Email: office@yourdomain.com
Phone:: +44 20 7240 9319
Fale com o Instituto: 0800-883-6263

Inovação para obtenção de resultados

A inovação pode ser uma excelente estratégia para obtenção de resultados

A inovação é, sim, uma estratégia para obtenção de resultados e fonte de lucro. Surge como resposta às inquietações do ambiente organizacional em investir em algo novo, mas, constantemente, são perdidos volumes consideráveis de recursos em ambientes incertos, instáveis e voláteis.

É necessário desenvolver uma metodologia financeira para as diversas práticas de inovação que garanta resultados no curto, médio e longo prazos. Por isso, torna-se fundamental orientar as organizações a compreenderem a inovação como uma prática de gestão com resultados financeiros claros, considerando-se os projetos de melhoria de processos, novas tecnologias, produtos e serviços.

Estudos realizados pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral confirmam essa necessidade para a formulação adequada das estratégias de inovação em processos, projetos, cultura, indicadores de resultado e modelos de colaboração em rede. Afinal, inovação não é um ato de esperança e boa vontade de
indivíduos, mas uma metodologia sistematizada e coletiva de gestão.

Consolidado como de total relevância para as organizações, o tema da inovação apresenta um novo desafio: a definição de modelos de gestão mais condizentes com os seus processos. No Instituto Livres, adotamos as metodologias de BSC, PDCA e outros a fim de obtermos resultados mais efetivos na operação de nossos projetos e mesmo no gerenciamento das rotinas. As práticas de inovação tem demandado equipes, processos estruturados
e resultados variados. A política de governança e compliance também é fator muito importante nas decisões executivas.

Como tornar a inovação uma fonte de lucro, considerando a diversidade das organizações e dos contextos
em que estão inseridas? Diante de vários desafios, as organizações também têm buscado estruturar metodologias,
visando a valoração financeira dos seus projetos de inovação, além dos indicadores tradicionais de retorno sobre o investimento social e seu impacto no mercado.

Segundo os professores da FDC, Carlos Arruda, Hugo Tadeu e Carlos Valeri, para alguns especialistas, para se criar uma cultura de inovação bem sucedida é preciso:

1- pessoas especializadas é fator determinante no processo;

2- criatividade como a palavra-chave;

3- treinar as pessoas;

4- estimular um ambiente em que compartilhamento, propósito transformador, abertura para o erro e diversidade cultural possam ser realmente praticados.

Outros autores acreditam que o mais importante é a criação de uma governança clara para inovar. Ter uma estratégia definida, com processos abertos, bom portfólio de iniciativas, investimentos a fundo perdido e indicadores
de resultado.

O principal desafio talvez seja a forma como as estratégias atuais ainda estão sendo desenvolvidas – muito estabelecidas, tendo como pressuposto as metodologias clássicas, e não a partir de roadmaps, em busca de oportunidades de mercado.

Se a sua organização está investindo em inovação, e quiser compartilhar os desafios e aprendizados, fale conosco! Aprender e crescer juntos nos torna mais aptos a entregar resultados efetivos para a sociedade. Nós do Instituto Livres temos aberto nossa sede para aprendizados, encontros, networking, porque faz parte de quem somos inspirar e mobilizar pessoas.

Translate »