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NOTÍCIA

18 de junho

Empreendedorismo e o terceiro setor

O empreendedorismo social tem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade. Empreendedores Sociais são indivíduos dispostos a assumir o risco e o esforço para criar mudanças positivas na sociedade por meio de suas iniciativas.

Este campo único de negócios passou por um grande crescimento nos últimos anos, em grande parte por causa de mudanças na base de consumidores que refletem um desejo de apoiar causas socialmente impactantes.

Na verdade, de acordo com Sara Horowitz do Huffington Post, 94% dos millennials querem usar suas habilidades para o bem social. É imperativo que as organizações sem fins lucrativos aproveitem esses interesses em mudança para construir coalizões eficazes e comunidades prósperas.

O sucesso desse novo tipo de empreendedorismo é indicativo de uma mudança de mentalidade na base de consumidores, em que os indivíduos estão buscando ativamente a realização por meio do trabalho social em suas trajetórias de carreira. Existem várias maneiras pelas quais organizações sem fins lucrativos estabelecidas podem se beneficiar deste setor em expansão.

Parcerias

As organizações sem fins lucrativos podem alcançar empresas recém-estabelecidas em seu setor e formar parcerias mutuamente benéficas. Especialmente no setor social, o impacto na comunidade supera os incentivos ao lucro de curto prazo.

Assim, as parcerias com empreendedores sociais são uma forma muito positiva de envolver mais indivíduos com uma organização e ramificar-se para outras áreas de trabalho. Construir uma rede através do empreendedorismo social expandirá o ethos da organização.

Investimentos

As organizações sem fins lucrativos, muitas vezes, têm dificuldade em administrar grandes ativos financeiros, seja pela pouca experiência que os membros do conselho têm ou por se sentirem mal equipados para lidar com finanças em um mercado estressante. A solução simples para isso é o investimento em fundos de índice de ações e títulos.

Embora essa solução funcione bem para instituições menores, as organizações sem fins lucrativos estabelecidas também podem investir facilmente em startups do setor social para obter capital. Isso forma um relacionamento próspero com a startup e expande o alcance da organização investidora.

Agindo como capitalistas de risco, as organizações sem fins lucrativos podem obter grandes quantidades de receita para sustentar seus programas e financiar serviços adicionais para sua comunidade-alvo.

Marketing

Em termos de práticas de marketing, grandes organizações sem fins lucrativos podem utilizar efetivamente relacionamentos com empreendedores sociais ou suas organizações como um todo.

O principal benefício gira em torno da publicidade mútua. No contexto de organizações sem fins lucrativos, é muito fácil encontrar organizações com interesses semelhantes e formar um relacionamento para maximizar o impacto social. As startups do setor social, em particular, estariam ansiosas por alavancar o nome de uma instituição maior e mais estabelecida.

O benefício recíproco para grandes organizações sem fins lucrativos, então, é o acesso a uma ampla rede social nos círculos empresariais. O patrocínio de eventos pode atuar como um catalisador para o reconhecimento do nome e cria uma imagem robusta que pode solidificar o nome de uma organização em diferentes comunidades.

No geral, essas organizações podem alavancar os empreendedores sociais para se envolver com novo capital social e expandir sua rede para além da comunidade imediata.

Este setor de negócios em rápido crescimento fornece uma visão sobre a próxima geração de consumidores, e é do interesse de todos estar à frente da curva e atiçar a chama do espírito empreendedor.

O Instituto Livres e os empreendimentos sociais

O Livres acredita no poder dos empreendimentos sociais. Não à toa, neste ano, parte da equipe do Instituto participa do programa Legado de Empreendedorismo Social.

A ideia é capacitar as lideranças e, consequentemente, os demais profissionais da iniciativa, possibilitando a sustentabilidade de nossos projetos pela aplicação dos conhecimentos que serão compartilhados conosco no decorrer do ano.

Ficou interessado no assunto? Então continue acompanhado nossas notícias e mantenha-se informado sobre o Instituto e suas ações.


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