BRO-Bró: os meses mais quentes do Piauí

O Instituto Livres tem uma longa história de ações no sertão nordestino, mais especificamente no estado do Piauí. Desde 2013 no estado nordestino, atualmente temos uma base na cidade de Paulistana – Missão Social.

 

No sertão, pudemos vivenciar experiências incríveis com o povo sertanejo e com o próprio sertão; e como já falamos aqui em nosso blog, o clima é uma das experiências únicas que este lugar nos oferece.

 

Portanto, hoje nós queremos falar um pouco sobre um período importante para o clima do sertão e para sua população: o BRO-Bró.

 

O que é o BRO-Bró

O BRO-Bró é o período mais quente do sertão do Piauí.O BRO-Bró se refere aos meses mais quentes no Piauí: setembro, outubro, novembro e dezembro.

 

Nesses meses, a temperatura média é de 40º C, contudo já se registrou uma temperatura máxima de 44,7º C!

 

A alta temperatura durante esses meses ocorre principalmente pela falta de chuva no período, ocasionando uma baixa nebulosidade no local, permitindo que o sol fique forte por bastante tempo e que o ar esquente muito.

 

A umidade do local fica em torno de 10% e 30%. Para efeito de comparação, o nível de umidade recomendada pela OMS é de 60%.

 

Efeitos do BRO-Bró

Como vimos acima, a falta de chuva e o calor intenso é uma constante durante os meses do BRO-Bró. Isso traz algumas consequências graves para o povo sertanejo, como, principalmente, a falta de água potável para consumo.

 

Dentro desse cenário, o Livres, através do programa Mais Água, tem trabalhado para fornecer água potável, apropriada para ingestão e preparo de alimentos para a população do Piauí.

 

Sistema dessalinizador Mais ÁguaAtravés dos nossos sistemas dessalinizadores, regularmente abastecemos dezenas de comunidades sertanejas por meio da remoção do sal da água salobra, entregando uma água de qualidade. Mas nossa atuação não se restringe a esses sistemas: açudes, barragens e caminhões pipa também nos auxiliam nessa batalha contra a seca, a fome e a sede.

 

E agora, quando entramos no BRO-Bró, nossos trabalhos se intensificam e se torna mais evidente a necessidade de pessoas que desejem ajudar-nos no enfretamento desse quadro de pobreza e alta vulnerabilidade que consome as vidas sertanejas.

 

Por isso, fazemos um convite: você pode fazer a diferença para o povo piauiense que necessita tanto da água?

 

 

Torne-se hoje um doador e nos ajude a levar água potável para o sertão nordestino!

Translate »
Iniciar conversa
Podemos te ajudar?
Olá!! Como podemos te ajudar?