Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Música e transformação de vidas

Música e transformação de vidas podem ser a chave para mudança positiva na rotina do ser humano.

A música está presente na vida de quase todo ser humano desde cedo e muito antes de sua alfabetização. O pedagogo Luis Rodrigo Godoi defende, em sua tese intitulada ‘A Importância da Música na Educação Infantil’, que “O desenvolvimento das crianças com a música acontece desde quando são ainda pequenos. Essa presença (da música) desenvolve nelas conhecimentos novos, como vocabulário, socialização e autonomia.”

A musicalidade está presente em brincadeiras, conversas, momentos de descanso e até mesmo nas propagandas voltadas ao público infantil. Seja o contato com a música frequente ou esporádico, apenas durante a infância ou durante toda a vida, ele é capaz de marcar a memória do ser humano.

Especialistas de educação estudam a música como uma forma de desenvolvimento, aprendizagem e excelente proposta para se trabalhar a socialização. Uma vez que a musicalidade é ligada ao nosso subjetivo, ela pode ser usada tanto como instrumento de recreação quanto instrumento de transformação social, facilitando e integração e a inclusão.

Diante disso, o Instituto Livres tem a oportunidade de oferecer aulas de violão gratuítas para os moradores de Paulistana – PI. O professor é o Damião Macedo, morador local, que também participa do projeto de socialização ‘Tempo Livre’.

As aulas foram iniciadas em 19/09 já com seis alunos participantes. Até então, estão todas programadas aos sábados, às 10h.

O intuito do ensino da música de forma contextualizada e consciente é conceder ao aluno a autonomia musical que proporcionará o conhecimento de seus sentimentos, pensamentos, inseguranças e habilidades.

Quando o aluno permite a conexão entre a música e seu subjetivo, ele experimenta sensações e sentimentos como de tristeza, alegria, ansiedade, satisfação que podem ser expressos e organizados por meio da música. Saber expressar e organizar os sentimentos possibilita a qualquer pessoa o desenvolvimento de inteligência emocional e o melhor convívio em sociedade.

O ensino da música nem sempre tem como finalidade a formação de músicos profissionais, mas deve sempre incentivar a criatividade naquele que a aprende. O domínio da linguagem musical é capaz de transformar o sujeito.

Muito se engana quem pensa que apenas crianças se beneficiam dos privilégios do aprendizado da música. Pessoas de qualquer idade podem, e se puderem, devem aprender a cantar ou tocar um novo instrumento.

Por isso, trouxemos alguns dos benefícios em aprender música, seja canto ou instrumental, apontados pelo portal Music Jungle:

  • Aumento da capacidade de memorização;
  • Melhoria nas habilidades de gestão, organização e trabalho em equipe;
  • Melhoria na coordenação motora;
  • Melhoria na habilidade de leitura e compreensão;
  • Conhecimento de novas culturas;
  • Alivia o acúmulo de estresse;
  • Promoção de habilidades sociais;
  • Melhoria na respiração;
  • Faz com que você seja mais feliz e com que você passe essa felicidade para os outros.

Na antiga Roma, o povo não possuía tempo para desenvolver habilidades de música e artes pois estavam constantemente envolvidos em guerras e conflitos. Talvez em tempos de guerras e conflitos, a música possa ser alternativa de esperança.

Fique por dentro da ação musical do Juliano Son !

Diante de tudo isso, você também acredita que música e transformação de vidas andam juntas?

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?