As vozes de crianças e adolescentes pelos seus direitos - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

21 de março

As vozes de crianças e adolescentes pelos seus direitos

Vozes de crianças e adolescentes devem ser ouvidas e seus direitos protegidos

Crianças, adolescentes e jovens de todo o mundo têm exigido seus direitos.

Embora cada contexto seja único, os jovens estão pedindo ação em relação à crise climática, pelo fim da corrupção e da desigualdade, por uma melhor educação e oportunidades de emprego – e por um mundo mais justo para todas e todos, em qualquer lugar.

Em apelo aos governos de todo o mundo, a diretora-executiva do UNICEF, Henrietta Fore, lembrou que vozes de crianças e adolescentes devem ser ouvidas e seus direitos protegidos, inclusive onde houver agitação civil ou conflito armado.

Por Henrietta Fore*

Crianças, adolescentes e jovens de todo o mundo saíram às ruas nos últimos meses para exigir seus direitos. Embora cada contexto seja único, do Oriente Médio à América Latina e ao Caribe, e na Europa, África e Ásia, os jovens estão pedindo ação em relação à crise climática, pelo fim da corrupção e da desigualdade, por uma melhor educação e oportunidades de emprego – e por um mundo mais justo para todos, em qualquer lugar.

Portanto, é uma ironia de partir o coração que, ao defender seus direitos fundamentais, muitas crianças e muitos adolescentes estão tendo seus direitos roubados.

Muitos desses protestos deixaram jovens manifestantes atrás das grades, feridos e, por vezes, mortos. Escolas foram fechadas e o serviços públicos interrompidos.

Os direitos das crianças e dos adolescentes à assembleia pacífica e à liberdade de expressão, inclusive em protesto pacífico, estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado de direitos humanos mais ratificado no mundo. Cabe aos Estados-membros garantir que as crianças e os adolescentes possam exercer esse direito de maneira segura e pacífica.

Todos os atores devem abster-se da violência, e as garantias fundamentais para a proteção das crianças e dos adolescentes devem permanecer aplicáveis em todos os lugares, o tempo todo, inclusive onde houver agitação civil ou conflito armado.

Meu apelo é para proteger crianças e adolescentes da violência e respeitar seu direito de falar e ser ouvidos. Dê a eles oportunidades para expressar suas preocupações de maneira significativa e participar de assuntos que afetam seu futuro. Ouça-os e responda de uma maneira baseada em princípios, construtiva e solidária.

O Instituto Livres atua na proteção à vida e aos direitos das crianças e adolescentes, tanto nos trabalhos de acolhimento institucional integral no Livre Ser (duas casas em Santo André), quanto no desenvolvimento de atividades que promovem a formação e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes no sertão do Piauí. Esse trabalho é mantido com doações e você pode nos ajudar a continuá-lo. Saiba como.

Fonte: Unicef


Últimas notícias

Impacto Day São Paulo: Um Dia de Cuidado na Barra Funda

Em comemoração ao Dia do Voluntariado, o Instituto Livres promoveu em 31 de agosto de 2024, o Impacto Day. Confira como foi!

Impacto Livres Transforma Simões-PI com Mais de 250 Voluntários

Instituto Livres Recebe Recertificação com Selo Doar Conceito A+

Livres Experience - Edição Especial Rompendo Fronteiras

Livres Experience Feat Mais Água - 8 a 30 de novembro, no Sertão do Piauí.

Desafio 18

18 anos de transformação. 18 meses de contribuição. 18 caixas misteriosas!

Impacto Livres celebra 10 anos com edição especial em Simões, Piauí

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!