Release: 15 anos de ações sociais a favor do Brasil

Instituto LIVRES comemora 15 anos de ações sociais a favor do Brasil

 

Amor ao próximo. Esse é o propósito que marca os 15 anos de trabalho realizado pelo Instituto Livres. Focado em atender as comunidades sertanejas em suas necessidades básicas, promovendo transformação de bem-estar, autoestima e desenvolvimento de vida e convivência, atualmente, o instituto atua nas causas da criança, família e acesso à água.

 

Mas não foi assim que tudo começou. Em 2005, impactado por depoimentos de tráfico de crianças, o presidente Juliano Son decidiu reunir amigos e pessoas interessadas em promover uma sociedade mais justa e igualitária, com uma oportunidade diferente para crianças e adolescentes vítimas de situações de violação. A causa da Criança deu vida ao propósito do Livres.

 

De 2006 a 2012, o Acolhimento Livre Ser aconteceu em São Paulo, capital, oferecendo proteção, cuidados e garantia aos direitos das crianças e adolescentes acolhidos. Em 2012, a convite de amigos, Juliano Son foi conhecer o Piauí e se deparou com uma realidade que não se pode ignorar: alto índice de abusos e casos de violência contra crianças, cultura de não denúncia, números crescentes de exploração sexual, prostituição, fome, sede e uma rede de proteção que não conseguia lidar com a demanda.

 

Em 2013, os trabalhos foram iniciados no Piauí. O contexto do acolhimento nos conduziu a outras realidades e necessidades bem impactantes: a extrema pobreza, a falta de acesso à água, a cultura de violação alarmante a não denúncia. Assim, a missão do Livres foi expandida da criança, à família, ao acesso à água para todos e ao sertão.

 

Por meio dos projetos Acolhimento Livre Ser, Mais Água, Impacto Sertão Livre e Missão Social Sustentável, o instituto tem podido desenvolver regularmente todos os trabalhos de assistência social, física, emocional e espiritual, criando e ampliando novas oportunidades de atendimentos junto às comunidades e povoados.

 

Com pilares de valores compostos por compaixão, espírito de cooperação, inovação social, transparência, sustentabilidade, compromisso, excelência e simplicidade, foram esses fundamentos que fizeram com que a instituição somasse, até o ano passado, 182.489 pessoas atendidas.

 

São milhares de eventos por todo o Brasil, centenas de ações de advocacy pelas causas, 15 edições do Impacto Sertão Livre, 10 espaços de socialização construído e 01 novo instalado em locação, 14 soluções de água implementadas, milhares de medicamentos doados, mais de 38 mil atendimentos de saúde, cursos profissionalizantes, oficinas criativas, eventos culturais, 43 toneladas de alimentos doados no último ano 2020-2021.

 

E os frutos desse trabalho para a sociedade se estendem a 32.204 famílias assistidas, 23.703 crianças, em 139 comunidades. “O que nos motiva é saber que esses dados não são apenas de números, mas reflexo das nossas ações propiciadas pela solidariedade e engajamento de milhares de pessoas que doam e se doam para essas causas. Nada do que fazemos seria possível sem os doadores, parceiros e voluntários.”, celebrou Clever Murilo Pires, CEO do Instituto LIVRES.

 

Pontuando os efeitos da covid-19, Clever destaca que a entidade também se viu em um cenário inusitado, onde foi preciso redesenhar todo planejamento, programação e atuação da organização. “Diante da situação da pandemia, fomos impulsionados para criatividade e inovação, sempre seguindo os pilares que nos sustentaram até aqui”.

 

Ao celebrar os 15 anos de ações sociais e fazer um balanço sobre o trabalho realizado, os novos aprendizados e formas de lidar com a superação em cada nova situação, Pires reforça a essência do instituto e revela as expectativas para os próximos anos. “Para 2021 e para anos que ainda estão por vir, mantemo-nos focados em alcançar mais vidas, transformar a realidade, o contexto em que atuamos, trazendo melhorias efetivas para o sertão”, destacou o CEO.

 

 

Conheça as soluções sociais desenvolvidas pelo Livres

Missão Social Livres

Projeto de missão social sustentável que visa atender as comunidades em suas necessidades básicas, promovendo transformação de bem-estar, autoestima, desenvolvimento de vida e convivência.

 

Juntos pelo Sertão

Projeto de mobilização de parceiros e amigos artistas em favor da causa do sertão. Em 2020, culminou em grande evento presencial e live. Em 2021, promove duas edições de Corridas Virtuais por meio do Correr com Propósito.

 

Livre Ser Acolhimento

Acolhimento institucional integral de crianças e adolescentes vítimas de situações de violação dos seus direitos (maus tratos, abusos, abandono, violência, exploração, etc).

 

Livre Ser Sertão

Desenvolvimento de atividades de formação de valores positivos e comportamentos saudáveis por meio da implementação de tecnologias sociais com crianças e adolescentes.

 

Impacto Sertão Livre

Projeto que mobiliza voluntários de todo Brasil para promoção de ações de alto impacto em pequenas comunidades sertanejas. São ações de cidadania, saúde, cultura, formação e relacionamento.

 

Projeto Mais Água

Viabiliza soluções de acesso à água limpa e potável para comunidades e povoados que sofrem com a seca, sede e fome no sertão.

 

Faça parte dessa missão

Ajude a continuar promovendo transformação na vida de muitas famílias. Clique, doe agora e colabore para a extinção dos males sociais em comunidades vulneráveis no sertão brasileiro.

 

O Instituto Livres

O Instituto Livres é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua desde 2006 de forma efetiva para a transformação da vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e alto risco.

 

Em 2005, sensibilizado com a realidade do tráfico e exploração infantil, Juliano Son gravou um CD com o propósito de promover e apoiar financeiramente projetos e ações que resgatam crianças desse sistema de violência e injustiça. Desde então, tem anunciado as injustiças e mazelas da nossa sociedade, bem como as oportunidades para que essa realidade seja transformada.

 

Clique, acesse o site e conheça os detalhes do trabalho realizado, dos 15 anos de ações sociais, projetos, parceiros, relatórios de transparência, notícias, além de outros conteúdos exclusivos.

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?