Dia Mundial da Infância - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

21 de março

Dia Mundial da Infância

O Dia Mundial da Infância é uma data marcada pela celebração de tudo que há de mais especial nessa fase tão importante do desenvolvimento humano.

 

A infância é o momento em que a criança aprende e começa a cultivar valores que podem guiar seu caráter por toda a vida. Quando a criança vive acontecimentos que marcam para sempre sua memória pelos melhores motivos. Como aquele dia de brincadeira ou aquele momento de carinho dos avós.

 

A criança vai conhecer amiguinhos que dividirão descobertas, risadas ou até lágrimas. Esses amiguinhos podem vir a se tornar melhores amigos para a vida inteira. Tudo isso é muito belo.

 

Infelizmente essa não é infância de toda criança. Pois algumas crescem cercadas de perigos visíveis e invisíveis.

 

Uma boa infância nada tem a ver com a classe social em que alguém cresce. Muito pelo contrário. A felicidade e o amor necessários para uma boa infância não dependem de dinheiro para acontecer.

 

Mas queremos chamar atenção para a maior chance de exposição à situações nocivas ao desenvolvimento saudável que as crianças que crescem com problemas como a fome, a falta de recursos, necessidade de início da vida profissional precocemente, exposição a ambientes agressivos, falta de ensino, de serviços de saúde estão mais propensos.

 

Em 2019, estimava-se que 69,3 milhões de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos de idade residiam no Brasil.

 

Dentre elas, 9,3 milhões de crianças de 0 a 14 anos viviam com renda domiciliar mensal per capita de até ¼ de salário-mínimo por mês, equivalente a R$250,00 com base no salário-mínimo da época do estudo.

 

E ainda, 10,2 milhões crianças de zero a 14 anos vivem com renda domiciliar mensal per capita entre ¼ e ½ salário-mínimo.

 

Num país como Brasil, em que o salário-mínimo necessário para uma vida digna deveria ser em torno de R$ 4.214,62, viver com aproximadamente 6% dessa quantidade torna a infância um período, no mínimo, difícil.

 

As regiões com maior incidência de crianças vivendo no quadro da realidade apontada acima, são as regiões Norte e Nordeste, com 64,2% e 67,8%, respectivamente. Condição que afeta desde capacidades mentais, cognitivas, a capacidades físicas e emocionais das crianças.

 

Não queremos ser pessimistas, mas a realidade da infância em nosso país é muito complicada. As crianças que conseguem nascer e crescer podem ser tidas como sortudas. Há crianças que nem chegam à chance de crescer e viver a infância por causa da falta de cuidado com as mães ainda durante os exames pré-natais e depois do nascimento dos filhos, vindo a falecimento antes dos 5 anos de idade.

 

O IBGE indica que a maior causa de morte de recém-nascidos e crianças até 5 anos de idade é a falta de exames pré-natal durante a gravidez. Cerca de 55,5% dessas mortes são relacionadas à falta de atenção à mulher na gestação, parto ou com o filho recém-nascido. Tanto por parte da saúde pública, quanto por parte da própria família. Mulheres que tiveram esses tipos de cuidados aumentam em até 81% as chances de o bebê não morrer.

 

Se você chegou até aqui e está se sentindo sem esperanças pela crianças em nosso país, queremos te mostrar algumas ações que mudam essa realidade e enchem nosso coração de esperança.

Conheça as frentes de atuação do Livre Ser no Sertão e do Acolhimento Institucional.

 

Por meio do projeto Livre Ser, buscamos promover uma sociedade mais pacífica, justa, igualitária e própria para o desenvolvimento da criança em nosso país por meio da garantia de direitos na infância e da promoção da cultura de paz.

 

Nos ajude a tornar o Dia Mundial da Infância uma data marcada por mudanças profundas em nossa sociedade, uma data memorável pelos melhores motivos.

 

Seja um doador do projeto Livre Ser


Últimas notícias

Desafio 18

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Por Dentro do Projeto Mais Água: Revelando a Realidade das Comunidades Sertanejas

Buscamos compreender a realidade das comunidades sertanejas do Nordeste brasileiro, o Mais Água visa enfrentar os desafios da escassez de água.

Construindo Futuros Promissores: Compromisso no Combate ao Abuso Infantil

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Livres busca proteção e bem-estar.

Juntos Pelo Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul - Saiba como ser eficiente na ajuda às vítimas dessa terrível tragédia!

18 Anos Ressignificando Realidades e Reconstruindo Sonhos!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!