Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

O medidor TDS não nos deixa mentir

Você sabe como nós fazemos para garantir que a água que fornecemos para as pessoas alcançadas pelo projeto Mais Água seja, de fato, própria para consumo?

Para que nossa atuação seja a mais assertiva e efetiva o possível, utilizamos uma ferramenta de medição de solutos e soluções chamada medidor TDS (Total Dissolved Solids) ou, em português, Total de Sólidos Dissolvidos.

 

Talvez você não tenha familiaridade com o universo de ferramentas técnicas que, para serem utilizadas, fazem necessário o conhecimento prévio de assuntos específicos. Mas não precisa se preocupar com isso. Iremos explicar tudo para que você compreenda o processo.

O medidor TDS se assemelha muito à uma caneta ou até mesmo um termômetro eletrônico, quando falamos em tamanho e aparência, mas, ao invés de escrever, ele é utilizado para medir a quantidade de agentes sólidos dissolvidos numa solução.

O medidor TDS pode ter diversas outras aplicações em laboratório, plantações etc. Mas em nosso caso, o utilizamos como indicador de qualidade da água tratada e distribuída pelos sistemas dessalinizadores.

O medidor TDS possui um pequeno painel que indica a quantidade desses sólidos, no nosso caso, o sódio, em uma grandeza de medida conhecida como partículas por milhão (PPM).

 

Os números do indicador vão de 0 PPM a 999 PPM, mas podem ser ajustados de acordo com a necessidade. O zero PPM representa uma água com ausência total de agentes sólidos dissolvidos, uma água destilada. Essa solução não possui nem os minerais que são benéficos para a saúde humana ou para as plantações. Por isso não é muito interessante que alcancemos essa marca. O 999 PPM representa uma quantidade exorbitante de agentes sólidos dissolvidos. O que, na realidade do sertão, significa uma água salobra. Extremamente salgada e imprópria para consumo.

 

Um dos líderes responsáveis pela gestão do projeto Mais Água informou que no povoado de Barro Vermelho, em Paulistana/PI, onde um sistema dessalinizador está instalado e abastece mais de 2.000 pessoas de três comunidades, o medidor TDS indica que, atualmente, a água que mata a sede dessas pessoas possui 012 PPM. A solução dessa água está sem o sal que a torna prejudicial para seres humanos, animais e plantações, por outro lado, o medidor ainda indica que a água tratada ainda possui minerais benéficos que podem ser ingeridos sem problemas. Vale informar que a medição do total de sólidos dissolvidos antes do tratamento com o projeto Mais Água indicava 406 PPM, ou seja, impossível de ser utilizada para consumo, higiene, criação de animais ou plantação pelo grande teor de sódio presente na água.

 

O medidor TDS não nos deixa mentir quando falamos que o projeto de soluções hídricas tem feito a diferença na vida de MUITAS pessoas. Ele comprova que a água que hoje é distribuída em todos os sistemas do Mais Água estão próprias para o consumo e seguras para desenvolvimento de uma vida saudável. 

 

Assim, esperamos que você confie em nós e na possibilidade de levar água potável para tantas pessoas que passam sede no sertão nordestino por meio de uma contribuição para as ações sócio humanitárias que vêm sendo realizadas no Mais Água. 

 

CLIQUE AQUI PARA NOS AJUDAR CONTINUAR TRATANDO E DISTRIBUINDO ÁGUA POTÁVEL NO SERTÃO

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?