
NOTÍCIA

20 de novembro
Consciência negra
Dia 20/11 é o dia nacional da Consciência Negra. Dia que marca a luta do povo preto pelo fim do preconceito e contra esse crime que é a discriminação racial.
Enquanto uma organização do terceiro setor que trabalha com minorias de diretos sabemos que a luta pela conscientização e voz na sociedade é difícil. Assim, nos solidarizamos com a causa preta e convidamos João Henrique Sanctos, membro do projeto Vivências Negras para falar um pouco sobre o dia da Consciencia Negra.

A partir de agora, veja o que João Henrique tem a nos dizer sobre essa data:
–
Este dia se faz especial por nos colocar frente a uma avaliação individual e coletiva, de como ouvir, aceitar e se envolver com as ações e reações do povo preto.
Alguns de forma imperativa afirmam que todas as vidas importam. Será possível justificar e abonar as muitas décadas de abuso, desprezo, inferiorização e assassinato para com gente que socialmente foi entregue não só à própria sorte, mas aos reveses cada vez mais eficazes de quem se auto denominou superior e senhor?
Afirmações rasas deixam clara a falta de empatia, contextualização histórica e falta de humanidade.
É momento de nos movermos em direção à equidade que se inicia com reparação cultural, patrimonial e do lugar de fala. Se faz importante e demasiadamente urgente desenvolver a consciência de que a dor que dói no outro não é anestesiada pela ignorância. E essa dor é imposta e não opcional, rouba a identidade, destrói propósitos, mata emocionalmente e fisicamente, transforma destinos brilhantes em tragédias, gerou a segregação racial; e nos dias de hoje se apresenta como recreação, ausência de oportunidade e estereótipo pejorativo. Essa dor é o racismo.
Assim como Jesus que não se conformou com as aberrações dos seus dias, não podemos permanecer indiferentes diante do racismo, é tempo de engajamento com ações afirmativas para além das redes sociais e de estabelecer o Reino de Deus onde homens e mulheres de todos os povos, raças, línguas e nações aceitos, não como servos, mas como amigos.
Faça como o Instituto Livres, que serve comunidades quilombolas e sertanejas e, dessa forma, coopera para o alcance da equidade.
Perfis do @joaohenriquesanctos e do projetos que faz parte @vivenciasnegras no Instagram.
–
Se você for uma pessoa branca, lute também contra o preconceito todos os dias. Não se deixe acomodar por seus privilégios e use sua voz como amplificador das vozes pretas na luta anti-racista.
Últimas notícias

Impacto Livres chega a Belém do Piauí com ações gratuitas
De 21 a 26 de julho de 2025, Belém do Piauí receberá o Impacto Livres.

Vem aí o 25º Impacto Livres: entre para a lista de espera
Participe da lista de espera do 25º Impacto Livres e viva uma experiência única!

Como se preparar para uma viagem voluntária inesquecível
Descubra como se preparar para uma viagem voluntária!

Voluntariado médico no sertão: um ato de amor que transforma vidas
Voluntariado médico no sertão leva cuidado, acolhimento e dignidade. Saiba mais!

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: inclusão começa com informação
Entenda o que é o autismo, seus sinais e níveis!

Reciclagem: Como Ensinar às Crianças desde Cedo
Descubra como as crianças podem ser agentes de mudança! Leia mais.
Compartilhe
Copiar linkMAIS LIDAS
Frutas do sertão: conheça os sabores do nordeste
Muitas vezes associamos o sertão com o sol quente e uma terra infrutífera. Mas isso não é verdade. A região norte e nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino, produz algumas das frutas mais deliciosas que podemos encontrar em solo brasileiro.
O problema da seca e suas consequências
A importância do amor ao próximo
Direitos fundamentais garantidos pelo ECA
Se quiser ir longe, vá acompanhado

INSCREVA-SE
Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!