Fale com o Instituto: (11) 9.8542-6677 | (11) 2532-7747

Escassez de água: um problema recorrente no sertão

Água é vida. Se isso for verdade – e sabemos que é – como viver uma vida em meio à escassez de água potável?

Essa pergunta paira na cabeça de milhares de pessoas que vivem no sertão nordestino.

Dia após dia, famílias devem se locomover por quilômetros em busca de um lugar que tenha um pouco de água para saciar a sede. Quando muito, conseguem se banhar, preparar seus alimentos e lavar suas roupas.

Atividades que, para quem vive em locais com acesso fácil à água são corriqueiras, no sertão nordestino se tornam luxo.

Mas por que há tanta falta de água?

Motivos da escassez de água no sertão nordestino

O grande fator da escassez de água no nordeste é a seca.

O sertão está localizado em um local com pouca pluviosidade ao longo do ano. Ele é dificilmente afetado pela massa de ar frio e úmido do sul. Portanto, há uma massa de ar quente e seco de longo prazo no interior do nordeste, e nenhuma chuva é produzida.

Além dos longos períodos sem chuva, há também o problema de que a pouca água existente no local é salobra, ou seja, salgada. Isso faz com que muitos poços artesianos cavados no local sejam de água salgada.

Tal fato acontece porque o solo e o subsolo do sertão são formados por rochas que têm uma grande quantidade de sais. Que não são como os do mar, que dão origem ao sal de cozinha. São principalmente sais de cálcio e magnésio. São esses sais que deixam a água da região salobra.

 

Leia também:
+ Seca no sertão: o periodo do B-R-O bró
+ A falta de água no nordeste

 

Solução para a escassez de água no nordeste

Sabemos que a falta de água impacta diretamente a vida dos sertanejos: desde obter água limpa para beber ou preparar seus alimentos, até na irrigação de suas plantações para ter o que comer e alimentar sua criação.

Para transformar essa realidade de escassez, o Livres tem se comprometido a trazer água de qualidade à população sertaneja através do programa Mais Água, além da ajuda com alimentos e cuidados através da Missão Social.

Com o programa Mais Água, oferecemos soluções hídricas de promoção do acesso à água potável como sistemas dessalinizadores, poços artesianos, açudes, barragens e enviamos caminhões pipa onde não há condições para implementação das outras soluções.

O programa já distribuiu mais de 60 milhões de litros de água potável!

Também estamos em fase de desenvolvimento, após um projeto piloto de sucesso, de um programa de desenvolvimento local da agricultura na região, para garantir e fomentar a economia circular e a soberania alimentar! Precisamos de parceiros!

Faça sua doação e nos ajude a combater a falta de água no nordeste!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?