativas para jovens infratores, estabelecendo a seguinte hierarquia:

 

I – Advertência;

 

II – Obrigação de reparar o dano;

 

III – prestação de serviços à comunidade;

 

IV – Liberdade assistida;

 

V – Inserção em regime de semi-liberdade;

 

VI – Internação em estabelecimento educacional.

O Livres e o ECA

 

O Instituto Livres acredita que toda criança e adolescente merece ser protegido e ter em mãos a possibilidade de desenvolver um futuro. Por isso, criamos o programa Livre Ser Acolhimento.

 

Atualmente operando em Santo André, na região do ABC Paulista, o programa visa diminuir problemas relacionados à exploração, ao abuso e maus-tratos de crianças e adolescentes, assistindo integralmente vítimas de situações de violação de alta complexidade.

 

Através desse programa proporcionamos moradia integral, alimentação, proteção, atividades de formação de vínculos sociais, a fim de assegurar os direitos exigidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e promover a reintegração crianças e adolescentes na sociedade.

 

Vale ressaltar que, além de estar alinhado com o ECA, o Livre ser Acolhimento contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 2015.

 

Convidamos você a fazer parte desse projeto e ajudar o Instituto Livres a continuar lutando pelos direitos de crianças e adolescentes.

 

Faça sua doação e transforme a vida de crianças e adolescentes que precisam da sua ajuda.

 


Últimas notícias

Impacto Day São Paulo: Um Dia de Cuidado na Barra Funda

Em comemoração ao Dia do Voluntariado, o Instituto Livres promoveu em 31 de agosto de 2024, o Impacto Day. Confira como foi!

Impacto Livres Transforma Simões-PI com Mais de 250 Voluntários

Instituto Livres Recebe Recertificação com Selo Doar Conceito A+

Livres Experience - Edição Especial Rompendo Fronteiras

Livres Experience Feat Mais Água - 8 a 30 de novembro, no Sertão do Piauí.

Desafio 18

18 anos de transformação. 18 meses de contribuição. 18 caixas misteriosas!

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!