Dia Internacional da Felicidade

Dia 20/03 é o Dia Internacional da Felicidade e se você acompanha nossas postagens, deve ter percebido que já há algum tempo, aqui no Instituto Livres, temos o costume de trazer informações sobre datas comemorativas e alguns outros dias especiais. Datas que se fazem importantes tanto para o terceiro setor, quanto para a sociedade num tudo.

 

Hoje vai ser um pouco diferente, além de trazer informações, também iremos trazer um desafio! No Dia Internacional da Felicidade te desafiamos a ser feliz!

 

Sabemos que diversos fatores estão diretamente associados com a felicidade. Infelizmente nem todos os fatores estão sob nosso controle. Existem questões sociais e biológicas que impedem as pessoas de se sentirem felizes, simples assim… Casos como esses não devem ser negligenciados, mas sim tratados junto de um profissional que possa te ajudar a resolver a situação.

Mas, por outro lado, alguns fatores relacionados a felicidade estão um pouco mais sob nosso controle. São neles que iremos trabalhar nesse Dia Internacional da Felicidade.

 

Shawn Achor, teórico e autor norte-americano, estudou sobre a “Psicologia Positiva” em Harvard. Essa vertente da psicologia se baseia numa filosofia de treinar seu cérebro para enxergar a vida de outro ponto de vista, o mais positivo possível.

Shawn diz que os acontecimentos sempre possuem dois lados, um lado bom e outro ruim. Tendemos a enxergar o lado ruim antes de qualquer coisa, em outra palavras, enxergamos o copo meio vazio. Segundo Shawn, praticando a filosofia positiva, o cérebro irá aprender a perceber o copo meio cheio, ou seja, a perceber o melhor lado das situações. Nenhum teórico dessa filosofia não diz que é fácil, mas informam que, com treino, logo você conseguirá ser mais feliz buscando enxergar o lado positivo do mundo.

 

Outro desafio que fazemos a você vem por meio do questionamento: a que você dedica seu tempo?

Estudos baseados na Felicidade Interna Bruta (FIB) realizados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) comprovam que felicidade genuína está diretamente associada com bons momentos em família, sentimentos e relacionamentos bem cultivados, boas práticas em sociedade, que envolviam solidariedade, como o trabalho voluntário, e ainda com uma espiritualidade saudável.

Você tem dedicado sua vida para esses momentos que te deixarão verdadeiramente feliz?

A intenção desse questionamento não é fazer juízo de valor de pessoas que se dedicam suas vidas unicamente ao trabalho e a vida profissional deixando momentos de descontração, descanso e boas práticas em sociedade de lado, não cabe a nós julgar ninguém. Mas se você quiser ser feliz, e aproveitar o Dia Internacional da Felicidade para começar, talvez investir nesses momentos já seja um bom começo.

 

Faça o bem para aqueles que estão ao seu redor.

Desejamos um excelente Dia Internacional da Felicidade!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?