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NOTÍCIA

23 de maio

M&A como ferramenta de estratégia social

M&A pode ser adotado como uma ferramenta de estratégia social. Impacto positivo é uma questão de estratégia e posicionamento. Instituições do terceiro setor que tinham como modelo central a arrecadação de doações oriundas de empresas e da solidariedade de outras pessoas, com a pandemia, queda do volume recebido em dinheiro e da quantia de insumos, estão enfrentando dificuldades para seguir com o andamento dos projetos sociais, pagamento das contas, equipes e manutenção da estrutura básica necessária.

 

Em meio a esse contexto, entre as alternativas praticadas para driblar a crise, acredito que o M&A (do inglês, Mergers and Acquisitions) é uma estratégia que pode render bons resultados para essas instituições.

 

Segundo levantamento da consultoria e auditoria PwC Brasil, o volume de operações de fusões e aquisições nacionais bateu novo recorde no primeiro semestre de 2021. Tais transações unem esforços e expertise em governança e gestão para melhorar a captação de recursos e administração das organizações. Diferentemente do mercado de fusões, no M&A social, o foco central não está no retorno financeiro, não envolve divisão de lucros entre acionistas, muito menos transaciona valores específicos.

 

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o M&A social não está restrito apenas aos negócios realizados entre grandes empresas. Organizações de diferentes portes e atuação, que se preocupam com a sua governança e reputação, podem utilizar essa modalidade financeira para potencializar o seu nome. E, claro, é uma oportunidade para que as instituições do terceiro setor mantenham as suas atividades.

 

Acredito que essa é uma grande oportunidade para o terceiro setor, pois garante fôlego para que as instituições não tenham que fechar as portas, principalmente no contexto da pandemia de Covid-19, mas não se resume a isso. O objetivo principal é dar condições para que outras organizações sobrevivam, sem correrem riscos de encerrar as suas atividades e alcancem modelos de escalar o social.

 

As organizações sociais têm que implementar parcerias de acordo com seu objetivo de negócio e mercado, que cooperem para o seu crescimento. Além de evidenciar a capacidade de execução, entrega, governança e transparência, prestando contas detalhadas regularmente, também devem potencializar a transformação e o impacto a ser gerado.

 

Leia também:
+ O alinhamento do Propósito à Estratégia

+ A Era dos negócios e o Metaverso

 

Na minha experiência executiva, participei de muitos projetos bem-sucedidos de M&A. No LIVRES, nossa gestão tem se consolidado por meio do desenvolvimento de projetos efetivos que engajam parcerias estratégicas, uma iniciativa também forte e assertiva para se manter estável e mesmo garantir assistir os atendidos em tempos de crise como os atuais.

 

Pesquisas indicam que Organizações que geram Impacto Positivo na sociedade e meio ambiente possuem melhores resultados econômico-financeiros, maior aceitação de produtos e fidelização de clientes, maior retenção de talentos, dentre outros aspectos que alavancam sua competitividade. Contudo, implementar uma estratégia de Impacto Positivo requer planejamento, análise e priorização. Para isso, empresas e organizações sociais, juntas, podem alcançar melhores resultados

 

Entre as vantagens colhidas pelas instituições sociais, o processo de incorporação promove melhoria nos processos de gestão, redução de custos, ampliação do alcance de resultados de impacto social e garantem que os serviços, projetos e assistencialismo continuem a ser desenvolvidos, sem grandes riscos de interrupção. Para nós, no LIVRES, vai muito além dos lucros. É ter a certeza de que a missão, o legado social, tenha continuidade.

 

Temos buscado um posicionamento de mercado coerente, inovador e sustentável, estando abertos para conversar sobre outras possibilidades, negócios e modelos de atuação social. As articulações do LIVRES visam novos modelos, conexões e parcerias com projetos corporativos de responsabilidade social. Além de preservar os programas e projetos sociais, visamos oportunidades de crescimento fazendo mais, melhor e diferente.

 

Autor: Clever Murilo Pires
CEO do LIVRES


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