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NOTÍCIA

26 de abril

Benefícios para empresas que fazem doações para projetos sociais

Aproximadamente 75% das pequenas empresas doam uma média de 6% de seus lucros para organizações de caridade anualmente, de acordo com a Score, a maior rede do país de mentores de negócios voluntários e especializados.  Em comparação com empresas maiores, as pequenas empresas doam 250% a mais para organizações locais sem fins lucrativos e causas comunitárias.

 

Dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton mostraram que empresas que investem em causas sociais apresentam maior produtividade e essa é apenas uma das vantagens de ser uma empresa com responsabilidade social.

 

Em vez de pensar nas doações de caridade como um custo, pense nelas como um investimento que ajuda a diferenciar seu negócio aos olhos de seus funcionários e clientes. As evidências sugerem que as doações são um meio eficaz de aumentar o desempenho no trabalho, especialmente entre os millennials, que tendem a ter uma mentalidade filantrópica.

 

Um estudo publicado na revista Management Science descobriu que incluir funcionários em ações de impacto social, voluntariado e doações de caridade de uma empresa estava associado a um aumento de 13% no desempenho no trabalho.

 

Outras pesquisas indicam que doações de caridade e voluntariado estão diretamente relacionados ao engajamento dos funcionários.  Mas, não são apenas os funcionários que têm uma visão favorável das empresas que retribuem. Contribuições de caridade também podem proporcionar boas relações públicas e atrair mais clientes.

Leia também:
+ ESG e as parcerias entre organizações sociais
+ Sustentabilidade financeira das organizações

Além dos benefícios que as doações proporcionam às organizações locais, doar é uma forma de se conectar com a comunidade local, que é a espinha dorsal de um pequeno negócio. Por meio de doações ou patrocínio de eventos de angariação de fundos, sua empresa pode construir relacionamentos com outras organizações e indivíduos, que, por sua vez, podem construir reconhecimento de nome e fidelidade do cliente, resultando em aumento de negócios.

 

Os consumidores de hoje se preocupam com o destino de seu dinheiro. Mais de 90% deles esperam que as empresas façam mais do que lucrar, de acordo com uma pesquisa da Cone Communications. Muitos estão até dispostos a pagar mais por um produto socialmente responsável.

 

E se você tem uma empresa, ajudar ONGs pode ser uma grande oportunidade de crescimento para o seu negócio e também para todos os que fazem parte dele. A nossa legislação é bastante benéfica para empresas que investem em causas sociais e ajudam as organizações. Há diversas vantagens nesse hábito e veremos todas, a partir de agora.

 

Benefícios para empresas que fazem doações

Descubra, agora, como empresas que fazem doações podem ser beneficiadas por isso.

  1. Dedução no imposto de renda

Sabia que quando uma empresa doa para uma ONG, ela pode ter uma porcentagem do Imposto de Renda deduzido? Assim, o seu recurso que iria para o governo, será investido diretamente em uma instituição que promove o bem-estar de comunidades vulneráveis.

 

Isso só é possível para empresas que utilizam o modelo completo de declaração e essas doações têm um limite de valor que varia a cada ano até 2% do imposto devido. Você também pode optar por doar para apenas uma ou para várias instituições.

 

Porém, doando para uma instituição, o procedimento torna-se mais transparente e fica mais fácil acompanhar todos os programas e projetos. Assim, você saberá exatamente como o seu dinheiro será utilizado. 

  1. Agregação de valor à marca

Hoje em dia, preços abaixo do mercado ou um bom atendimento já não são suficientes para o comprador ou cliente. O consumidor deseja mais do que isso e, com toda essa concorrência, sua empresa precisa de um diferencial para se destacar da maioria.

 

O mundo dos negócios já descobriu que a responsabilidade social é um bom atrativo e uma forma de conseguir mais clientes e fidelizar os que já existem. Isso porque as ações sociais cresceram, a consciência cidadã se tornou mais presente na vida das pessoas, especialmente por conta das redes sociais. As gerações Y e Z estão mais preocupadas com a coletividade e querem se sentir mais engajadas no bem-estar de todos. As empresas também precisam se preocupar como são vistas pelo seu público nesses ambientes.

 

Muitas pessoas querem fazer algo a mais pelo mundo, mas muitos não conseguem ou mesmo não sabem como fazer isso. Adquirir produtos de um estabelecimento que apoia uma causa cidadã já é uma maneira de ajudar outras pessoas, ainda que indiretamente.

 

Assim, fazer doações para ONGs aumenta o valor da sua marca e ela passa a se promover por si mesma. As pessoas passam a comentar e a parabenizar a sua empresa e isso agrega valor, oferecendo também maior visibilidade.

  1. Mudança na forma como o consumidor vê o estabelecimento

 

A palavra de ordem no mundo dos negócios é relacionamento. Depois da explosão das redes sociais e dos aplicativos para celular, ter um bom relacionamento com os consumidores é um dos aspectos que mais impacta nos resultados de uma empresa. Quanto melhor o relacionamento com o cliente, maiores são as chances de vendas.

 

A forma com a qual os consumidores enxergam a sua empresa faz toda a diferença na decisão de compra. As pessoas se sentem mais confortáveis quando fazem uma compra que, de certa forma, irá contribuir para a melhora na vida de alguém.

  1. Incentivos fiscais do governo

 

Se você tem uma empresa, não importando se ela é física ou virtual, certamente precisa pagar alguns impostos ao governo. Que bom seria se você pudesse escolher, dentro de algumas boas opções, para onde gostaria de destinar esse dinheiro não é mesmo? Assim, teria a certeza para onde o fruto do seu esforço e os lucros do seu negócio estão indo.

 

A esse processo chama-se Renúncia Fiscal e as regras dependem de cada município ou estado. E você não ganha apenas no poder de escolha, os projetos que receberam o seu apoio divulgam a sua marca em diversos eventos com placas de reconhecimento, sua logo em sites institucionais e outros materiais que ajudam a criar uma espécie de marketing empresarial.

 

Para isso, alguns documentos podem servir como pré-requisitos como certidões negativas de débito junto à Receita Federal e também as de âmbito estadual e municipal. Os incentivos fiscais têm um foco maior em empresas que contribuem para projetos que ajudam crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais.

 

Leia também:
+ Inovação para o Terceiro Setor: com qual recurso?
+ Desafios de Gestão das Organizações frente à Transformação Digital em 2022

 

Como escolher a instituição para doar?

 

Depois de tomar a decisão de contribuir e estar com toda a documentação em dia, uma das maiores dúvidas que os empresários apresentam é quanto à escolha das instituições que irão receber a doação. Isso é comum já que ninguém quer o dinheiro em mãos erradas.

 

Para isso, é preciso pesquisar bastante, verificar a idoneidade da instituição, entrar em contato, e, se possível, realizar uma visita para conhecer mais de perto os projetos. Veja também o que outras empresas confiáveis falam dessas organizações.

 

Fazer uma doação financeira para uma OSC – Organização da Sociedade Civil é algo muito mais prático para todos na sua empresa e que ajuda muito a comunidade. Quanto mais informações você tiver sobre a instituição, melhor. Verifique também se ela disponibiliza uma demonstração contábil, se é possível obter uma certificação de que a doação foi realmente para onde deveria ir, entre vários outros fatores que devem ser levados em consideração.

 

Ter responsabilidade social não deve ser visto como uma obrigação, uma forma de conseguir isenção fiscal ou de ter mais lucros no mercado. Isso deve ser algo verdadeiro, você deve inspirar a vontade de ajudar outras pessoas para os seus colaboradores.

 

Se você quer fazer parte do grupo de empresas que fazem doações para projetos sociais e não sabe ainda para qual instituição doar, venha conhecer o Instituto LIVRES!

 

Atuamos no sertão nordestino atendendo crianças e famílias em suas necessidades básicas ao distribuir alimentos, promover a economia circular, desenvolver atividades diárias de capacitação e, principalmente, levando água potável para todos, como forma de promover uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Acesse aqui para saber sobre nossos projetos

 

Se deseja fazer uma doação, acesse aqui


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