Amor ao próximo

Amor ao próximo: qual o seu significado?

Falar de amor ao próximo é falar sobre a essência do Instituto Livres.

 

O propósito da nossa instituição é exatamente esse: amar e servir ao próximo.

 

Por aqui em nosso blog, escrevemos um artigo que deu bastante repercussão sobre a importância do amor ao próximo.

 

Mas, neste aqui, queremos nos aprofundar neste amor.

 

Afinal, o que realmente significa amar ao próximo?

 

Vejamos a seguir.

 

O que não é amor ao próximo

Antes de entender o significado do amor, precisamos compreender o que ele não é.

 

Ora, o amor é conhecido por todos. Nós bem ouvimos sobre ele nas músicas que tocam nas rádios, nos filmes, nas novelas e em quase todo tipo de entretenimento audiovisual. A palavra amor é vista, ouvida e falada em todo o canto.

 

Mas, se o amor é tão conhecido assim, por que será que somente no Brasil a fome atingiu 19,1 milhões de pessoas em 2020, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Penssan?

 

Talvez não entendamos o real significado do amor.

 

Muitas vezes pensamos em amor como paixão. A paixão é aquele sentimento que temos quando conhecemos alguém muito especial em nossas vidas, com o qual nos envolvemos romanticamente.

 

O peito dói e os pensamentos são voltados 24 horas por dia para aquela pessoa. Existe a vontade de estar perto todo o tempo e conversar sobre tantas coisas que as horas no telefone ou na videochamada se parecem com minutos.

 

Há um sentimento tão grande, e por vezes exagerado, que sofremos, pois, este sentimento, vai além de nossas capacidades físicas demonstrá-lo em sua integridade.

 

Na realidade, a raiz da palavra paixão significa exatamente isso: sofrimento. Sua origem vem do latim passione, que significa sofrer, suportar, sofrimento do corpo; doença; afecção da alma, perturbação na natureza.

 

Ora, será isso o amor ao próximo? Será o amor sofrimento?

 

De forma alguma.

 

É verdade que podemos demonstrar o amor enquanto estamos apaixonados, mas a paixão não é amor.

 

A atração física também não é amor ao próximo.

 

Achar uma pessoa bonita e querer se relacionar com ela acontece por uma série de conjuntos de processos biológicos e psicológicos os quais, muitas vezes, nem passam perto do amor.

 

O amor ao próximo também não é palavra.

 

A frase “eu te amo” pouco reflete o amor verdadeiro. Afinal, como saber se essas palavras são verdadeiras ou falsas?

 

O significado do amor ao próximo

Agora que entendemos o que o amor ao próximo não é, fica mais fácil entender o que ele de fato é.

 

Aqui, gostaria de usar de exemplo um homem que dividiu a história pelo amor: Jesus, o Cristo.

 

Quem foi Jesus?

 

Trago aqui as palavras de Luiz Sayão, biblista, hebraísta e referência em linguística, quando escreveu sobre Jesus e a Páscoa:

 

“Mas quem é o Senhor da Páscoa? Um homem nascido num vilarejo obscuro, filho de camponeses. Cresceu em outro vilarejo e trabalhou numa carpintaria até os trinta anos. Por três anos foi um pregador itinerante. Ele nunca escreveu um livro, nunca ocupou uma posição nem teve casa. Nunca formou uma família e nunca fez faculdade. Não se afastou mais de 300 km do lugar onde nasceu.

 

Nada fez do que normalmente acompanham o poder. Não tinha credenciais. Era apenas ele. Aos 33 anos, a maré da opinião pública se voltou contra ele. Seus amigos fugiram. Um deles o negou. Foi entregue aos seus inimigos e passou pelo escárnio de um julgamento. Foi pregado num madeiro entre dois ladrões. Seus executores disputaram sua única posse, sua túnica. Quando foi morto, foi retirado e colocado num túmulo emprestado por um amigo.

 

‘Mais de vinte longos séculos se passaram, e hoje ele é a figura central da raça humana. Todos os exércitos que já marcharam, todos os navios que foram construídos, todos os parlamentos que existiram e todos os reis que reinaram, colocado juntos, não influenciaram a vida do homem na Terra como esta única vida solitário.’ (James A. Fracis).

 

‘Nenhum sistema ético ou religioso, por mais amplo e puro, poderia igualar a eficiência dessa grande personalidade, ficando, como nenhum outro, a meio caminho entre o céu e a terra, igualmente perto de Deus e do homem… Yeshua, o auxiliar do pobre, o amigo do pecador, o irmão de cada sofredor, o consolador de cada aflito pela tristeza, o curador do doente, o levantador dos caídos, o amante do homem, o redentor da mulher, ganhou o coração da humanidade.

 

Yeshua, o mais manso dos homens. o mais desprezado dos judeus, sentou no trono do mundo para ser o Grande Rei da Terra.’  (Rabi Kaufmann Kohler)

 

E nas palavras de um romano pagão: ‘Realmente este homem era Filho de Deus’ (Mc 15.39b).

 

Eu sou mais um que ele mudou.”

 

Vejam que Jesus não foi um homem apaixonado ou um homem que ficou apenas falando palavras de amor. Jesus viveu o amor.

 

Ele, a quem não fez grandes coisas aos olhos humanos, conseguiu ser mais relevante que todos os poderes da Terra juntos por fazer algo revolucionário: amar ao próximo.

 

Amar não é sofrer, mas Jesus decidiu sofrer pelo amor.

 

Como Jesus amou?

 

Jesus alimentou os famintos.

 

Jesus abraçou as crianças.

 

Jesus tocou nos rejeitados da sociedade e ouviu suas vozes.

 

Jesus visitou os enfermos e os curou.

 

Jesus entregou paz aos corações.

 

Qual o significado de amor ao próximo?

 

O significado do amor ao próximo é se doar. Dar o seu tempo, seus recursos, seus talentos e tudo o mais que você possui para mudar a vida de quem está perto de você.

 

Como disse Jesus:

 

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros. ” (Jo 13.34)

 

Jesus nos amou de forma intensa. Amemos uns aos outros de forma intensa também.

 

Nós, do Instituto Livres, nos esforçamos para cumprir o nosso propósito e amar ao próximo como Jesus nos amou.

 

Conheça nossa história de amor clicando aqui.

 

Você pode nos ajudar e fazer parte da nossa história.

 

Faça sua doação!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?