Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 (11) 2532-7747

Impacto Sertão Livre: O que fizemos em Jacobina e Patos do Piauí?

Talvez não seja novidade pra você que o Instituto Livres realizou a 16ª e a 17ª edição do Impacto Sertão Livre nas cidades de Jacobina e Patos do Piauí.

 

Os Amarelinhos, como são chamados pela população local e chamamos os participantes voluntários, ficaram por uma semana inteira em cada uma dessas cidades realizando um trabalho maravilhoso. 🤩

 

Se você nunca participou de uma edição do Impacto Sertão Livre, pode estar se perguntando: afinal, o que um monte de gente vestida com esse colete amarelo vai fazer no Piauí?

 

Veja a resposta abaixo! 

16ª edição Impacto Sertão Livre 2022 Jacobina

16ª edição Impacto Sertão Livre 2022 Jacobina

O que é o Impacto Sertão Livre?

O Impacto Sertão Livre é um programa que acontece no sertão do Piauí a partir da mobilização de voluntários do Brasil todo para que realizem serviços diversificados e específicos em comunidades: são atendimentos multidisciplinares de saúde, atividades de desenvolvimento e formação com as crianças, oficinas profissionalizantes, eventos de lazer e cultura, etc.

 

Organizado pelo Instituto Livres, são desenvolvidas ações de articulação em favor da transformação dessas comunidades impactadas pela seca e restrição a inúmeras necessidades básicas.

 

A proposta do Livres é inspirar pessoas de todo o país a participarem do projeto em curtos períodos de imersão na realidade local. E, para que a ação seja sustentável, o instituto também mantém em Paulistana alguns agentes de missão. Essas pessoas moram na região e são responsáveis em dar continuidade ao trabalho de intervenção coletiva de forma recorrente.

 

Com exceção dos anos de enfrentamento à pandemia, historicamente acontecem duas edições do Impacto Sertão Livre no ano – nos meses de janeiro e julho.

 

O que fizemos em Jacobina e Patos do Piauí?

Normalmente, o Impacto Sertão Livre é organizado em três áreas de operação: visitas, crianças e saúde. Vamos conhecer um pouco mais dos resultados dessas atividades!

 

Equipe de visitas no Impacto Sertão Livre 2022

Equipe de visitas no Impacto Sertão Livre 2022

Atividades de Visitas

Esse é o time responsável por levar de porta em porta informações sobre todas as atividades que os Amarelinhos estão realizando na cidade, convidar os moradores, conhecê-los e estabelecer vínculos socioafetivos positivos.

 

São formados pequenos grupos para que realizem as visitas nas casas da cidade, povoados, comércios e estabelecimentos. Outra missão importante é que os Amarelinhos precisam estar com os ouvidos atentos ao retorno da população – que necessita ser ouvida.

 

Resultado das visitas
Números apurados até o momento da publicação dessa matéria

 

Em Jacobina, 537 casas foram visitadas.

 

Em Patos, 340 casas foram visitadas.

 

Em duas edições, 877 famílias receberam uma palavra de conforto, felicidade e esperança.

 

Atividades com as Crianças

Atividade com as crianças no Impacto Sertão Livre 2022

Atividade com as crianças no Impacto Sertão Livre 2022

A equipe da área das Crianças desenvolve várias atividades intencionais em turnos da manhã e tarde, geralmente em um lugar fixo e de livre acesso à população da cidade.

 

Nesse espaço, as crianças da cidade vivenciam um dia repleto de ações intencionais de formação com leitura, contação de histórias, danças, brincadeiras, teatro e pintura facial, entre tantas outras também muito importantes para o seu desenvolvimento individual e coletivo.

 

Resultado com as Crianças
Números apurados até o momento da publicação dessa matéria

 

Em Jacobina, cerca de 265 crianças por dia foram atendidas e participaram de atividades.

Em Patos, cerca de 186 crianças por dia foram atendidas e participaram de atividades.

 

Atividades na área da Saúde

Atendimento da equipe de saúde durante o Impacto Sertão Livre 2022A área da saúde é responsável por disponibilizar atendimentos gratuitos para uma população que enfrenta o difícil acesso a atendimentos básicos, especialidades, exames, medicamentos, seja pela distância onde vivem, seja pela falta de profissionais disponíveis mesmo nas localidades.

 

A equipe é formada por profissionais multidisciplinares, como clínicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Em algumas edições conseguimos que especialistas participem, o que contribui muito para a região, que demanda de neuro, cardiologistas, otorrino, oftalmo, ginecologista, pediatra, etc.

 

Os atendimentos são concluídos, em suas devidas necessidades, pela ampla doação de medicamentos necessários aos tratamentos receitados para a população.

 

Resultado na área da saúde

O número de atendimentos é impressionante.

 

Em Jacobina, 1.542 atendimentos foram realizados e 663 medicamentos foram distribuídos.

Em Patos, 1.387 atendimentos foram realizados e 676 medicamentos foram distribuídos.

 

EXTRA: show com Pororó

Todas as noites são realizadas atividades de lazer e cultura direcionadas à população em alguma na praça principal da cidade. Os eventos são festivos e envolvem atividades para as crianças – e é nesse momento que surge o famoso “Pororó” – teatro, apresentações locais, shows com bandas e preletores especialmente convidados para o Impacto.

Em Jacobina, 24 atividades foram realizadas nas praças. Em Patos, 28 atividades foram realizadas nas praças.

 

Parceria com a Defensoria Pública da União do Piauí

Defensoria Pública da União Piauí

Defensoria Pública da União Piauí em parceria com o Instituto Livres para o Impacto Sertão Livre 2022

Uma parceria importantíssima para o Impacto Sertão Livre são as ações de cidadania operacionalizadas durante a semana pela Defensoria Pública da União do estado do Piauí.

 

Ali, a DPU disponibiliza para a população todo suporte jurídico para situações complexas que precisam resolvidas por via judicial, casos relacionados ao acesso à benefícios e questões de cidadania.

 

Em Jacobina, foram realizados 169 atendimentos pela DPU. Em Patos, foram realizados 55 atendimentos pela DPU.

 

Bônus: Oficinas e cursos profissionalizantes

Promovemos oficinas e cursos profissionalizantes abertos gratuitamente à população. Nessa edição, tivemos Cursos profissionalizantes de Empreendedorismo e Atendimento ao Comércio, oficinas de empreendedorismo jovem, crochê, confecção de bonecas, dança e fotografia.

 

Em Jacobina, 147 pessoas foram certificadas pela participação nos cursos e oficinas.

 

Em Patos, 65 pessoas foram certificadas pela participação nos cursos e oficinas.

 

Parceiros do Impacto Sertão Livre

Agradecimento especial aos parceiros da 16ª e 17ª edições do Impacto Sertão Livre: MRJ Pharma, Angem do Brasil, Shofu, Colgate, Instituto Água Viva, Junior Acrigno, Junior e Jonathan Sanfoneiros, Rogária das Bonecas, SerTãoForte Curso Mulheres, Mega Systems Internet, Paulos Henrique e Arthur, Angelim Teresina, Preletores: IGOR IBC, JOEL Angelim, XANDE Lagoinha Serra.

 

Quais são os próximos passos?

Muito trabalho pôde ser feito em julho. E ainda há muitas outras cidades para os Amarelinhos impactarem! 🔥

 

Se você quer participar das próximas edições do Impacto Sertão Livre, fique atento às redes sociais. Em breve, teremos novidades para vocês! 🤩

 

Faça Impacto 365 dias por ano!

Há uma maneira de fazer o Impacto da sua casa 365 dias no ano!

Através da sua doação, podemos continuar operando no estado do Piauí e beneficiando a vida de milhares de sertanejos que contam com nossas ações.

Faça sua doação e nos ajude a continuar impactando vidas!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?