Papel dos líderes no novo normal - Instituto Livres Pular para o conteúdo

Chave PIX: pix@institutolivres.org.br | pix@livres.social

NOTÍCIA

08 de maio

Papel dos líderes no novo normal

O papel dos líderes no novo normal

Existe um enorme grau de incerteza sobre o mundo pós-pandemia. Uma nova expressão – o “novo normal” – já se tornou lugar comum. Mas o que efetivamente seria normal ou novo? E qual o papel dos líderes no novo normal que a nossa sociedade está vivendo?

Confira nesse artigo de Stuzer, adaptado para o contexto das organizações sociais, como o Livres!

De um ponto de vista mais amplo, entende-se que a vida em sociedade não será mais a mesma, que a pandemia deixará marcas e seus efeitos serão duradouros. E do ponto de vista da economia, a pergunta que não quer calar é: como se comportará o cliente, o doador, a sociedade nesse novo normal?

Cada instituição, empreendedor e cidadão passa refletir sobre seu modelo de vida e negócios e – em casos extremos – se o que faz ainda é, de alguma forma, válido! Vamos refletir sobre o papel dos lideres em meio a tanta incerteza? E líderes aqui consideramos o pai de família, o jovem em início de carreira, a mulher líder em sua área de influência, as organizações sociais, o(a)s executivo(a)s…  

Mundo VUCA na prática 

Pode-se dizer que o novo normal traz de forma concreta, para a vida das pessoas, o conceito do mundo VUCA, tão popularizado pelas disrupções catalisadas pela transformação digital. O que para alguns era abstrato, talvez mesmo até um certo exagero, agora se materializa de forma avassaladora. A mudança, a adaptação, não serão mais uma escolha.  

Parece então que, em meio a toda incerteza, pelo menos há uma certeza (além de que o novo normal será diferente): 

1- As organizações agora não podem esperar mais para fazerem as mudanças estruturais, para que sejam verdadeiramente capazes de operar em um ambiente extremamente complexo, onde sentir e responder rapidamente é a principal vantagem competitiva. 

2- O agilismo não como prescrição, mas como um conjunto de valores e princípios – nunca foi tão fundamental. É fácil, portanto, fazer a previsão de que haverá um movimento fortíssimo para adoção do ágil. Mas será mesmo? 

No início de março, quando os rumores do covid-19 começaram a chegar ao brasil, o Livres tomou medidas radicais que impactaram imediatamente em seus projetos. Fomos a primeira organização a cancelar oficial e publicamente as edições do projeto Impacto Sertão Livre de julho… muitos acharam que era exagero, mas, hoje, vemos o quadro agravado da crise…

Também adotamos medidas de promoção da sustentabilidade, bem como de saúde e proteção tanto da equipe de colaboradores, quanto dos beneficiados diretos por nossa atuação, tanto no acolhimento quanto no sertão.

Pressão por controle pós-pandemia 

Infelizmente, somado à enorme incerteza sobre os novos modelos de negócio, há um fato concreto do qual quase ninguém escapa: todos estaremos mais pobres após a pandemia.

Isso significa que não só trabalharemos em um ambiente extremamente incerto, mas teremos à disposição menos recursos. Esse ambiente cria uma pressão enorme sobre os líderes, que passam a ser cobrados por resultados, em um ambiente onde mal sabem caminhar, e trabalhando em condições muito mais difíceis. 

E qual é a reação mais humana em tal ambiente, principalmente sobre aqueles que tomarão as decisões, nas tradicionais estruturas de comando que ainda perduram? 

Qual o papel que nossos líderes vão assumir nesse normal com o qual não sabemos lidar? Como fazer com que os recursos prosperem, multipliquem e impulsionem sua equipe, família, colaboradores, beneficiários?

Qual o verdadeiro papel dos líderes nesse momento? 

Acredito que nesse momento é hora de dobrar a aposta nesse novo estilo de liderança e na estrutura mais orgânica.

É hora de trazer todos para o campo, unidos pelo propósito comum da organização. É hora de entender que só é possível sentir e responder levando a decisão para todos níveis da instituição e dando espaço para experimentação. 

É hora de sair da falsa sensação de controle dos planos tradicionais e detalhados – concebidos nos altos níveis das organizações – e se juntar aos times, próximo da realidade e da ação. 

Pelo menos um aspecto dessa triste pandemia pode ser usado nesse momento: não há dúvida que a hora de nos mobilizarmos é agora, que todos lutarão como nunca, se tiverem espaço. Não desperdicemos isso.  

O Livres tem enfrentado de peito aberto a situação da crise, mobilizando seus colaboradores e doadores a não deixarem que o nosso legado de 14 anos beneficiando milhares de famílias se perca. Muitos já aderiram e estão lutando conosco.

Todos têm se disposto a dar um pouco do que têm, independente do valor. Agradecemos aqui, em nome dos 161 mil beneficiados pelo Livres, a Você, que tem cooperado para que nossa missão não pare!


Últimas notícias

Como se preparar para uma viagem voluntária inesquecível

Descubra como se preparar para uma viagem voluntária!

Voluntariado médico no sertão: um ato de amor que transforma vidas

Voluntariado médico no sertão leva cuidado, acolhimento e dignidade. Saiba mais!

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: inclusão começa com informação

Entenda o que é o autismo, seus sinais e níveis!

Compartilhe

Copiar link

MAIS LIDAS

INSCREVA-SE

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas inspiradoras e progressos que estamos alcançando? Engaje-se conosco assinando nossa newsletter e receba informações exclusivas, histórias de impacto e oportunidades para fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro melhor!



    Botão Fechar
    Verificado pela Leadster
    Botão Fechar
    Logo