A importância do trabalho voluntário para a organização

Você sabe como um voluntário pode contribuir na vida útil de uma organização sem fins lucrativos?

Em 2019, cerca de 7,2 milhões de brasileiros prestavam serviço voluntário; isso corresponde a apenas 4,3% da população do país. Já é de conhecimento nosso que o voluntariado é extremamente benéfico para o prestador de serviços, afinal, ele:

  • melhora as habilidades relacionais;
  • exercita a criatividade e capacidade de inovação;
  • fortalece a autoestima e autoconfiança;
  • estimula uma personalidade proativa;

Entre tantas outras vantagens. No entanto, é pouco discutida a importância dos voluntários para uma organização sem fins lucrativos e hoje vamos aprender um pouco mais sobre isso.

Afinal, o que é mesmo um voluntário?

Para além dos significados denotativos, podemos definir o voluntário como alguém que entrega os seus serviços em benefício de uma instituição não apenas pelas tarefas que cumprirá, mas engajado em um propósito coletivo que gerará contribuições sociais para um mundo mais justo.

Partindo dessa definição, encontramos as organizações como agências de pessoas que defendem causas em comum e precisam do apoio dessas pessoas para continuarem ativas. Isso exige comprometimento, organização e planejamento para com os voluntários, considerando a disponibilidade e motivação que foram oferecidos de bom grado.

 Existem pelo menos 3 formas de um voluntário servir a uma organização, e elas são:

  • Fonte de recursos humanos – Voluntários dedicam esforços, energia, habilidades e competências na dedicação do seu trabalho. Além do mais, o tempo dedicado não está condicionado às suas horas de prestação de serviços; eles empenham conhecimentos que, provavelmente, levaram anos para adquirir. É uma doação de vida!
  • Fonte de geração de renda – Em diversas instituições, parte do voluntariado é voltado para produções ou serviços comercializados em eventos e festivais em prol da visão do grupo.
  • Fonte de recursos financeiros – Não raramente, as pessoas que oferecem seus serviços a uma organização sem fins lucrativos são as mesmas que as ajudam diretamente no sustento financeiro. Isso acontece especialmente porque o engajamento na causa é tão fortalecido que se torna necessário contribuir através de todos os meios possíveis.

Independente dos pontos anteriores que uma entidade atende, ela só subsiste por meio do trabalho generosamente oferecido por voluntários que desejam ver uma sociedade mais ajustada, solidária e que se une por causas que realmente importam. Uma instituição é capaz de mudar um voluntário tanto quanto ele é capaz de transformar a instituição da qual faz parte. Em conjunto, serão possibilitados a mudar a situação de vulnerabilidade exposta no propósito coletivo.

 Conheça o Instituto Livres !!

Texto escrito pela voluntária Raquel Mangabeira. 

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?