Dia Mundial do Livro, um dia para mudança de hábitos

O Dia Mundial do Livro é uma data bastante admirada pelos amantes da leitura no mundo inteiro. Seja ficção, romance, aventura, filosofia ou biografia, um bom livro é uma companhia sempre bem-vinda nos momentos de estudo, lazer ou distração.

 

Essa data tem suas raízes na Espanha de 1926, quando os espanhóis decidiram realizar um evento chamado de “Día internaciol del libro”, ou em português, “Dia Internacional do Livro”, em comemoração ao escritor Miguel de Cervantes. Mas foi apenas em 1955 que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estipulou o Dia Mundial do Livro, e ainda, do Direito do Autor, em 23 de Abril. Com a data, a organização tem como intenção estimular reflexões acerca da leitura, propriedade intelectual e indústria de livros.

 

Para fazer nossa parte nesse movimento de conscientização que engloba o Dia Mundial do Livro, no sertão do Paiuí, na comunidade de Paulistana, desde novembro de 2020, com a ajuda de voluntários locais, realizamos o OutCast Movement.

Esse projeto foi idealizado pelas voluntárias Bianca e Rute, duas amigas que tinham o sonho de incentivar a cultura, o lazer e os estudos entre os jovens, pois temiam que o ócio que tomava conta da cidade acabasse conduzindo o futuro deles para a desesperança e desse continuidade a um ciclo vicioso que ‘lança’ todos os moradores de Paulistana na busca por diversão por meio de formas um tanto quanto prejudiciais para si mesmos, como o consumo excessivo de álcool.

 

Os encontros Outcast acontecem semanalmente e cada mês é focado em um tema. A Bianca Liberato, uma das líderes do projeto, também gosta de utilizar o Livro “Farmácia Literária”, das escritoras Susan Elderkin e Ella Berthoud, para auxiliar seus trabalhos no projeto. A “Farmácia Literária” é uma obra que auxilia seus leitores a encontrar as leituras ideais para suas necessidades no momento. Se algum jovem está precisando de ajuda com autoconhecimento, filosofia ou qualquer outro tema, basta buscar na “Farmácia Literária” que encontrará um livro perfeito para sua necessidade. Dessa forma, os encontros incitam novos hábitos de leitura nas crianças e adolescentes que estão ao nosso lado.

A programação mensal segue uma diretriz definida colaborativamente entre os membros: nos dois primeiros encontros OutCast são realizadas palestras sobre o tema escolhido para ser debatido no mês. No encontro seguinte, os participantes assistem à um filme com tema relacionado às palestras para associar o tema com exemplos práticos. O último encontro do mês é no formato de uma roda de leitura e compartilhamento de tudo que foi ensinado e aprendido no decorrer do mês. Assim, crianças, adolescentes e jovens se preparam para os momentos e, consequentemente, mudam seus hábitos, quebrando o ciclo de ócio em suas vidas.

As voluntárias disseram que não foi difícil incentivar os jovens a ler os livros necessários para o encontros pois eles já possuíam o hábito de ler, mas liam os conteúdos em formato de posts nas redes sociais. Não focavam a leitura em conteúdo que fossem capazes de expandir seus conhecimentos. As leituras que lhes são direcionadas são enriquecedoras.

Tanto voluntários quanto participantes enxergam nessa ação um investimento para o futuro da cidade. Acreditam que essa mudança de hábito discutida no Dia Mundial do Livro será capaz de evitar a fuga de cérebros da cidade, pois, graças à instrumentação dos jovens por meio da leitura crítica, oportunidades de desenvolvimento começarão a surgir dentro da própria cidade. Os jovens não precisarão sair da cidade para exercer suas capacidades mentais.

 

O que você acha de aproveitar o exemplo do OutCast Movement e começar a frequentar mais um farmácia literária em sua vida?

Se você não possui o costume de ler, que tal começar por livros mais tranquilos, que não exijam muita reflexão? Comece por livros que te distraiam e que você tenha uma leitura tão agradável que não veja o tempo passar. Quando você perceber, irá se aprofundar aos poucos em leituras mais ‘densas’.

 

Se você já possui o hábito da leitura, que tal recomendar bons livros para seus amigos a familiares? Contribua com a construção de uma sociedade melhor por meio da leitura.

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?