Atitudes simples e eficazes para ajudar o próximo

Num mundo em que atitudes extravagantes são extremamente valorizadas, será que sobra espaço para que as atitudes simples possam transformar a vidas das pessoas?

 

A correria do dia a dia, a falta de oportunidade, a timidez, a falta de tempo e por aí vai…

 

Poderíamos listar uma série de justificativas que nos impedem de ajudar pessoas que cruzam o nosso caminho.

 

Realmente não é possível ‘abraçar o mundo’ e tentar resolver os problemas de todos. Tentar fazê-lo pode acabar sendo prejudicial à sua própria vida. O importante é que, na maioria das vezes, atitudes simples já são o suficiente para fazer muita diferença.

 

Temos em nossa cultura a DOAÇÃO como uma forma de fazer a diferença na vida das pessoas. Para exemplificar mais ainda, compartilhamos com você algumas dessas atitudes simples, mas altamente eficazes para transformar a vida das pessoas, por mais rápido e rotineiro que seja.

 

Olhe mais atentamente para o que está ao seu redor

Faça esse exercício para treinar sua capacidade de encontrar pessoas que precisam de sua ajuda. Se estiver andando na rua e encontrar pessoas que que precisam de ajuda, de uma gentileza, pratique! Seja uma compra que estava muito pesada e acabou estourando o saquinho de super mercado, a dificuldade de alguém em saber o itinerário dos ônibus ou um turista perdido, buscando informações da sua cidade.

 

Tente os ajudar com o que puder. Quando estamos nessas situações difíceis, tudo que mais queremos é uma luz no fim do túnel. Você pode ser essa luz na vida de alguém. Pratique a empatia, a gentileza, a solidariedade.

Sorria e cumprimente as pessoas

Sim, isso é clichê. Mas receber um gesto de carinho e atenção importa muito.

 

Não se trata de somente saudar o seu vizinho de porta ou quem trabalha do lado da sua mesa. Sorria e cumprimente o segurança, a pessoa que trabalha na limpeza, o cobrador de ônibus, mesmo sem esperar que qualquer uma dessas pessoas te sorria de volta.

 

Seu sorriso na vida de uma pessoa pode quebrar barreiras.

Toda pessoa merece receber um sorriso sincero!

 

Ofereça seu lugar no transporte coletivo

É bem comum na hora de rush ter ônibus, metrô, trem ou mesmo a van lotados, não é mesmo? Fique atento pois podem ter pessoas de mais idade, mulheres grávidas ou até quem não esteja passando bem ou segurando muito peso.

 

Se o seu trajeto for feito de carro, dê preferência ao ciclista, ao pedestre, respeite a sinalização.

 

Seja um bom ouvinte

Muitas vezes, a ajuda pode vir de uma boa conversa, na qual você esteja bem disposto a ouvir os desafios que a pessoa ao seu lado está passando.

 

Observe quem está à sua volta e, ao notar um semblante cansado, triste ou desanimado, pergunte se a pessoa está bem e precisando de ajuda.

 

Perceber que as pessoas se importam com o que temos a dizer nos faz sentir especiais.

 

Se você tivesse a chance de fazer alguém se sentir especial, a jogaria fora?

 

Não discrimine!

Julgamentos e preconceitos só servem para separar e tornar a vida das pessoas um mar de infelicidade e tristeza. Quem os sofre acaba sendo colocado num ostracismo sem fundamentos. Quem os comete, envenena sua própria vida com a ignorância. 

 

Para saber como combater a discriminação, CLIQUE AQUI! 

 

Usa máscara e respeite o distanciamento social

Em momentos como esse que estamos vivendo, todo cuidado é pouco, senão por você, por aqueles que estão ao seu redor.

 

Usar máscara, evitar aglomerações desnecessárias e respeitar o distanciamento social são umas das poucas coisas que podemos fazer para salvar vidas e evitar a disseminação da Covid-19.

 

Será que, depois de tantas coisas boas que esses gestos podem proporcionar ainda podemos falar que são atitudes simples? Fica a seu critério decidir.

 

Independente de como escolher chamar essas “atitudes simples”, o importante é as colocar em prática!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?