Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Sua profissão pode ajudar o próximo?

Dicas sobre como sua profissão pode ajudar o próximo

Você já parou para pensar no impacto da sua atividade profissional? Já pensou que sua profissão pode ajudar o próximo? Já pensou na repercussão positiva disso e como agrega valor e propósito ao que você faz?

Não?! Pois nós pensamos e queremos compartilhar com você algumas dicas sobre como a sua profissão pode ajudar muitas outras pessoas!

Inspiração

Inspiração é um conceito de influenciar algo, alguém ou um contexto. Quando o que fazemos se torna inspirador para outras pessoas, impactamos de forma positiva essas pessoas. As inspiramos a fazer algo como fazemos, ou atuar no contexto em que atuamos, ou até adotar os valores que adotamos…

Você poderia nessa hora avaliar se a sua profissão ajuda o próximo? Será que você tem inspirado outras pessoas? Pense nisso! É uma excelente oportunidade de fazer a diferença no contexto em que você atua!

Autopercepção

Para influenciar pessoas e/ou contextos, precisamos do autogerenciamento em competências de autopercepção e empatia. Para isso, nada mais eficaz do que investir no autoconhecimento, entendendo quem somos e quais são os norteadores do nosso desempenho como líderes.

Ter altos níveis de autopercepção, uma competência de inteligência emocional, é fundamental para o exercício da liderança. Quanto mais você percebe suas atitudes, mais consegue adequá-las ao estilo do outro.

E a pergunta que não quer calar é: por que não posso simplesmente agir do jeito que sou? E a resposta é mais que clara: simplesmente, porque se fechar em seu próprio mundo e fazer as coisas da forma como elas funcionam para você, podem não influenciar o outro.

O diferencial é perceber como você, na sua profissão, influencia e inspira as pessoas, e fazer isto de forma extremamente personalizada.

Empatia

Ter altos níveis de empatia é outra competência de inteligência emocional. Ser empático não é ser simpático, nem querido por todos. É compreender como os outros se sentem e agir sobre esta compreensão.

Sendo empático, você consegue entender como o outro está se sentindo e, assim, “programar e gerenciar” suas atitudes, levando em consideração o que funciona para ele, naquele momento. É entender que a sua forma de agir nem sempre será a melhor para a outra pessoa.

Na sua profissão você ajuda o próximo buscando a melhor forma para atende-lo? Você o considera superior a si mesmo e o ajuda tornando as relações inclusivas e amistosas dentro do contexto laboral?

Competências para sua profissão ajudar o próximo

Gerar inspiração, exercer a autopercepção e a empatia não são tarefas fáceis, mas a boa notícia é que o desenvolvimento de competências está diretamente ligado aos nossos níveis de protagonismo emocional – ou seja, basta querer.

 A liderança não é uma jornada simples, mas uma forte caminhada de autoconhecimento, desenvolvimento emocional e, mais do que isso, de influência humana. Uma experiência interessante para a jornada de autoconhecimento é discutir as questões da liderança com outras pessoas que estejam na mesma posição para que possa aprender mais a respeito.

Analise o quê ou quem te inspira. E porquê? Assim, poderá ter um norte do que em você e em sua profissão podem ajudar outras pessoas.

O Instituto Livres tem buscado inspirar e mobilizar pessoas e fazemos isso porque acreditamos é possível reverter situações em nosso país com a ajuda de muitos amigos que têm empatia com a causa que defendemos. E como fazemos isso? Mostrando a nossa essência, nossos valores, e como fazemos o que fazemos com transparência!

Que tal nos conhecer mais e se inspirar conosco? 😀

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?